As melhores cidades para idosos viverem no Brasil | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

As melhores cidades para idosos viverem no Brasil

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Todos os países possuem uma pirâmide etária da população. Com o desenvolvimento e a longevidade, a tendência é ter menos jovens e maior número de idosos. Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez uma previsão de que, a partir de 2039, o número de idosos irá superar o de crianças no Brasil.


Além disso, a hipótese também diz que, a partir de 2060, um quarto da população brasileira terá mais de 65 anos. Por isso, é essencial pensar nos idosos com mais afeto e cobrar políticas públicas que adaptem as cidades para as suas necessidades. 


Hoje, a maioria das cidades brasileiras conta com um modelo que atende a população de 20 a 50 anos. Nesse sentido, elas são pensadas para favorecer o fluxo de capital econômico e rodoviário. Ou seja, o privilégio é de quem está no topo da pirâmide e não a força de trabalho ou aqueles que deixaram de ser produtivos.


Assim, outra característica presente em estados e cidades é a valorização do deslocamento, por meio das estradas e rodovias. Já os lugares pacatos, como praças e outros espaços públicos que facilitam o encontro dos moradores, ficam em segundo plano entre as prioridades locais.


No entanto, a população mais velha já está se programando para essa etapa e buscando cidades com maior qualidade de vida. Um estudo feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), definiu os melhores municípios para envelhecer no país. 

Cidades grandes: mais de 500 mil habitantes

Alguns fatores foram considerados para formar o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) feito pelo estudo. Foram analisados 63 indicadores e 7 variáveis: cultura e engajamento, bem-estar, habitação, cuidados de saúde, finanças, educação e trabalho. 

1. Santos (SP)

Santos é conhecida por ter boa parte da população formada por idosos. A cidade conta com um alto índice quando o assunto é cultura e engajamento, além de um bom nível de bem-estar. Há um grande acesso a cinemas e canais de televisão pago. Além disso, apenas uma pequena parcela dos moradores possui baixa renda.

2. Florianópolis (SC)

A segunda melhor cidade para se viver também conta com a presença do mar, mas fica no estado de Santa Catarina. Florianópolis se destaca pela população idosa de alta renda e que conta com bom acesso à Internet e opções culturais, como canais pagos. Além disso, há diversas atividades para quem quer se manter ativo.

3. Porto Alegre (RS)

O terceiro lugar do pódio de melhores cidades grandes para idosos é de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Em 2015, a cidade recebeu o selo “Cidade Amiga do Idoso” da Organização Mundial da Saúde (OMS). 


Desse modo, a população mais velha da cidade conta com diversos apoios, desde preferência em projetos habitacionais até atividades integrativas. Uma medida que chama a atenção é a garantia, por lei, de 20% das consultas diárias nas unidades de saúde.

Cidades pequenas: com até 100 mil habitantes

Muitas pessoas optam por mudar de vida depois da aposentadoria e diminuir o ritmo. Por isso, também há a lista de melhores cidades com até 100 mil habitantes para idosos morarem. Confira as três primeiras posições:

1. São João da Boa Vista (SP) 

São João da Boa Vista fica no pé da Serra da Mantiqueira e está próxima à região de Campinas. Com igrejas históricas, prédios tombados e o quinto teatro mais antigo do país, a cidade é considerada a melhor para a população que já passou dos 60 anos. Um dos pontos que pesou na decisão foi a excelente estrutura de saúde. 

2. Vinhedo (SP)

A segunda cidade do ranking é Vinhedo, conhecida por reunir muitos idosos com alto poder aquisitivo. O município conta com iniciativas para manter a vitalidade da população mais velha e fortalecer o seu convívio social. Para isso, são oferecidas oficinas de arte, atividades físicas, festas temáticas e bailes, por exemplo.

3. Lins (SP)

O terceiro lugar fica para Lins, no interior de São Paulo. A cidade conta com condomínios residenciais para idosos, além de liderar o número de hospitais que oferecem neurocirurgia. O município se preocupa em oferecer atividades físicas, opções de lazer, grupos de convivência e artesanato, por exemplo.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 2 a 8 de julho

  • COROA - 2 a 8 de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Uma força muito protetora surge em seus caminhos, é como se uma luz te guiasse para a resposta ideal colocando novas oportunidades à sua frente. Aproveite os bons momentos e siga em frente de maneira sábia, se desapegando de certas situações que só atrapalharam os seus caminhos e buscando novos dias muito mais proveitosos e seguros. No amor é hora de conversar e também de entender a opinião da pessoa amada.

  • CANDEIAS - 2 a 8 de julho

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento oportuno para refletir sobre seus atos, muitas coisas aconteceram e fizeram com que tudo mudasse ao seu redor. Os planos não saíram como você desejava porém não é hora de desistir, dê um tempo para tudo, cuide um pouco mais de si mesmo(a) da sua espiritualidade enfim há um outro significado para tais questões e em breve muito breve você saberá de tudo. Apenas respire fundo e se prepare para uma nova fase em sua vida.

  • RODA - 2 a 8 de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Muitas das questões ao seu redor acabam atrapalhando o seu raciocínio, mudanças acontecem de acordo com o passar dos dias porém é necessário manter o equilíbrio e a fé. Assuntos familiares são  resolvidos durante a semana porém você permanece com a mesma opinião devido a pequenos imprevistos que surgem em seus caminhos. No amor a fase é de luz e respostas e você consegue entender-se mais com a pessoa amada.

  • SINO - 2 a 8 de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Na busca de dias melhores você se depara com algumas situações ainda mal resolvidas, e uma delas é o amor que ainda te deixa dúvidas e incertezas. Pense antes de agir e não se deixe confundir diante das situações, o seu coração pede uma mudança radical mas a razão te traz para o raciocínio lógico te mostrando que agora não é o momento de agir dessa forma. Você está naquele exato momento em que deve fazer silêncio diante de todas as situações.

  • MOEDAS - 2 a 8 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma nova oportunidade de recomeçar, de buscar dentro do seu eu interior novas respostas que façam mais sentido aos seus caminhos. Mudanças favorecem o seu astral, siga a sua intuição e transforme os seus dias. Com o decorrer do tempo tudo muda de maneira favorável e você consegue dar a volta por cima diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, voltando-se mais à sua fé você garante melhores respostas.

  • ADAGA -2 a 8 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) As novidades surgem em seus caminhos e você se inspira nas questões profissionais. É hora de arriscar diante das situações, busque o equilíbrio no profissionalismo deixando tudo acontecer de maneira favorável. Manter a calma nas questões amorosas é  mais sábio a se fazer no momento, pois imprevistos acontecem e nem sempre é motivo para se levar a ferro e fogo. Respire fundo e tenha uma conversa mais tranquila e agradável.

  • FERRADURA - 2 a 8 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de fé e bons presságios,momento de luz e boas realizações onde você segue com mais entusiasmo e força. Os dias são favoráveis para o trabalho onde a sua criatividade vai estar em alta, os momentos são de força e otimismo e você consegue interagir diante das situações. No amor as suas dúvidas ainda permanecem porém é tempo de renovar os seus sentimentos e também de tomar decisões que te tragam mais alegrias.

  • TAÇA - 2 a 8 de julho

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Não é hora de fazer corpo mole diante das situações, busque resoluções favoráveis pois você sempre foi de correr atrás dos seus objetivos, só está cansado(a) diante dos fatos ao seu redor. Encontre a sua paz interior e continue firme com seus propósitos, você tem capacidade e muito de virar o jogo, só precisa se manter em estado de alerta diante dos seus objetivos. No amor tente controlar os seus impulsos e saiba separar os setores da sua vida.

  • CAPELA - 2 a 8 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Fase de luz e boas realizações enfim você acorda para novas oportunidades e vence seus medos com fé e determinação. Construa uma nova oportunidade a si mesmo(a) e fuja de situações embaraçosas que possam vir a atrapalhar o seu progresso. No amor evite fantasiar as situações, seja mais exato(a) diante das questões, faça acontecer de maneira positiva e não se deixe levar por brigas desnecessárias que só afastam a pessoa amada de você.

  • PUNHAL - 2 a 8 de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Organize-se mais , busque o equilíbrio diante das situações pois é hora de rever conceitos e buscar a melhor resposta. Mesmo que você não concorde muito com algumas situações é hora de buscar as respostas e elas podem vir de um lado contrário porém é a ideal no momento. Busque a paz acima de tudo e todas as questões serão diferentes, tanto no amor como na área profissional que te deixou muitas dúvidas.

  • ESTRELA - 2 a 8 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação e fé, você passa por transformações significativas em seus caminhos, quer resolver tudo de maneira positiva porém ainda existe a necessidade de esclarecer certos assuntos que ainda interrompem o seu progresso. No amor é hora de apostar no novo, na busca de novas alegrias e na positividade , criar dias melhores e situações mais agradáveis sabendo entender a pessoa amada e se desapegando das desconfianças.

  • MACHADO - 2 a 8 de julho

    (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Dentro em breve você estará bem em todos os sentidos, vai se sentir melhor quando conseguir resolver um assunto importante. Muitas verdades serão esclarecidas porém o seu coração está decidido a mudar, mesmo que uma resposta positiva surja em seus caminhos o seu destino já aponta uma nova jornada, uma nova história repleta de muitas alegrias. Volta a brilhar dentro de você aquela energia contagiante que eleva o seu astral.