Onde praticar atividade física gratuitamente em Criciúma? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Onde praticar atividade física gratuitamente em Criciúma?

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Já é mais que sabido que, para manter a saúde, é preciso adotar um estilo de vida saudável, que combine uma dieta equilibrada — rica em alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais; e pobre em sal, açúcar e gorduras — com a prática de atividade física regular.

Tem muita gente que acha que para se exercitar é preciso, obrigatoriamente, ir para uma academia. Daí, acabam se descuidando porque pensam que isso vai demandar tempo e gastos que não cabem no orçamento familiar.

A boa notícia é que é possível, sim, praticar atividade física sem precisar colocar a mão no bolso. Além de canais em redes sociais, como o YouTube, que contam com programas de treinamentos, e aplicativos que incentivam os exercícios em casa, a cidade de Criciúma (SC) tem diversas opções para colocar o corpo para se mexer sem gastar. 

Crianças e adolescentes

O Serviço Social do Comércio (SESC) de Criciúma conta com programação voltada à turminha de três a seis anos para promover o desenvolvimento integral da criança. As aulas de ginástica infantil têm duração de 45 a 50 minutos e trabalham capacidades físicas como equilíbrio, propriocepção, motricidade fina, entre outras.

Entre 11 e 15 anos, são promovidas atividades e dinâmicas divertidas, em turma, que incentivam não só os movimentos do corpo, mas também a socialização e a autoestima. O programa se chama Movimento Teen e oferece, ainda, duas avaliações físicas por ano.

Os adolescentes acima de 14 anos, por sua vez, podem participar das aulas de ginástica mix da instituição, que combinam várias modalidades e têm duração média de 50 minutos.


Adultos

Se o objetivo é queimar calorias, então prepare-se para a aula de Bike Indoor do SESC Criciúma. Destinado a pessoas acima de 14 anos, o programa favorece a queima calórica, o fortalecimento muscular e a melhora do fôlego. Cada aula dura, em média, 50 minutos. Por conta da procura, é indicado fazer inscrição prévia no site.

A ginástica funcional é aquela na qual usamos o peso do próprio corpo e os movimentos do dia a dia para poder treinar capacidades cardiorrespiratória, equilíbrio, força, propriocepção, fôlego e flexibilidade. Na instituição, há aulas de 50 minutos para serem praticadas, a partir dos 14 anos.

No Parque das Nações Cincinato Naspolini há quadras poliesportivas, pistas de caminhada e ciclismo, espaço para jogar bocha e academias ao ar livre para quem quer se mexer e se exercitar.

Idosos

Também no SESC Criciúma é possível encontrar o programa Ginástica Máster, destinado ao público acima de 60 anos. As aulas seguem o ritmo de cada aluno e trabalha capacidades físicas importantes para manter a independência na rotina diária, como a coordenação motora, o equilíbrio e a capacidade cardiorrespiratória. As aulas têm duração de 50 minutos.

A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) promove o Programa de Ritmo e Saúde que leva atividade física e orientação nutricional, mensalmente, aos bairros da cidade. As aulas acontecem duas vezes por semana e são indicadas para pessoas acima de 16 anos. As sessões ocorrem em centros comunitários, igrejas, escolas, ginásios, unidades de saúde, etc. Para se inscrever, basta ligar para (48) 3445-8950, em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas.

Algumas orientações

Antes de se exercitar, procure a orientação médica para saber se há qualquer tipo de limitação ou restrição para a prática de determinada atividade. Também é fundamental o uso de roupas e calçados apropriados e confortáveis, fazer uma refeição leve antes do exercício e caprichar na hidratação antes, durante e depois da prática.


Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!