Por que Fortaleza está passando por um dos piores quadros brasileiros da pandemia? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Por que Fortaleza está passando por um dos piores quadros brasileiros da pandemia?

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

A cidade de Fortaleza, capital do Ceará, é destino turístico para muitos brasileiros e estrangeiros. Pelos aeroportos, desembarcam pessoas de todo mundo. Nas rodoviárias, diversas linhas de ônibus, como a Guanabara Passagens e Eucatur, conduzem interessados em conhecer as belas praias do local. 


No entanto, recentemente, o cenário mudou. Aeroportos e rodoviárias fechados atuam na prevenção à disseminação do COVID-19, vírus responsável pela epidemia global que se espalhou por diversos países, incluindo o Brasil. 


A capital cearense possui o aeroporto brasileiro com o quinto maior volume de trânsito de voos internacionais. Tal fluxo levou o estado do Ceará a tornar-se o terceiro do país com mais números de casos da doença. 

A situação em Fortaleza

A cidade de Fortaleza vem ganhando destaque no noticiário como a capital brasileira com a maior taxa de infectados, de acordo com métrica adotada pelo Ministério de Saúde. 


A proporção é de 34,7 infectados a cada 100 mil habitantes. Na cidade de São Paulo, centro urbano mais afetado pelo contágio, o número de incidência é de 30,6 por 100 mil habitantes.


Desta forma, o coronavírus já pode ser encontrado em mais de 90% dos bairros da cidade. O estado do Ceará conta com uma média de duas mortes atribuídas à doença por dia.


Conforme apontam infectologistas, um ponto que deve ser considerado é de que a  alta taxa de incidência em Fortaleza comparada a São Paulo, maior metrópole brasileira, pode ser devido à rapidez em que saem os testes na cidade paulistana.

O turismo crescente no Ceará 

O grande número de visitantes no estado nordestino deve-se, em parte, à bem sucedida campanha promovida pela Secretaria do Turismo para inserção do Ceará no circuito turístico.


O aeroporto da capital foi ampliado em 2018 e passou a ofertar voos diretos para algumas das cidades mais requisitadas pelos viajantes brasileiros, como Paris, Amsterdam, Miami, Orlando, Madri, Lisboa, Buenos Aires, Caiena e Ilha do Sal.


Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que, entre 2018 e 2019, o aeroporto de Fortaleza passou de nona para a quinta posição entre os aeroportos com maior trânsito de passageiros internacionais, aproximando-se do fluxo de Brasília. 

Ações das redes de hotéis no combate contra o COVID-19

Se antes os hotéis contavam com hóspedes de diversas regiões, agora desenvolvem negociações junto aos órgãos governamentais para alocar pacientes que sofrem de outras doenças, desafogando a rede de saúde. Desta forma, os hospitais poderiam focar seus leitos no atendimento de pacientes com coronavírus. 


Outra iniciativa é o oferecimento de hospedagens a preços de custo para profissionais de saúde que foram convocados para atendimento a pacientes com COVID-19. 

O impacto do coronavírus no setor turístico

O setor é um dos mais afetados com a crise, pois sobrevive da locomoção de pessoas. Em tempos de quarentena e isolamento social, as redes de hotéis também perderam seu público, que participava de eventos e conferências em outra cidade. 


De acordo com a pesquisa desenvolvida anualmente pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo, em parceria com a Oxford Economics, o turismo representou 10,4% de toda a atividade econômica do planeta no ano de 2018. 


Segundo o estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Cielo, só o estado de São Paulo movimentou 40,5% do faturamento nacional com turismo no ano de 2019. 


Boa parte desses visitantes são motivados por grandes eventos que acontecem na capital do estado, como festivais musicais, gastronômicos e automobilísticos. 


Neste cenário, diversas atividades foram adiadas para o segundo semestre. A preocupação do setor é de que, neste período do ano, os hotéis costumavam ter suas reservas esgotadas por causa das férias escolares e festividades. 


Desta forma, entidades como a Associação Brasileira de Resorts (ABR), o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) aguardam resoluções do Ministério do Turismo de demandas apresentadas pelo setor.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral