Como se proteger de chuvas e temporais? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Como se proteger de chuvas e temporais?

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

As chuvas e temporais conseguem transformar um belo dia ensolarado, em um céu totalmente escuro e carregado. Apesar de importantes para a natureza e meio ambiente, elas podem assustar - e muito - principalmente quando não sabemos como nos proteger.

Além disso, os estragos em áreas de risco podem ser devastadores. Mas, mesmo que você não esteja nessas regiões, vale a pena ficar alerta e adotar algumas medidas de prevenção.

No artigo de hoje, listamos algumas dicas que podem ajudar você a se proteger de chuvas e temporais. Acompanhe a leitura!

1 - Feche portas e janelas

Ainda que a famosa previsão do tempo alerte sobre as condições climáticas, devemos estar sempre preparados, afinal, as chuvas e temporais podem vir de repente.

Por isso, é importante manter portas e janelas fechadas, ainda mais se você vai sair de casa.

Quem mora em apartamento está preferindo o envidraçamento de sacada, ou seja, o fechamento de áreas abertas com painéis de vidro, para a proteção contra entrada de vento, chuva e poeira, além da redução de ruídos externos.

Além de proteger a sua residência contra intempéries, o envidraçamento também permite uma visão panorâmica e integra os espaços, deixando-os ainda mais aconchegantes.

2 - Tire os aparelhos da tomada

Outra dica que protege sua casa contra chuvas e temporais, é desconectar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada. 

Isso evita que eles sejam queimados por sobrecarga de energia.

De acordo com um levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), mantido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é líder mundial no número de incidências de raios.

Quando há apagões, além da possibilidade de comprometer os seus aparelhos, também há o risco de curtos-circuitos, que podem ser altamente prejudiciais e perigosos.

Em alguns edifícios recomenda-se, inclusive, procurar por fornecedores de transformadores, que são fontes de energia confiáveis, utilizados em sistemas de infraestrutura industriais e em aplicações comerciais e domésticas.

Os transformadores evitam a ocorrência de sobrecargas e de curtos, ajudando a proteger você e sua casa.

3 - Tenha um sistema de proteção

Segundo o INPE, o Brasil recebe, em média, 50 milhões de raios por ano. Sendo assim, para evitar possíveis problemas em prédios, indústrias e locais com energia elétrica, é necessário ter uma proteção correta contra as descargas atmosféricas.

Desse modo, de acordo com a norma ABNT NBR 5419:2015, é obrigatória a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, conforme as diretrizes da NR 10, do Ministério do Trabalho e Emprego.

O SPDA, ou sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é composto de dispositivos que orientam o caminho dos raios até a terra, oferecendo menor resistência elétrica. Assim, é possível proteger pessoas, equipamentos e estruturas dentro da instalação.

Atualmente, o SPDA pode ser dimensionado por:


A NR 10 também informa a obrigatoriedade do laudo de inspeção do SPDA. O documento verifica todas as condições da estrutura, bem como do aterramento elétrico.

4 - Faça a limpeza e desentupa os sistemas da casa

Para evitar dores de cabeça com as chuvas e temporais, é importante providenciar a limpeza de calhas, ralos, entre outros elementos, para permitir o melhor escoamento da água.

Vale dizer que o acúmulo de galhos e folhas pode provocar não só o entupimento das calhas, mas também ampliar as chances de um transbordamento que pode chegar dentro da sua casa.

Por isso, se necessário, recomenda-se contratar uma desentupidora de esgoto SP e região para os trabalhos de higienização e desentupimento dessas áreas.

5 - Faça a manutenção preventiva da sua casa

A manutenção preventiva e periódica é uma das maneiras de evitar os transtornos  causados pelas chuvas e temporais. 

Você precisa verificar o estado da fiação elétrica, por exemplo, para afastar o risco de curtos-circuitos.

Além disso, é preciso observar se não há excesso de umidade e infiltrações nas paredes, algo que pode comprometer toda a estrutura da casa.

As medidas preventivas também incluem a conservação dos telhados, que é uma das partes mais atingidas durante os temporais. Caso apresentem defeitos, substituí-los ou passar impermeabilizante é recomendado para evitar pontos de goteira.

Por fim, adotando medidas como essas, você não precisará mais se preocupar com tempestades repentinas, e garantirá uma melhor segurança para sua casa em dias de chuva.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 2 a 8 de julho

  • COROA - 2 a 8 de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Uma força muito protetora surge em seus caminhos, é como se uma luz te guiasse para a resposta ideal colocando novas oportunidades à sua frente. Aproveite os bons momentos e siga em frente de maneira sábia, se desapegando de certas situações que só atrapalharam os seus caminhos e buscando novos dias muito mais proveitosos e seguros. No amor é hora de conversar e também de entender a opinião da pessoa amada.

  • CANDEIAS - 2 a 8 de julho

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento oportuno para refletir sobre seus atos, muitas coisas aconteceram e fizeram com que tudo mudasse ao seu redor. Os planos não saíram como você desejava porém não é hora de desistir, dê um tempo para tudo, cuide um pouco mais de si mesmo(a) da sua espiritualidade enfim há um outro significado para tais questões e em breve muito breve você saberá de tudo. Apenas respire fundo e se prepare para uma nova fase em sua vida.

  • RODA - 2 a 8 de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Muitas das questões ao seu redor acabam atrapalhando o seu raciocínio, mudanças acontecem de acordo com o passar dos dias porém é necessário manter o equilíbrio e a fé. Assuntos familiares são  resolvidos durante a semana porém você permanece com a mesma opinião devido a pequenos imprevistos que surgem em seus caminhos. No amor a fase é de luz e respostas e você consegue entender-se mais com a pessoa amada.

  • SINO - 2 a 8 de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Na busca de dias melhores você se depara com algumas situações ainda mal resolvidas, e uma delas é o amor que ainda te deixa dúvidas e incertezas. Pense antes de agir e não se deixe confundir diante das situações, o seu coração pede uma mudança radical mas a razão te traz para o raciocínio lógico te mostrando que agora não é o momento de agir dessa forma. Você está naquele exato momento em que deve fazer silêncio diante de todas as situações.

  • MOEDAS - 2 a 8 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma nova oportunidade de recomeçar, de buscar dentro do seu eu interior novas respostas que façam mais sentido aos seus caminhos. Mudanças favorecem o seu astral, siga a sua intuição e transforme os seus dias. Com o decorrer do tempo tudo muda de maneira favorável e você consegue dar a volta por cima diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, voltando-se mais à sua fé você garante melhores respostas.

  • ADAGA -2 a 8 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) As novidades surgem em seus caminhos e você se inspira nas questões profissionais. É hora de arriscar diante das situações, busque o equilíbrio no profissionalismo deixando tudo acontecer de maneira favorável. Manter a calma nas questões amorosas é  mais sábio a se fazer no momento, pois imprevistos acontecem e nem sempre é motivo para se levar a ferro e fogo. Respire fundo e tenha uma conversa mais tranquila e agradável.

  • FERRADURA - 2 a 8 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de fé e bons presságios,momento de luz e boas realizações onde você segue com mais entusiasmo e força. Os dias são favoráveis para o trabalho onde a sua criatividade vai estar em alta, os momentos são de força e otimismo e você consegue interagir diante das situações. No amor as suas dúvidas ainda permanecem porém é tempo de renovar os seus sentimentos e também de tomar decisões que te tragam mais alegrias.

  • TAÇA - 2 a 8 de julho

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Não é hora de fazer corpo mole diante das situações, busque resoluções favoráveis pois você sempre foi de correr atrás dos seus objetivos, só está cansado(a) diante dos fatos ao seu redor. Encontre a sua paz interior e continue firme com seus propósitos, você tem capacidade e muito de virar o jogo, só precisa se manter em estado de alerta diante dos seus objetivos. No amor tente controlar os seus impulsos e saiba separar os setores da sua vida.

  • CAPELA - 2 a 8 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Fase de luz e boas realizações enfim você acorda para novas oportunidades e vence seus medos com fé e determinação. Construa uma nova oportunidade a si mesmo(a) e fuja de situações embaraçosas que possam vir a atrapalhar o seu progresso. No amor evite fantasiar as situações, seja mais exato(a) diante das questões, faça acontecer de maneira positiva e não se deixe levar por brigas desnecessárias que só afastam a pessoa amada de você.

  • PUNHAL - 2 a 8 de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Organize-se mais , busque o equilíbrio diante das situações pois é hora de rever conceitos e buscar a melhor resposta. Mesmo que você não concorde muito com algumas situações é hora de buscar as respostas e elas podem vir de um lado contrário porém é a ideal no momento. Busque a paz acima de tudo e todas as questões serão diferentes, tanto no amor como na área profissional que te deixou muitas dúvidas.

  • ESTRELA - 2 a 8 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação e fé, você passa por transformações significativas em seus caminhos, quer resolver tudo de maneira positiva porém ainda existe a necessidade de esclarecer certos assuntos que ainda interrompem o seu progresso. No amor é hora de apostar no novo, na busca de novas alegrias e na positividade , criar dias melhores e situações mais agradáveis sabendo entender a pessoa amada e se desapegando das desconfianças.

  • MACHADO - 2 a 8 de julho

    (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Dentro em breve você estará bem em todos os sentidos, vai se sentir melhor quando conseguir resolver um assunto importante. Muitas verdades serão esclarecidas porém o seu coração está decidido a mudar, mesmo que uma resposta positiva surja em seus caminhos o seu destino já aponta uma nova jornada, uma nova história repleta de muitas alegrias. Volta a brilhar dentro de você aquela energia contagiante que eleva o seu astral.