Veja como evitar acidentes com as chuvas de verão | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Veja como evitar acidentes com as chuvas de verão

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

O clima mais quente do ano não é marcado apenas pelo calor, mas também pelas fortes chuvas ocasionadas pela grande quantidade de umidade armazenada pelo ar, devido a evaporação acelerada das águas de mares,  lagos, rios e florestas causada pelo sol sorte.

 

Apesar da chuva também trazer benefícios, o excesso e a força da água dos temporais pode gerar muitos danos, como enchentes, deslizamentos, desmoronamentos e acidentes de trânsito, além de trazer riscos de doenças como dengue, leptospirose e hepatite A..


Portanto, especialmente nesse período do ano, é importante tomar as precauções adequadas, a fim de evitar que desastres ocorram - ou ao menos minimizar as chances de que eles aconteçam.



8 atitudes para evitar acidentes durante as chuvas de verão


Há algumas ações simples que podem ser executadas no tráfego para diminuir a incidência de acidentes de trânsito. Confira, abaixo, 8 delas.



1. Reduza a velocidade

Quando a água da chuva entra em contato com o óleo e a sujeira acumulados nas estradas, o risco de derrapagem se torna muito maior. Dessa forma, reduzir a velocidade faz com que grande parte da banda de rodagem fique em contato com a pista e aumenta a adesão entre os pneus e o solo.



2. Mantenha o farol baixo

Além do farol alto só poder ser utilizado em situações específicas, usar o farol baixo — inclusive durante o dia — é lei. E, ainda, ele melhora a visão dos demais veículos, especialmente em caso de neblina, enquanto o farol alto ofusca essa visualização.

 

3. Estabeleça uma distância segura do veículo à frente

Como em dias de chuva a pista fica escorregadia, a distância normal mantida entre um veículo e outro deve ser ainda maior, devido a todos os riscos envolvidos — que se multiplicam nessas circunstâncias.



4. Esteja em dia com a manutenção preventiva

É de suma importância estar com a manutenção preventiva do seu veículo em dia, pois pneus em bom estado previnem a aquaplanagem. Portanto, caso ainda não tenha feito, faça o quanto antes a revisão e também calibre a pressão de forma adequada.



5. Evite movimentos bruscos

Ainda falando sobre aquaplanagem — que é quando o pneu perde o contato com o solo devido a uma camada de água e o carro flutua —, caso esse fenômeno ocorra, é importante manter o controle, não acelerar o veículo e tentar dirigir em linha reta. Movimentos bruscos pioram a situação e podem ocasionar graves acidentes.



6. Não ultrapasse outros veículos indevidamente

As ultrapassagens indevidas são extremamente perigosas e são uma das maiores causadoras de graves acidentes. Debaixo de chuva, se a velocidade do tráfego de veículos não for reduzida, o tempo de frenagem aumenta e o motorista demora mais para parar o carro. Portanto, só execute essa manobra se for seguro e necessário.



7. Deixe o ar condicionado ligado

Utilizar o ar condicionado é uma forma de manter a sua visão limpa enquanto dirige o seu carro durante a chuva, pois ele absorve a umidade existente dentro do veículo e ainda desembaça o para-brisa. Mas, caso você não possua esse equipamento, deixar as janelas minimamente abertas e ligar o ventilador também funciona.



8. Não trafegue por locais alagados

Fugir de inundações é óbvio, mas sempre vemos nos noticiários veículos engolidos e até mesmo sendo levados pelas enchentes, pois grande parte dos motoristas têm o hábito de observar se outros carros conseguem passar pelos locais alagados e se arriscam, mas, por não ser seguro, esse método não deve ser utilizado. 

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo cigano - de 1 a 8 de abril

  • Coroa - 1 a 8 de abril

    COROA_ Fase de reorganização pessoal, você busca uma nova resposta diante de um determinado assunto, vai atrás dos seus objetivos com força e determinação. Apesar de certos problemas particulares tudo tende a se resolver com o passar dos dias, o mais importante é manter o foco dos seus projetos e não se deixar levar pelos imprevistos e por questões banais. No amor a semana promete ser positiva e de também de momentos felizes ao lado da pessoa amada.

  • Candeias - 1 a 8 de abril

    CANDEIAS_ Momento onde você se dedica a cuidados pessoais, tanto em questões de saúde como em questões espirituais. Depois de analisar a sua vida ao todo você consegue tomar importantes decisões que realmente farão a diferença em seus caminhos. No amor o segredo é ter muita paciência e saber lidar com o temperamento da pessoa amada, você sabe como colocar fim a certas situações desagradáveis e com certeza vai conseguir transformar os momentos ruins em dias melhores.

  • Roda - 1 a 8 de abril

    RODA_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de luz e bons presságios onde você consegue manter a paz acima de tudo. Semana favorável para a reflexão onde você consegue organizar a sua vida pessoal e a sua vida profissional, os dias que se seguem trarão as respostas ideais para o trabalho, algo que estava te atrapalhando já não te incomodará mais e você segue com mais alegria e entusiasmo, apostando mais na sua criatividade.

  • Sino - 1 a 8 de abril

    SINO_ Algumas indecisões acabam surgindo em seus caminhos, esta é uma fase de mudanças onde tudo pode acontecer de uma maneira diferente da qual você planejou, este não é um bom momento para encarar certas situações desagradáveis, vá em busca de dias melhores e deixe de lado certas situações que não te favoreceram em nada. Chegou a hora de mudar para melhor, e a oportunidade surgirá em seus caminhos dentro em breve transformando os seus dias.

  • Moedas - 1 a 8 de abril

    MOEDAS_ Dias de respostas positivas onde você consegue colocar tudo no lugar, chegou a hora de analisar todas as questões, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, alcançar maiores níveis profissionais pois a sua alma pede progresso neste período e você segue com garra e determinação em busca de respostas favoráveis. No amor você tranquiliza o seu coração e segue com mais alegria e otimismo na certeza de que tudo ficará bem daqui pra frente.

  • Adaga - 1 a 8 de abril

    ADAGA_ Chegou a hora de arriscar mais, de ir ao encontro de respostas positivas que trarão a paz ideal para os seus caminhos. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de uma maneira diferente, você começa a organizar a sua vida e foge do comodismo indo ao encontro de respostas favoráveis em todos os sentidos. Na busca de dias melhores você se depara com situações que te favorecem e com propostas quase que irrecusáveis, porém a decisão fica em suas mãos.

  • Ferradura - 1 a 8 de abril

    FERRADURA_ Você busca a paz interior, está atravessando uma fase bem delicada onde a sua vontade é jogar tudo para  alto e seguir uma nova vida. Com o passar dos dias tudo tende a ser melhor pois o raciocínio lógico fará com que você desperte para a realidade mostrando que há novas oportunidades sempre, e que nem tudo está perdido diante das situações e a semana trará uma importante resposta que fará você acreditar mais na sua força pessoal.

  • Taça - 1 a 8 de abril

    TAÇA_ Uma nova fase onde você se dedica mais às questões profissionais, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos e vai em busca de novidades que mudarão a sua rotina. Os dias que se seguem trarão boas oportunidades em seus caminhos e também uma surpresa amorosa que vai mexer e muito com você. Em questões familiares não se preocupe tanto, tudo tem o tempo certo para acontecer e você vai conseguir ajudar da maneira que você deseja.

  • Capela - 1 a 8 de abril

    CAPELA_ Dias de respostas positivas que farão mais sentido em seus caminhos, uma fase de alegria e otimismo diante das situações. No amor uma nova resposta equilibra o seu astral e você segue uma fase mais tranquila ao lado da pessoa amada. Um pequeno imprevisto trabalhista pode surgir mas você conseguirá colocar tudo no lugar em breve, apenas não se deixe levar por questões banais que possam atrapalhar o bom andamento de seus planos.

  • Punhal - 1 a 8 de abril

    PUNHAL_ A semana promete ser positiva em questões profissionais, período onde você se destaca pela sua dedicação e também por ter pulso firme diante das questões. No amor a semana vai ser bem agitada e você terá alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas com o passar dos dias vocês conseguem chegar a um acordo, mas tente conversar antes de tomar conclusões precipitadas para não causar maiores transtornos.

  • Estrela - 1 a 8 de abril

    ESTRELA_ Fase complicada onde você decide mudar algumas questões pessoais, vai em busca de dias melhores e tenta manter a calma diante de certas situações. No amor a semana será meio complicada é preciso ter cuidado para não jogar tudo pro alto. Em questões profissionais você aposta em sua capacidade e arrisca um pouco mais diante das situações, e apesar de certos confrontos com supostos concorrentes tudo tende a acontecer de maneira positiva.

  • Machado - 1 a 8 de abril

    MACHADO_ Você atravessa uma fase bem delicada em questões amorosas, será preciso manter a calma para não ofender a pessoa amada, pois seu limite de paciência se esgotou diante de certas situações, chegou a hora de mudar e apesar de estar atravessando uma fase de indecisões o progresso trabalhista está batendo à sua porta e é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem mantendo o foco dos seus objetivos.