Tudo sobre corrimento: entenda os tipos e seus significados | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Tudo sobre corrimento: entenda os tipos e seus significados

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, corrimento não é sinônimo de doença. Trata-se, na verdade, da eliminação de fluidos pela vagina. Existem diversos tipos de corrimento, e muitos deles indicam o período menstrual em que a mulher se encontra, por exemplo.

 

Porém, há também alguns tipos de corrimento que são indicativos de doenças na região íntima feminina, nesses casos, é preciso uma maior atenção, além, é claro, de aconselhamento médico quanto antes.

 

Para saber se o seu corrimento é normal ou não fique atenta às suas características de cor, textura e cheiro. São elas que vão indicar se o seu corrimento é natural ou corresponde a algum problema vaginal.



Entendendo um pouco mais sobre a fisiologia feminina

Para entender melhor de onde vem o corrimento vaginal, é preciso ter um pouco mais de clareza da anatomia do sistema reprodutor feminino.

 

A parte externa feminina, aquela que é visível, é chamada de vulva. A vagina, na verdade, é um canal interno que termina no útero. Da parte de fora só é possível ver seu orifício externo, e é por ele que o corrimento sai. Ele geralmente é formado no canal vaginal, mas pode ser originário também do útero.



Tipos de corrimento

Corrimento vaginal fisiológico

Esse tipo de corrimento é considerado normal ou fisiológico, sendo formado pela mistura de células mortas, bactérias próprias da flora vaginal e de muco. Ou seja, é uma secreção eliminada naturalmente pelo próprio organismo feminino.

 

Tal corrimento é comum em todas as mulheres em idade reprodutiva, já que é estimulado pelo hormônio estrogênio. Quando há uma maior estimulação desse hormônio, como durante a gravidez, com o uso de anticoncepcionais e antes da menstruação ou da ovulação, o volume desse corrimento tende a aumentar.

 

Sua aparência pode variar um pouco, mas suas características tendem a ser as mesmas. Ele pode ter uma textura elástica, aquosa ou espessa, coloração branca, leitosa ou transparente, e ou tem cheiro suave, ou praticamente não tem cheiro.

 

O que mais diferencia esse corrimento dos demais é que, além de não ter cheiro forte, ele não causa coceira, ardência ou dor na região vaginal.



Corrimento vaginal patológico

Também chamado de leucorreia, o corrimento vaginal patológico ou anormal é aquele que indica a presença de alguma infecção ou doença no canal vaginal, podendo ter causas distintas e características bem específicas.



Candidíase

É uma das doenças mais comuns e corriqueiras na vida de muitas mulheres. Isso porque a Candida é um tipo de fungo que habita a flora natural da vagina, pele e intestinos.

 

Porém, quando acontece qualquer tipo de desequilíbrio no organismo, seja pelo excesso de antibióticos, doenças imunossupressoras ou mesmo estresse, esse fungo pode se multiplicar rapidamente, gerando o incômodo corrimento espesso com aspecto de leite coalhado.

 

O principal sintoma, no entanto, é a coceira (prurido) na região vaginal e/ou sensação de ardência na vulva. Além disso, a candidíase pode causar dores na hora de urinar e durante as relações sexuais. O tratamento deve ser indicado pelo ginecologista, mas geralmente é feito à base de remédios antifúngicos.



Tricomoníase

Trata-se de uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. O corrimento, no caso da tricomoníase, é amarelo-esverdeado e tem um odor forte, lembrando o cheiro de peixe.

 

Além do corrimento propriamente dito, outros sintomas são o ardor e a dor ao urinar e durante o ato sexual. O tratamento também é feito com remédios antifúngicos.



Gonorreia e Clamídia

Essas são outras duas DSTs relativamente comuns. Ambas são causadas por bactérias, respectivamente, Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis. Elas, porém, além de apresentar um corrimento anormal, amarelo turvo, e sintomas como ardência e dor, tendem a causar infecção no colo do útero, a chamada cervicite.

 

Para o tratamento de ambas as doenças, o ginecologista deve prescrever tratamentos à base de antibióticos.



Outros tipos de corrimento

Há ainda alguns tipos de corrimentos que também são, relativamente normais, e indicam, por exemplo, alguma fase do momento reprodutivo da mulher.

Corrimento transparente

O corrimento que lembra uma clara de ovo, sendo, portanto, líquido e transparente, é um indicativo de que a mulher está no seu período fértil. Esse é o momento ideal para quem deseja ter filhos e dura, em média, seis dias.

Corrimento marrom

Esse tipo de corrimento lembra muito uma borra de café, tendo uma aparência amarronzada. Geralmente, aparece no final do ciclo menstrual ou no início de uma gravidez, como indicativo de que seu organismo está eliminando coágulos de sangue antigos.

Corrimento rosado

É um dos indicativos para o início de uma gravidez, podendo ser causado pela fecundação do óvulo. O corrimento rosado pode ocorrer até três dias depois do ato sexual e pode vir acompanhado de leves cólicas abdominais que acabam passando com o tempo.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 14 a 20 de fevereiro

  • Coroa - 14 a 20 de fevereiro

    COROA_ Momento de luz e equilíbrio, fase onde você valoriza mais as questões profissionais e busca o aperfeiçoamento para tais questões. Não será fácil manter o equilíbrio diante de muitas tarefas, mas a vontade de progredir é muito maior portanto você analisa os prós e os contras de tudo e decide o que vai fazer daqui pra frente. No amor o período é de paz e luz onde você consegue tranquilizar o seu coração e a pessoa amada entende seus esforços.

  • Candeias - 14 a 20 de fevereiro

    CANDEIAS_ Dias de luz e alegrias, fase de recomeços enfim você se conscientiza de certas questões e analisa o tempo em que perdeu com situações desagradáveis. Você está renascendo das cinzas, criando novos projetos, pensando numa nova fase muito mais positiva em questões amorosas, muitas vezes é preciso buscar a paz em todos os sentidos pois é o que a sua vida precisa agora, e a semana vai ser de muito raciocínio lógico principalmente na área trabalhista.

  • Roda - 14 a 20 de fevereiro

    RODA_ Confusões em seus pensamentos, pode ser que você tenha se precipitado em assumir um compromisso familiar no qual não estaria com tempo disponível para cumprir. Agora você enfrenta uma fase muito mais difícil pois não quer voltar atrás com a sua palavra, mas na verdade tudo é uma questão de tempo e em breve você vai conseguir conciliar todos os setores de sua vida. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual.

  • Sino - 14 a 20 de fevereiro

    SINO_ Infelizmente você apostou errado novamente, e acabou encontrando muitos problemas no meio do caminho, agora enfrenta as circunstâncias porém tudo pode ser diferente se você encarar a realidade e ir em busca de novas respostas que façam mais sentido para a sua vida. Principalmente no amor onde tudo está muito confuso em sua mente e em seu coração, estar com alguém por estar não faz sentido nenhum, vá atrás do que realmente você quer pra sua vida.

  • Moedas - 14 a 20 de fevereiro

    MOEDAS_ Dias de muitas alegrias, momento de paz e novas oportunidades onde tudo começa a fazer mais sentido em sua vida. Uma fase favorável para questões profissionais, momento oportuno em todos os sentidos, chegou a hora de progredir, vá em busca de novos aprendizados, busque o foco dos seus objetivos sem se prender a nada. No amor esta é uma fase de equilíbrio e muita luz, você busca a paz ao lado da pessoa amada e encontra motivos de sobra pra continuar.

  • Adaga - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.

  • Ferradura - 14 a 20 de fevereiro

    FERRADURA_ Momento de progresso, a semana será de muitas oportunidades pessoais, você está numa fase de boas negociações nas questões profissionais, boas respostas surgem e você arrisca um pouco mais. Você se preocupa demais com questões familiares e acaba se enrolando no meio do caminho, infelizmente muitas coisas precisam de tempo para serem resolvidas, e apesar dos seus esforços muitas delas acabam não sendo solucionadas. Deixe o tempo agir.

  • Taça - 14 a 20 de fevereiro

    TAÇA_ As mudanças que se seguem trarão as respostas ideais em seus caminhos, tudo pode mudar sim e será preciso manter a calma para lidar com algumas situações. Novas oportunidades em questões trabalhistas, cabe a você decidir qual caminho irá seguir, mas lembre-se que a liberdade sempre foi o seu lema, procure seguir os seus instintos pois neste momento será preciso manter o equilíbrio e a fé diante dos seus objetivos.

  • Capela - 14 a 20 de fevereiro

    CAPELA_ Momento de boas realizações, fase de progresso e luz, dias de muitas novidades e grandes respostas, é preciso manter a ordem dos seus objetivos, tentar buscar a paz interior para lidar com questões principalmente familiares, pois imprevistos acontecem mas você não deve generalizar os fatos, para tudo tem uma explicação. No amor surge uma grande confusão em seus pensamentos, é preciso saber lidar com os fatos.

  • Punhal - 14 a 20 de fevereiro

    PUNHAL - Avalie cada resultado ao seu redor, permita-se a este luxo nessa semana pois você tem batalhado muito para alcançar os seus objetivos. Construa a sua força interior, livre-se de certas situações que venham a te incomodar de  certa maneira. O momento é favorável a você e o seu precioso tempo deve ser valorizado com questões mais positivas. Você pediu respostas e estas chegaram, aproveite-as de maneira positiva.

  • Estrela - 14 a 20 de fevereiro

    ESTRELA_ Não adianta cruzar os braços e esperar que a resposta caia do céu, muitas vezes é preciso correr atrás dos seus objetivos, ir em frente na busca de dias melhores, de respostas realmente significativas e não ficar imaginando o que pode ter ocorrido, imprevistos acontecem o mais importante é a sua capacidade de dar a volta por cima, é hora de acordar e criar novas respostas. No amor não é diferente, se não deu certo não enrole pois a vida passa e as boas oportunidades também.

  • Machado - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.