Os novos destinos para fazer turismo gastronômico no Brasil | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Os novos destinos para fazer turismo gastronômico no Brasil

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Com o aumento dos casos de doenças cardiovasculares e do diabetes, mesmo em pessoas jovens, cresceu também a preocupação com aquilo que se ingere e que, como dizem, nutre o corpo e a alma.

 

Ter uma boa alimentação se tornou prioridade para muita gente. Por conta disso, não é surpreendente que as pessoas se preocupem com o que vão comer durante os passeios, ou mesmo invistam no que temos chamado de turismo gastronômico, uma forma de conhecer a cultura e a personalidade de um lugar por meio de sua comida e seus hábitos.

 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os lugares do Brasil que mais têm atraído turistas, explicando um pouco mais sobre a culinária local e dando dicas imperdíveis. Confira!



Turismo gastronômico no Brasil: para onde ir?

O Sudeste brasileiro é muito popular pela sua diversidade: como é habitado por uma massa bastante heterogênea de pessoas, as cidades mais populosas, como é o caso das capitais Rio de Janeiro e São Paulo, tendem a ter opções gastronômicas do mundo inteiro.

 

Apesar disso, é importante buscar a experiência de comer os pratos feitos em seus locais de origem, com ingredientes frescos e sem alterações, que podem ocorrer, inclusive, por dificuldade de adquirir determinados temperos ou produtos.

 

Quem tem vontade de conhecer frutos, flores, verduras, molhos e combinações atraentes pode investir nos seguintes destinos:

 

Amazonas

Com grande influência das culturas indígenas, a culinária do Amazonas é rica em cores, peixes de água salgada, farinhas de mandioca e frutas locais, como o tucumã.

 

Alguns dos pratos mais comuns são:

     Caldeirada de peixe: ensopado que pode ser feito com diferentes tipos de peixes. Costuma ser temperado com ervas profundamente saborosas e aromáticas. Pode ser servido com pirão de peixe e arroz. Para quem gosta, funciona bem com pimenta;

     X-caboquinho: o nome é curioso, mas o prato faz imenso sucesso. Trata-se de um sanduíche feito de queijo coalho e tucumã, fruta popular sobre a qual já comentamos. É consumido especialmente no café da manhã, mas cai bem com um café preto ou com leite ao final da tarde,

     Mojica de tambaqui: caldo feito com um peixe largamente consumido. Se você for corajoso, prove com pimenta olho-de-peixe.



Tocantins

Assim como o Amazonas, o Tocantins também possui influência de culturas indígenas. Boa parte do que é consumido também leva peixe.

 

Alguns dos pratos populares são:

     Frango tostado: frango temperado com especiarias, é caramelizado com caldo de toucinho. Pode ser servido com farofa, arroz, salada, entre outras coisas,

     Peixe na folha da bananeira: feito com um peixe local, é um prato profundamente aromático e de gosto marcante. Depois de ser marinado, o peixe é temperado por dentro e por fora e, então, enrolado e assado na folha de bananeira.



Bahia

Não podia faltar a Bahia na lista, não é verdade? Sua culinária é feita de pratos com grande influência africana, frequentemente bem temperados e “aquecidos” com pimenta.

 

Muitos pratos são feitos com peixes e frutos do mar, mas farinhas, leites vegetais e azeites diferenciados são o verdadeiro diferencial.

 

Pratos famosos são:

     Acarajé: o bolinho de feijão-fradinho, servido com pimenta, camarão, vatapá e caruru, tem mais sabor quando é comprado direto da fonte. Cuidado com a pimenta;

     Mugunzá: doce feito com grãos de milho-branco, é cozido em leite — principalmente de coco —, com açúcar e especiarias,

     Moqueca baiana: ensopado de peixes, frutos do mar, pimentões, tomates e cebola, leva também leite de coco e azeite de dendê. Pode e deve ser comido com arroz branco bem temperado e farofa de dendê.



Paraná

Você já ouviu falar do Barreado? O prato, feito com carne, farinha de mandioca e muito tempero, é uma sensação gastronômica, especialmente nas cidades de Paranaguá, Morretes e Antonina, que ficam no sul do Brasil.

 

De origem portuguesa, a iguaria pode levar horas para ficar pronta, e é feita tradicionalmente em uma panela lacrada com farinha. Quando está no ponto, é servida com bananas.

 

O pinhão, o pierogi, a galinha caipira e o entrevero de pinhão também são itens bastante procurados pelos visitantes interessados em provar sabores marcantes.

 

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo cigano - de 1 a 8 de abril

  • Coroa - 1 a 8 de abril

    COROA_ Fase de reorganização pessoal, você busca uma nova resposta diante de um determinado assunto, vai atrás dos seus objetivos com força e determinação. Apesar de certos problemas particulares tudo tende a se resolver com o passar dos dias, o mais importante é manter o foco dos seus projetos e não se deixar levar pelos imprevistos e por questões banais. No amor a semana promete ser positiva e de também de momentos felizes ao lado da pessoa amada.

  • Candeias - 1 a 8 de abril

    CANDEIAS_ Momento onde você se dedica a cuidados pessoais, tanto em questões de saúde como em questões espirituais. Depois de analisar a sua vida ao todo você consegue tomar importantes decisões que realmente farão a diferença em seus caminhos. No amor o segredo é ter muita paciência e saber lidar com o temperamento da pessoa amada, você sabe como colocar fim a certas situações desagradáveis e com certeza vai conseguir transformar os momentos ruins em dias melhores.

  • Roda - 1 a 8 de abril

    RODA_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de luz e bons presságios onde você consegue manter a paz acima de tudo. Semana favorável para a reflexão onde você consegue organizar a sua vida pessoal e a sua vida profissional, os dias que se seguem trarão as respostas ideais para o trabalho, algo que estava te atrapalhando já não te incomodará mais e você segue com mais alegria e entusiasmo, apostando mais na sua criatividade.

  • Sino - 1 a 8 de abril

    SINO_ Algumas indecisões acabam surgindo em seus caminhos, esta é uma fase de mudanças onde tudo pode acontecer de uma maneira diferente da qual você planejou, este não é um bom momento para encarar certas situações desagradáveis, vá em busca de dias melhores e deixe de lado certas situações que não te favoreceram em nada. Chegou a hora de mudar para melhor, e a oportunidade surgirá em seus caminhos dentro em breve transformando os seus dias.

  • Moedas - 1 a 8 de abril

    MOEDAS_ Dias de respostas positivas onde você consegue colocar tudo no lugar, chegou a hora de analisar todas as questões, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, alcançar maiores níveis profissionais pois a sua alma pede progresso neste período e você segue com garra e determinação em busca de respostas favoráveis. No amor você tranquiliza o seu coração e segue com mais alegria e otimismo na certeza de que tudo ficará bem daqui pra frente.

  • Adaga - 1 a 8 de abril

    ADAGA_ Chegou a hora de arriscar mais, de ir ao encontro de respostas positivas que trarão a paz ideal para os seus caminhos. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de uma maneira diferente, você começa a organizar a sua vida e foge do comodismo indo ao encontro de respostas favoráveis em todos os sentidos. Na busca de dias melhores você se depara com situações que te favorecem e com propostas quase que irrecusáveis, porém a decisão fica em suas mãos.

  • Ferradura - 1 a 8 de abril

    FERRADURA_ Você busca a paz interior, está atravessando uma fase bem delicada onde a sua vontade é jogar tudo para  alto e seguir uma nova vida. Com o passar dos dias tudo tende a ser melhor pois o raciocínio lógico fará com que você desperte para a realidade mostrando que há novas oportunidades sempre, e que nem tudo está perdido diante das situações e a semana trará uma importante resposta que fará você acreditar mais na sua força pessoal.

  • Taça - 1 a 8 de abril

    TAÇA_ Uma nova fase onde você se dedica mais às questões profissionais, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos e vai em busca de novidades que mudarão a sua rotina. Os dias que se seguem trarão boas oportunidades em seus caminhos e também uma surpresa amorosa que vai mexer e muito com você. Em questões familiares não se preocupe tanto, tudo tem o tempo certo para acontecer e você vai conseguir ajudar da maneira que você deseja.

  • Capela - 1 a 8 de abril

    CAPELA_ Dias de respostas positivas que farão mais sentido em seus caminhos, uma fase de alegria e otimismo diante das situações. No amor uma nova resposta equilibra o seu astral e você segue uma fase mais tranquila ao lado da pessoa amada. Um pequeno imprevisto trabalhista pode surgir mas você conseguirá colocar tudo no lugar em breve, apenas não se deixe levar por questões banais que possam atrapalhar o bom andamento de seus planos.

  • Punhal - 1 a 8 de abril

    PUNHAL_ A semana promete ser positiva em questões profissionais, período onde você se destaca pela sua dedicação e também por ter pulso firme diante das questões. No amor a semana vai ser bem agitada e você terá alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas com o passar dos dias vocês conseguem chegar a um acordo, mas tente conversar antes de tomar conclusões precipitadas para não causar maiores transtornos.

  • Estrela - 1 a 8 de abril

    ESTRELA_ Fase complicada onde você decide mudar algumas questões pessoais, vai em busca de dias melhores e tenta manter a calma diante de certas situações. No amor a semana será meio complicada é preciso ter cuidado para não jogar tudo pro alto. Em questões profissionais você aposta em sua capacidade e arrisca um pouco mais diante das situações, e apesar de certos confrontos com supostos concorrentes tudo tende a acontecer de maneira positiva.

  • Machado - 1 a 8 de abril

    MACHADO_ Você atravessa uma fase bem delicada em questões amorosas, será preciso manter a calma para não ofender a pessoa amada, pois seu limite de paciência se esgotou diante de certas situações, chegou a hora de mudar e apesar de estar atravessando uma fase de indecisões o progresso trabalhista está batendo à sua porta e é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem mantendo o foco dos seus objetivos.