O poder da mente humana realmente existe? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

O poder da mente humana realmente existe?

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

A pergunta do título é impactante, mas precisa ser feita. Todos buscamos controle e equilíbrio emocional, atitudes que podem nos permitir não apenas prosperar no campo profissional, mas melhorar as nossas relações e embarcar em uma poderosa jornada de autoconhecimento.

 

Não é fácil, no entanto, chegar lá. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo.

 

Estima-se que quase 19 milhões de brasileiros sofrem os efeitos do transtorno de ansiedade, que incluem pensamentos invasivos e acelerados, oscilação de humor, dificuldade de socialização, problemas de concentração e, em casos severos, dificuldade para fazer as atividades cotidianas.

 

Estamos diante de um quadro preocupante, que atinge um número significativo de pessoas. O mais complicado disso tudo? A dificuldade de falarmos sobre isso. Ou seja, talvez sejam mais do que 19 milhões de brasileiros ansiosos.

 

Chocante, de fato. Diante dessa situação, as dúvidas acerca da possibilidade de dominar a mente crescem. Ora, ninguém gosta de ser ansioso. Se houvesse possibilidade de abrandar os incômodos causados pelo transtorno e equilibrar as emoções, todos fariam isso. Certo?

 

Não necessariamente. Muitas pessoas, devido à correria do cotidiano, com o costume de colocar outras situações em primeiro lugar e, às vezes, pelo desconhecimento da possibilidade de mudança, acreditam que não podem fugir do ponto em que estão. E o equívoco já começa aí. Não se trata de fugir, mas sim de enfrentar.



O poder da mente é maior do que se imagina

O que é o poder da mente? Algumas pessoas podem pensar em superpoderes, situações que fogem daquilo que é visto como humano, mas é bem mais simples que isso.

 

Tudo aquilo que vemos e sentimos está na nossa cabeça. O mundo que vemos é o nosso mundo, com as suas cores e particularidades. Da mesma forma, nosso jeito de sentir cheiros e sabores também é muito íntima.

 

Quando somos submetidos a situações específicas, não é incomum que nossa reação seja condicionada ou majoritariamente emocional.

 

Se estamos diante de uma imensa responsabilidade, por exemplo, podemos ficar mais fechados, ansiosos, preocupados e, em alguns casos, bastante rudes.

 

Quantas vezes você teve que lidar com chefes que, no desespero por resultados, destrataram funcionários e impediram que o dia de trabalho transcorresse como deveria?

 

O peso da responsabilidade frequentemente faz com que acreditemos que é necessário atuar de maneira imperativa, como que para provar que somos merecedores daquele lugar de destaque.

 

Já foi provado que um líder não é aquele que fala entre dentes, deixa ameaças nas entrelinhas e desconsidera o esforço e o cansaço de seus colaboradores. Mas ao contrário, um líder é aquele que busca conciliar opiniões, respeitar pontos de vista, atuar de maneira a motivar os outros, reforçando sua posição por meio da gentileza, expertise e capacidade de comunicação.

 

Isso é fácil? Não. Mas o líder só é o líder porque ele entendeu que, se não tiver equilíbrio e controle de seu estado mental e comportamento, não conseguirá conduzir ninguém, nem a si mesmo.

 

Se agir grosseiramente, mostrar-se ansioso e preocupado, duas coisas ficarão evidentes: a primeira é que o projeto não foi dado para a pessoa certa, a segunda é que não há possibilidade de que bons resultados saiam dali.



Como controlar as emoções e o estado mental?

É um longo processo, de fato. Nós não fomos ensinados nem estimulados a olhar para dentro durante a infância ou a adolescência. Muitos de nós, inclusive, tiveram as suas dúvidas e percepções censuradas por terceiros durante toda a vida.

 

Quando não exercitamos as potencialidades de nossa mente, damos voz às nossas particularidades, escutamos, acolhemos e curamos os nossos traumas e anseios, somos campo fértil para o descontrole, para a depressão, para a não compreensão do outro e do todo.

Como resolver isso?

Quebrando noções engessadas sobre você e sobre quem está ao seu redor? Perdoando as falhas dos que vieram antes de você e buscando não repeti-las?

 

Mapeando as suas reações e as situações da sua vida que exigiram um comportamento que você não foi capaz de ter naquele momento, mas que poderia ter agora, com um pouco mais de sensibilidade e maturidade?

 

Corrigindo os seus pensamentos pessimistas e olhando a vida com olhos mais esperançosos, mais firmes e dispostos a lutar a boa luta?

 

Tudo isso ao mesmo tempo, talvez?

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.