Governo tenta aumentar o número de companhias que realizam voos domésticos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Governo tenta aumentar o número de companhias que realizam voos domésticos

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Quem gosta de viajar não anda muito satisfeito com o cenário da aviação brasileira nos últimos anos. Ao contrário do que se esperava, o início da cobrança por bagagem não barateou o custo das passagens. E a saída da empresa Avianca do mercado, em 2019, fez com que os preços subissem ainda mais.

 

Para o governo federal, abrir o mercado para o capital estrangeiro pode ser a solução para baratear os custos para o consumidor. Por isso, uma medida provisória, convertida em lei no final ano passado, autorizou companhias 100% estrangeiras a operarem no Brasil.

 

Já foi iniciada uma conversa com pelo menos 40 empresas do setor e, segundo declarou o chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann, a intenção é que, boa parte dos aviões que virão para a América Latina, venham para o nosso país.



Voos são concentrados em três empresas

Azul, Gol e Latam são as responsáveis, hoje, por todos os voos nacionais, ou seja, tudo concentrado em apenas três empresas. Com a Avianca, que detinha cerca de 14% do mercado, eram quatro empresas, número ainda muito pequeno de opções para o consumidor.

 

Desde o fim das operações da Avianca no Brasil, devido a problemas judiciais, as outras companhias não conseguiram suprir completamente a demanda gerada, o que diminuiu a oferta de voos, especialmente em algumas regiões, onde a empresa colombiana tinha quase metade do mercado.

 

Como consequência, claro, os preços, que já não estavam atrativos, aumentaram. Em alguns locais, foram registradas altas de até 140%, o que fez com que muitos viajantes cancelassem os planos de viagem.



Air Europa deve começar a operar em breve

Segundo o governo federal, o processo mais avançado de negociação é com a companhia Air Europa, que já solicitou e aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

O processo, no entanto, pode ser atrasado porque a Air Europa está sendo comprada pelo International Airlines Group. Enquanto isso, foi feito um acordo com a Gol, para que a empresa brasileira opere os voos da europeia.

 

A previsão da Anac é de que, ainda em janeiro, a Air Europa comece a voar saindo de São Paulo, Salvador, Recife e Fortaleza para outras 20 cidades do Brasil.



Foco é atrair companhias low cost

A expectativa do governo — e o sonho dos passageiros — é atrair para o país mais companhias “low cost”, ou, de baixo custo. A permissão da cobrança por bagagem e marcação de assentos no Brasil, que já vem sendo praticada, tornou o mercado mais atrativo para essas empresas.

 

Atualmente, três companhias desse tipo — Norwegian, Sky Airlines e Flybondi — já possuem rotas no Brasil e, pelo menos, outras duas — JetSmart e Sky — estão chegando.



Como elas funcionam?

Essas empresas oferecem tarifas muito baixas e, mesmo assim, conseguem operar com lucro, pois maximizam o uso de seus aviões, trabalham com um padrão, economizam em tudo quanto é possível e vendem produtos durante os voos.

 

Essa categoria não costuma ter programas de fidelidade, não oferece lanches de cortesia e cobra, separadamente, um valor adicional por qualquer serviço, inclusive os mais elementares, como o de check in ou de compra de passagem no balcão do aeroporto.

 

Uma grande vantagem desse tipo de companhia é que, por vender barato, elas forçam as outras empresas a baixarem os preços, para não perderem clientes. O Brasil já teve uma companhia nessa categoria, a WebJet, mas ela foi comprada pela Gol em 2011.

 

Apesar de não oferecem muito conforto, as low cost, por conta dos preços, podem ser ótimas opções para o consumidor, especialmente em voos de curta distância. Afinal, na maioria das vezes, o que importa mesmo é pagar barato e chegar ao destino.

 

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.