Faça você mesmo: dicas de como fazer a sua própria decoração | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Faça você mesmo: dicas de como fazer a sua própria decoração

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Montar um quarto de casal com personalidade e sem gastar muito dinheiro pode parecer difícil à primeira vista, é verdade, mas é totalmente possível.

 

Reaproveitando seus próprios móveis

Se o seu quarto já está organizado, mas você está cansado dele, a dica inicial é simples: experimente trocar os móveis de lugar ou substituir uma estante por outra. Se você tem uma estante colorida na sala e uma mais sóbria no quarto de dormir, por exemplo, faça a inversão e observe se a mudança teve bom resultado.

 

Não tem uma estante colorida, mas gostou da ideia? Experimente reformar alguma outra peça antiga. Se o móvel for de madeira, lixe a tinta anterior com uma lixa grossa e, caso seja necessário, aplique massa corretora para madeira em buracos, pedaços trincados e pequenos defeitos.

 

Após a secagem, aplique duas demãos de primer, espere o tempo de secagem e lixe novamente a peça, agora com uma lixa mais fina. Depois, dilua tinta esmalte ou acrílica da sua cor predileta em um pouco de água e aplique em todo o móvel, pintando sempre no mesmo sentido. Reaplique a tinta mais uma ou duas vezes, para garantir a uniformidade e a força da cor. Por fim, aplique duas demãos de verniz.

 

Pode parecer trabalhoso, mas compensa. Em geral, móveis diferenciados, especialmente de madeira maciça ou em cores da moda, tendem a ter valores mais altos.

 

Se você já tem um produto de boa qualidade em casa, não o desperdice! Para deixar o espaço “em diálogo”, pode ser necessário comprar uma mesinha de centro ou prateleira da cor do “novo” artigo, mas isso é opcional e pode ser contornado com outras ideias decorativas.

 

Em alguns casos, apenas vasos coloridos com cactos, que são plantas muito resistentes e um ou dois quadros na parede são o suficiente para criar uma unidade. Na dúvida, faça testes!

 

Abaixo, daremos mais algumas dicas para quem deseja investir na tendência do do it yourself ou, em bom português, “faça você mesmo”. Confira!



Aposte no diferente

Que tal passar em um brechó ou loja de antiguidades para adquirir espelhos antigos de modelos e tamanhos distintos, e colocá-los na parede da sala? Da mesma forma, que tal escolher molduras vazias para criar um painel diferenciado na parede do lavabo?

 

Essas são opções baratas para criar ambientes arrojados, com uma pegada que é vintage e, ao mesmo tempo, inovadora. E para decorar outras partes da casa de forma fácil e muito efetiva, aposte em:



Adesivos à prova d’água

Você possivelmente já deve ter visto os adesivos que imitam azulejos portugueses ou que possuem outros tipos de estampas. Esses itens não costumam custar caro, e são capazes de mudar totalmente a cara de um espaço.

 

Coloque-os em uma das paredes do banheiro que tal ver se funcionam dentro do box? e na área da pia da cozinha para dar um ar de “coisa nova” para a sua residência.



Mesas feitas de artigos improváveis

Itens utilizados por confecções e indústrias podem se tornar ótimas mesas de centro. O carretel de madeira, por exemplo, se for bem lixado e pintado, pode fazer com que a sua sala de estar fique incrível.

 

No quarto do casal, ele pode tomar o lugar da antiga cabeceira e apoiar luminária, despertador, um ou dois livros, caixinhas de remédios...



Pinte uma parede ou aplique papel de parede

Acredite: pintar uma única parede ou personalizá-la com estampas diferenciadas faz com que a sua casa adquira muita personalidade.

 

Se você quiser fazer isso no seu quarto, opte por cores e estampas em tons de azul ou verde. Fuja do vermelho ou do amarelo, que são tonalidades vivas e que podem causar certa inquietação.

 

Na sala de estar, está liberado investir em cores um pouco mais vívidas, desde que não agridam os olhos ou causem desconforto. A parcimônia é sempre a melhor opção!

 

Caso queira dar um ar “vivo” aos ambientes, opte por pontos de cor. Em vez de escolher uma parede verde fluorescente, por exemplo, encontre vasos de plantas pequenos nessa cor e coloque-os em pontos estratégicos, como a parte mais alta da estante ou na mesinha de centro aquela que você fez com o carretel, lembra?

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo cigano - de 1 a 8 de abril

  • Coroa - 1 a 8 de abril

    COROA_ Fase de reorganização pessoal, você busca uma nova resposta diante de um determinado assunto, vai atrás dos seus objetivos com força e determinação. Apesar de certos problemas particulares tudo tende a se resolver com o passar dos dias, o mais importante é manter o foco dos seus projetos e não se deixar levar pelos imprevistos e por questões banais. No amor a semana promete ser positiva e de também de momentos felizes ao lado da pessoa amada.

  • Candeias - 1 a 8 de abril

    CANDEIAS_ Momento onde você se dedica a cuidados pessoais, tanto em questões de saúde como em questões espirituais. Depois de analisar a sua vida ao todo você consegue tomar importantes decisões que realmente farão a diferença em seus caminhos. No amor o segredo é ter muita paciência e saber lidar com o temperamento da pessoa amada, você sabe como colocar fim a certas situações desagradáveis e com certeza vai conseguir transformar os momentos ruins em dias melhores.

  • Roda - 1 a 8 de abril

    RODA_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de luz e bons presságios onde você consegue manter a paz acima de tudo. Semana favorável para a reflexão onde você consegue organizar a sua vida pessoal e a sua vida profissional, os dias que se seguem trarão as respostas ideais para o trabalho, algo que estava te atrapalhando já não te incomodará mais e você segue com mais alegria e entusiasmo, apostando mais na sua criatividade.

  • Sino - 1 a 8 de abril

    SINO_ Algumas indecisões acabam surgindo em seus caminhos, esta é uma fase de mudanças onde tudo pode acontecer de uma maneira diferente da qual você planejou, este não é um bom momento para encarar certas situações desagradáveis, vá em busca de dias melhores e deixe de lado certas situações que não te favoreceram em nada. Chegou a hora de mudar para melhor, e a oportunidade surgirá em seus caminhos dentro em breve transformando os seus dias.

  • Moedas - 1 a 8 de abril

    MOEDAS_ Dias de respostas positivas onde você consegue colocar tudo no lugar, chegou a hora de analisar todas as questões, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, alcançar maiores níveis profissionais pois a sua alma pede progresso neste período e você segue com garra e determinação em busca de respostas favoráveis. No amor você tranquiliza o seu coração e segue com mais alegria e otimismo na certeza de que tudo ficará bem daqui pra frente.

  • Adaga - 1 a 8 de abril

    ADAGA_ Chegou a hora de arriscar mais, de ir ao encontro de respostas positivas que trarão a paz ideal para os seus caminhos. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de uma maneira diferente, você começa a organizar a sua vida e foge do comodismo indo ao encontro de respostas favoráveis em todos os sentidos. Na busca de dias melhores você se depara com situações que te favorecem e com propostas quase que irrecusáveis, porém a decisão fica em suas mãos.

  • Ferradura - 1 a 8 de abril

    FERRADURA_ Você busca a paz interior, está atravessando uma fase bem delicada onde a sua vontade é jogar tudo para  alto e seguir uma nova vida. Com o passar dos dias tudo tende a ser melhor pois o raciocínio lógico fará com que você desperte para a realidade mostrando que há novas oportunidades sempre, e que nem tudo está perdido diante das situações e a semana trará uma importante resposta que fará você acreditar mais na sua força pessoal.

  • Taça - 1 a 8 de abril

    TAÇA_ Uma nova fase onde você se dedica mais às questões profissionais, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos e vai em busca de novidades que mudarão a sua rotina. Os dias que se seguem trarão boas oportunidades em seus caminhos e também uma surpresa amorosa que vai mexer e muito com você. Em questões familiares não se preocupe tanto, tudo tem o tempo certo para acontecer e você vai conseguir ajudar da maneira que você deseja.

  • Capela - 1 a 8 de abril

    CAPELA_ Dias de respostas positivas que farão mais sentido em seus caminhos, uma fase de alegria e otimismo diante das situações. No amor uma nova resposta equilibra o seu astral e você segue uma fase mais tranquila ao lado da pessoa amada. Um pequeno imprevisto trabalhista pode surgir mas você conseguirá colocar tudo no lugar em breve, apenas não se deixe levar por questões banais que possam atrapalhar o bom andamento de seus planos.

  • Punhal - 1 a 8 de abril

    PUNHAL_ A semana promete ser positiva em questões profissionais, período onde você se destaca pela sua dedicação e também por ter pulso firme diante das questões. No amor a semana vai ser bem agitada e você terá alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas com o passar dos dias vocês conseguem chegar a um acordo, mas tente conversar antes de tomar conclusões precipitadas para não causar maiores transtornos.

  • Estrela - 1 a 8 de abril

    ESTRELA_ Fase complicada onde você decide mudar algumas questões pessoais, vai em busca de dias melhores e tenta manter a calma diante de certas situações. No amor a semana será meio complicada é preciso ter cuidado para não jogar tudo pro alto. Em questões profissionais você aposta em sua capacidade e arrisca um pouco mais diante das situações, e apesar de certos confrontos com supostos concorrentes tudo tende a acontecer de maneira positiva.

  • Machado - 1 a 8 de abril

    MACHADO_ Você atravessa uma fase bem delicada em questões amorosas, será preciso manter a calma para não ofender a pessoa amada, pois seu limite de paciência se esgotou diante de certas situações, chegou a hora de mudar e apesar de estar atravessando uma fase de indecisões o progresso trabalhista está batendo à sua porta e é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem mantendo o foco dos seus objetivos.