Conheça o Mercado Novo, o polo cultural e gastronômico de Belo Horizonte | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Conheça o Mercado Novo, o polo cultural e gastronômico de Belo Horizonte

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

O Mercado Novo, na verdade, só tem novo no nome mesmo. Esse mercado foi inaugurado na década de 1960, em uma excelente localização da cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

 

No entanto, ao contrário do seu “amigo” Mercado Central, o Mercado Novo foi, aos poucos, perdendo um pouco do seu prestígio, sendo desconhecido para muitas pessoas, inclusive moradores da própria cidade. 

 

Essa situação, porém, tem se invertido graças à revitalização que vem acontecendo no local. O incentivo à cultura e à gastronomia regional é um dos pilares para esse processo que tem tornado o Mercado Novo um ponto forte da capital, tanto para turistas, quanto para seus próprios moradores.

 

Quem chega à BH de avião ou pela estrada, usando a passagem de ônibus da Real Expresso, com certeza, não deve deixar de conhecer esse point da gastronomia e cultura local.



História

O Mercado Novo foi fundado no ano de 1963 com o objetivo de ser o principal mercado da cidade. Não se sabe ao certo o que aconteceu, mas essa proposta acabou ficando a cargo do seu precursor, o Mercado Central — datado de 1929.

 

A ideia era de que o Mercado Novo atendesse às pequenas necessidades do dia a dia. Um conserto na máquina de costura ou em uma roupa, a compra de uma vela de sétimo dia, de uniformes e até a impressão de documentos são alguns dos vários serviços e produtos oferecidos no lugar.

 

Sem falar, é claro, do comércio de alimentos frescos e regionais, como hortifrutis, restaurantes e bares, com seus petiscos tipicamente mineiros. Outro aspecto muito valorizado no local é a grande oferta e baixo preço, algo super atrativo para qualquer cliente.

 

Com o tempo, o Mercado Novo foi perdendo um pouco do seu brilho original, restando ainda algumas lojas da época da sua inauguração abertas. Essa situação mudou a partir da chegada de uma distribuidora de bebidas e de um restaurante, inaugurados em meados de 2018.

 

De lá pra cá, o espaço tem ganhado outra cara e novos públicos, tornando-se, inclusive, um point para quem deseja beber uma boa cerveja artesanal e comer uma deliciosa comida mineira.



O Velho Mercado Novo

A renovação do Mercado Novo aconteceu há dois anos, quando foram inaugurados a distribuidora de bebidas Goitacazes e o restaurante Cozinha Tupis. A iniciativa veio dos sócios da Cervejaria Viela, uma empresa belo-horizontina focada na produção de cervejas artesanais de boa qualidade e preço acessível.

 

Segundo Rafael Quick, um dos sócios da cervejaria, abrir a distribuidora e o restaurante era uma forma de atrair o público para conhecer o mercado, bem como ajudar a contar a sua história.

 

“Em um ano, saímos de 2 para 40 negócios. Além disso, temos nos transformado em um dos movimentos de coletividade e identidade local mais interessantes de Belo Horizonte”, afirma Rafael, mostrando o imenso potencial do lugar.

 

Um ponto interessante é que existe um estímulo para que os comerciantes comprem os produtos uns dos outros, valorizando, assim, o comércio interno do local.

 

Além da gastronomia, há também várias lojas relacionadas a cultura e ofícios. Como exemplos estão a barbearia, o ateliê de loja de cerâmica, a loja de vinis e um espaço próprio para exposição.



Mesa ao Vivo Minas no Mercado Novo

Em novembro do ano passado, o Mercado Novo recebeu o projeto Mesa ao Vivo Minas Gerais, uma espécie de excursão gastronômica. À frente da visita estavam os chefs mineiros Felipe Rameh (Alma Chef) e Henrique Gilberto (Rullus Buffet e Cozinha Tupis).

 

Durante o trajeto os participantes puderam desbravar o espaço do Mercado Novo, bem como se deliciar com as diversas iguarias oferecidas pelos restaurantes e botecos. A degustação de aperitivos tipicamente mineiros foi, com certeza, a parte mais saborosa de todo o percurso.

 

O Mercado Novo fica localizado na Avenida Olegário Maciel, nº 742, no Centro de Belo Horizonte.

 

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.