Como manter a saúde do seu pet no verão e após a praia | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Como manter a saúde do seu pet no verão e após a praia

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Verão é sinônimo de calor, isso todo mundo já sabe. Mas o que muita gente esquece é que, assim como nós, humanos, os animais também sofrem com o aumento das temperaturas.

 

Para aliviar o calorão e aproveitar melhor a temporada mais quente do ano é fundamental manter a hidratação em dia, evitar passeios em horários muito quentes e dar banho e tosar os cães com uma frequência maior. Tudo isso colabora na prevenção da saúde animal durante o verão.

 

Quem deseja levar o seu cachorro à praia, por sua vez, deve redobrar a atenção, já que nesse ambiente o seu pet fica mais propenso a certas doenças. Mas com os cuidados adequados, com certeza, você vai conseguir aproveitar melhor essa estação junto ao seu bichinho.



Cães & Verão

Durante o verão, as altas temperaturas afetam todo mundo, inclusive os cachorros. Para perceber se ele está incomodado, com sede ou cansado, por exemplo, é fundamental prestar atenção no comportamento do animal.

 

A transpiração dos cães ocorre pelos coxins das patas — aquela parte escura que lembra uma almofada — e pela boca. Essas partes indicam se o animal está com calor. Observar o comportamento do pet possibilita que você antecipe as necessidades dele.



Hidratação é fundamental

Quanto mais alta é a temperatura, maior será a transpiração. Isso não é diferente para os cães, que também vão transpirar mais durante o verão, o que acarreta uma maior perda de líquidos.

 

Para repor essa perda, nada melhor do que água fresca. Por isso mesmo, redobre a atenção na tigela de água do seu pet. Troque a água com mais frequência e preste atenção para que ele não beba água suja.

 

Outra dica é colocar algumas pedrinhas de gelo na água para que ela se mantenha mais fresca ao longo do dia.



Passeios em horários específicos

Nunca saia para passear com seu cachorro em horários de sol a pino. Essa regra, que vale para o ano inteiro, é imprescindível durante o verão. A dica é fazer os passeios em horários com menor radiação, como antes das 10h e depois das 17h. E, de preferência, em locais com bastante sombra.

 

A temperatura do chão é outro indicativo importante na hora de sair com o bichinho. O asfalto quente pode queimar as patas do animal, por isso, verifique se a temperatura do chão está suportável colocando a mão por 5 segundos. Se não conseguir, é sinal de que está quente demais para a caminhada.



Banho com maior frequência

Durante o verão, os banhos podem ser dados com mais frequência, dependendo da rotina do animal. Quem dá banho em casa ou no pet shop pode optar por dar um banho uma vez por semana.

 

Para animais de pelos longos, a tosa é super indicada durante essa época de calor. Dessa forma, o animal vai ficar menos peludo e, consequentemente, mais fresco.



Vermifugação e desparasitação em dia

A incidência de carrapatos e pulgas tende a ser maior durante o verão. Por isso mesmo, é fundamental que o cachorro esteja devidamente protegido. Deixar a carteira de vacinação em dia, bem como a vermifugação e desparasitação do animal são cuidados que não podem ser esquecidos.

 

Se você for viajar com o seu pet, vale a pena checar tudo isso e até dar uma passada no veterinário antes de fazer as malas.



Cães na praia

Antes de ir à praia com seu cachorro, conheça o lugar e tenha certeza que ele é pet friendly, isso é, aceita a presença de animais. Dessa forma, você evita ser pego de surpresa.

 

Chegando lá, é preciso ter alguns cuidados. O uso do protetor solar é um deles. Além disso, o animal deve estar sempre com sua coleira, guia e placa de identificação, acessórios que evitam que ele se perca na praia.

 

Vale a pena levar uma bolsa com comida e água para o pet, bem como alguns brinquedos para que ele possa se divertir. Leve também uma sacola plástica para recolher os dejetos do animal e evite que ele urine na areia, dando preferência aos gramados e coqueiros.

 

Se for levá-lo para o mar, muito cuidado com suas orelhas. A entrada de areia e sal podem causar infecções como otite. Chegando em casa, lembre-se de dar um bom banho com água e sabão para evitar o acúmulo de sujeira nos pelos.

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.