Como fazer um mochilão na Chapada dos Veadeiros | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Como fazer um mochilão na Chapada dos Veadeiros

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Conhecido como um dos pontos turísticos de Goiás mais procurados pelos turistas nacionais e estrangeiros, a Chapada dos Veadeiros se localiza no coração do Brasil. Um retrato exuberante da biodiversidade do Cerrado, a região é marcada pela farta vegetação entranhada por cachoeiras, vales e lagos. Essa área do país é característica por ter poucas chuvas de abril a setembro, fazendo com que esse período seja o mais indicado para quem quer conhecer a chapada.

 

Localizada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma das unidades de conservação mais visitadas do país, o lugar abriga todo tipo de viajante: os aventureiros que adoram horas de caminhada e trilhas, os espiritualizados que buscam centros holísticos de terapia, os casais que buscam um aconchego com a natureza e as famílias, que adoram um bom mergulho em cachoeiras.

 

Constituída por uma área de 65 mil hectares e formada por cinco municípios — Colinas do Sul, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, São João d’Aliança e Teresina de Goiás —, a região está a 220 km de Brasília, que é uma das principais cidades por onde passam turistas a caminho da chapada.

 

Além da diversidade de paisagens, o lugar também oferece diferentes tipos de hospedagens: hostels, acampamentos e alguns hotéis. Para quem fica em Brasília, existem ônibus que vão diariamente para a chapada, declarada como Patrimônio Natural das Humanidades pela UNESCO, em 2001.

 

Visitação

 

Como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi concedido à iniciativa privada em 2019, algumas visitações na chapada hoje requerem o pagamento de taxas que variam de R$ 3 a 33. Entre esses lugares está o Vale da Lua, um conjunto de formações rochosas formadas pela infiltração de corredeiras das águas cristalinas do Rio São Miguel. O nome surgiu pelas semelhanças entre as rochas e o solo lunar.

 

Para visitar alguns locais, é necessário estar acompanhado por guias turísticos credenciados, como é o caso de terras quilombolas, que dão acesso a cachoeiras como Santa Bárbara e o Complexo do Prata. Outro passeio conhecido é a Travessia das Sete Quedas, uma caminhada de 30 km e que leva quase dois dias de viagem.

 

Alto Paraíso é o município mais populoso e frequentado por turistas. Nele, está a Cachoeira das Loquinhas, que apresenta águas azuis cristalinas e degraus de pedra por onde a água desce. A Catarata dos Couros também é uma boa pedida para quem gosta de quedas d’água mais altas. Pelo difícil acesso, a Cachoeira dos Macacos não é muito frequentada pelos viajantes, mas oferece várias quedas e gargantas d’água.

 

Esportes radicais

 

A Chapada dos Veadeiros é cheia de bons roteiros para quem gosta de trekking. Além da Travessia das Sete Quedas, uma opção é a Travessia Leste, que inclui os bonitos vales dos rios Macacão e Macaquinho. Para esse tipo de passeio, prepare as pernas e durma cedo, pois as caminhadas exigem um corpo descansado.

 

Culinária

 

A gastronomia do Cerrado também é cheia de sabores e um dos pratos típicos da região é a matula, composta por carne de lata — técnica antiga de conservação de alimentos, desenvolvida por tropeiros —, feijão tropeiro, arroz, mandioca, paçoca de carne de sol e abóbora. Para acompanhar, uma das famosas cachaças do Cerrado pode ser uma boa ideia. Frutas como o pequi, o baru e o buriti também dão o sabor característico da região.

 

Dicas de viagem

 

Poucos são os locais com caixas eletrônicos na chapada, por isso, sempre tenha dinheiro com você, especialmente nos municípios menores e menos frequentados. Muitas vezes, devido a falhas do sinal da internet, fica difícil realizar pagamentos com cartão, o que demanda ainda mais dispor de dinheiro em espécie.

 

Antes das trilhas, confira se os tênis estão confortáveis e leve uma mochila pequena, com água, protetor solar e alguns alimentos. Boné é outra peça do vestuário fundamental para as trilhas do Cerrado, onde o sol costuma ferver, especialmente nos meses de verão. Com tantas opções de lugares para conhecer e pernoitar, dificilmente a Chapada dos Veadeiros não estará na lista de um bom mochileiro.

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.