Como fazer um mochilão na Chapada dos Veadeiros | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Como fazer um mochilão na Chapada dos Veadeiros

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Conhecido como um dos pontos turísticos de Goiás mais procurados pelos turistas nacionais e estrangeiros, a Chapada dos Veadeiros se localiza no coração do Brasil. Um retrato exuberante da biodiversidade do Cerrado, a região é marcada pela farta vegetação entranhada por cachoeiras, vales e lagos. Essa área do país é característica por ter poucas chuvas de abril a setembro, fazendo com que esse período seja o mais indicado para quem quer conhecer a chapada.

 

Localizada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma das unidades de conservação mais visitadas do país, o lugar abriga todo tipo de viajante: os aventureiros que adoram horas de caminhada e trilhas, os espiritualizados que buscam centros holísticos de terapia, os casais que buscam um aconchego com a natureza e as famílias, que adoram um bom mergulho em cachoeiras.

 

Constituída por uma área de 65 mil hectares e formada por cinco municípios — Colinas do Sul, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, São João d’Aliança e Teresina de Goiás —, a região está a 220 km de Brasília, que é uma das principais cidades por onde passam turistas a caminho da chapada.

 

Além da diversidade de paisagens, o lugar também oferece diferentes tipos de hospedagens: hostels, acampamentos e alguns hotéis. Para quem fica em Brasília, existem ônibus que vão diariamente para a chapada, declarada como Patrimônio Natural das Humanidades pela UNESCO, em 2001.

 

Visitação

 

Como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi concedido à iniciativa privada em 2019, algumas visitações na chapada hoje requerem o pagamento de taxas que variam de R$ 3 a 33. Entre esses lugares está o Vale da Lua, um conjunto de formações rochosas formadas pela infiltração de corredeiras das águas cristalinas do Rio São Miguel. O nome surgiu pelas semelhanças entre as rochas e o solo lunar.

 

Para visitar alguns locais, é necessário estar acompanhado por guias turísticos credenciados, como é o caso de terras quilombolas, que dão acesso a cachoeiras como Santa Bárbara e o Complexo do Prata. Outro passeio conhecido é a Travessia das Sete Quedas, uma caminhada de 30 km e que leva quase dois dias de viagem.

 

Alto Paraíso é o município mais populoso e frequentado por turistas. Nele, está a Cachoeira das Loquinhas, que apresenta águas azuis cristalinas e degraus de pedra por onde a água desce. A Catarata dos Couros também é uma boa pedida para quem gosta de quedas d’água mais altas. Pelo difícil acesso, a Cachoeira dos Macacos não é muito frequentada pelos viajantes, mas oferece várias quedas e gargantas d’água.

 

Esportes radicais

 

A Chapada dos Veadeiros é cheia de bons roteiros para quem gosta de trekking. Além da Travessia das Sete Quedas, uma opção é a Travessia Leste, que inclui os bonitos vales dos rios Macacão e Macaquinho. Para esse tipo de passeio, prepare as pernas e durma cedo, pois as caminhadas exigem um corpo descansado.

 

Culinária

 

A gastronomia do Cerrado também é cheia de sabores e um dos pratos típicos da região é a matula, composta por carne de lata — técnica antiga de conservação de alimentos, desenvolvida por tropeiros —, feijão tropeiro, arroz, mandioca, paçoca de carne de sol e abóbora. Para acompanhar, uma das famosas cachaças do Cerrado pode ser uma boa ideia. Frutas como o pequi, o baru e o buriti também dão o sabor característico da região.

 

Dicas de viagem

 

Poucos são os locais com caixas eletrônicos na chapada, por isso, sempre tenha dinheiro com você, especialmente nos municípios menores e menos frequentados. Muitas vezes, devido a falhas do sinal da internet, fica difícil realizar pagamentos com cartão, o que demanda ainda mais dispor de dinheiro em espécie.

 

Antes das trilhas, confira se os tênis estão confortáveis e leve uma mochila pequena, com água, protetor solar e alguns alimentos. Boné é outra peça do vestuário fundamental para as trilhas do Cerrado, onde o sol costuma ferver, especialmente nos meses de verão. Com tantas opções de lugares para conhecer e pernoitar, dificilmente a Chapada dos Veadeiros não estará na lista de um bom mochileiro.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.