Como a masculinidade tóxica gera consequências para a saúde do homem | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Como a masculinidade tóxica gera consequências para a saúde do homem

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Todos os indivíduos dentro da sociedade assumem papéis sociais. Seja de chefe, funcionário, vizinho, cliente... São posições que exigem determinadas posturas e reações que são esperadas das demais pessoas sobre a nossa personalidade, o que também está intrinsecamente ligado ao sexo.

 

Antes de qualquer um desses papéis, ser homem ou mulher supõe certas características e atitudes, o que pode ser danoso quando determinada personalidade não se encaixa nesses modelos. Nesses casos, é essencial procurar ajuda profissional.

 

É o caso da tão falada “masculinidade tóxica”. O assunto é tema constante nas redes sociais e tem sido cada vez mais abordado fora da internet, sendo frequente nos consultórios e sessões de psicoterapia.

 

Em uma sociedade onde os estereótipos têm grande peso, “ser homem” está relacionado com papéis que, muitas vezes, são nocivos a todos os envolvidos.

 

“Macho sim, senhor”

 

É o caso do famoso “homem não chora”, que atinge em cheio aqueles que possuem uma personalidade mais sensível ou emotiva. Não chorar, ou seja, suprimir emoções, é uma atitude apontada por psicólogos como altamente danosa à saúde mental e às relações com entes próximos, podendo gerar distúrbios de comportamento que vão desde a irritabilidade e agressividade até o isolamento e depressão.

 

Outra “atitude de homem” que é um terreno fértil para a masculinidade tóxica é o papel do “homem provedor do lar”, estereótipo que dialoga diretamente com o machismo. Mesmo nos dias atuais, há quem acredite que o homem deve prover financeiramente a casa, pagar as contas, proteger o lar de qualquer problema que venha perturbar a estabilidade ou a segurança da família. Trata-se da receita perfeita para autocobranças excessivas e um gatilho para ansiedade.

 

A busca incessante pela virilidade, tentando mostrar-se “macho” o tempo todo, e outras características intrínsecas ao senso comum sobre o que é ser homem podem ainda gerar dificuldades para expressar os próprios sentimentos.

 

De acordo com dados da Associação Norte-Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês), 80% dos homens dos Estados Unidos apresentam problemas quando o assunto é identificar e expressar o que estão sentindo. Um quadro psicológico conhecido como “alexitimia”.

 

 

Masculinidade não-tóxica

 

Contudo, é importante entender que a masculinidade tóxica não se refere apenas aos estereótipos atribuídos ao homem, mas principalmente à maneira como cada um reage a essas pressões sociais.

 

Segundo psicólogos, não se trata se abolir a masculinidade intrínseca à condição de homem, mas de buscar entendê-la e avaliar quais desses papéis relacionados à figura masculina estão alinhados com sua personalidade real.

 

É o caso do homem que assume o papel de dono de casa, do homem manicure, do homem sensível, do que não gosta de futebol. Figuras masculinas pouco comuns e que enfrentam preconceito até mesmo de mulheres, que se espantam com situações que, num primeiro momento, podem parecer uma “inversão de papéis”.

 

Essa sensação, contudo, é apenas mais uma face da masculinidade tóxica, reproduzida por mulheres que também são vítimas dessa realidade. Quando se trata desse assunto, todos são vítimas e algozes ao mesmo tempo.

 

Desse modo, enquanto alguns buscam assumir uma personalidade alinhada com essas cobranças para evitar deixar dúvidas sobre a sua masculinidade, outros buscam justamente combater esses preconceitos. Procurar ajuda profissional é o primeiro passo para isso, investigando como essas cobranças sociais afligem a cada um.

 

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.