O que é lean manufacturing e como ele pode modificar seu negócio | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

O que é lean manufacturing e como ele pode modificar seu negócio

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Reduzir custos e agregar valor são coisas que qualquer empresa busca ou deveria buscar em sua essência. Historicamente, diversos sistemas de produção tentaram atingir esse objetivo de diferentes formas e de acordo com cada contexto social, do fordismo — e seus elevados estoques — ao toyotismo, com sua produção ajustada aos estoques disponíveis — just in time.

 

Nos dias atuais, o modelo de gerenciamento de produção que tem ganhado cada vez mais expressão é o lean manufacturing que, assim como o toyotismo, preza pelo controle da produção ajustada aos estoques, evitando desperdícios ao longo da produção. 

 

O sistema integra as bases do toyotismo e consiste em evitar a superprodução a partir do planejamento dos processos realizados dentro da fábrica, da distribuição da mão de obra de forma eficiente e do controle minucioso dos estoques, tanto de matéria-prima quanto do produto final.

 

Segundo um levantamento feito pela Lean Enterprise Research Center (LERC), cerca de 60% das atividades realizadas dentro de uma fábrica apresentam algum grau de desperdício de recursos. Para identificar esses gargalos, contudo, é preciso fazer uma análise dos processos de produção a fim de eliminar as etapas que envolvam trabalhos desnecessários. Só assim, é possível reduzir esses processos ao mínimo, garantindo menores custos de produção e maior eficiência. 

 

Análise dos processos

 

Um dos métodos para isso é o 5S, uma análise dos cinco sensos criada pelo próprio toyotismo. Nela, são avaliados o descarte e a separação do que é desnecessário (Siri), a organização e a disposição da equipe no local de trabalho (Seiton), a limpeza e a higiene (Seiso), a padronização (Seiketsu) e a disciplina (Shitsuke). O intuito, nesses casos, é garantir um ambiente limpo, seguro e sistemático.

 

Há ainda outras formas de realizar a análise do processo de produção que permitem eliminar desperdícios e etapas desnecessárias, a fim de garantir uma produção just in time. Cada uma delas, contudo, atende a um objetivo específico. A análise de gargalos, por exemplo, busca identificar qual processo está limitando o fluxo de produção e limitando os resultados. Já a fabricação em células de produção é adequada para as empresas que visam diversificar a produção sem desperdiçar recursos. 

 

Por isso, é preciso avaliar a fundo o sistema produtivo em questão antes de aplicar qualquer um desses conceitos, entendendo a fundo os objetivos de cada negócio e os desafios a serem superados. 

 

Também é necessário ter em mente a visão do cliente antes de tomar qualquer medida. Todas as melhorias possíveis de serem implementadas devem focar um único resultado: agregar valor ao cliente final. Afinal, é a demanda que vai determinar o ritmo de produção em um sistema just in time.

 

Em geral, os especialistas em lean manufacturing destacam oito desperdícios a serem eliminados após a implementação de uma manufatura enxuta: superprodução, tempo de espera, transporte e logística desnecessários, processamentos excessivos, acúmulo de matéria-prima, locomoção desnecessária de funcionários, falhas na produção e subutilização de talentos dentro da empresa.

 

Com esses problemas resolvidos, os ganhos gerados vão além do lucro gerado pela redução de mão e obra e da otimização do uso de matéria-prima. O lean manufacturing — e a produção just in time como um todo — também considera o design da linha de produção com o intuito de reduzir a movimentação de funcionários e, consequentemente, o risco de acidentes de trabalho. 

 

Além disso, com maiores margens, a empresa garante recursos para investir na contínua melhoria do negócio, permitindo um crescimento orgânico e sustentável em longo prazo.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.