Muitos são os desafios e métricas que o RH precisa ter atenção e o presenteísmo é essencial de ser acompanhado. Pense em sua situação no ambiente de trabalho, alguma vez você já se perguntou o que estava fazendo no negócio e mesmo estando presente, não estava completamente?

É comum que em algum momento os colaboradores questionem seus postos e não entreguem o seu melhor graças a diversas dúvidas e isso pode se tornar um grande problema: o presenteísmo.

O que é presenteísmo?

O presenteísmo é sobre o colaborador estar presente em seu local de trabalho cumprindo sua jornada de trabalho estabelecida, mas com pensamentos em outro lugar, não conseguindo se vincular emocionalmente a seus afazeres. Ou seja, mesmo estando fisicamente, o colaborador está em falta psicologicamente, faz sentido?

É comum que esses colaboradores se ocupem com outras tarefas não relativas aos seus postos, perdem tempo procrastinando e ficam a todo tempo ansiosas para hora de ir embora.

Esse comportamento pode ser reflexo da pressão, competitividade, trabalho exaustivo, metas agressivas, insatisfação no trabalho, falta de reconhecimento, estresse, fofocas no trabalho e diversos outros motivos que fazem com que as pessoas se desconectem aos poucos de suas atividades.

Presenteísmo x Absenteísmo

Às vezes, esses conceitos podem ser confundidos e é importante que eles fiquem bem claros para você. O absenteísmo é quanto o colaborador de fato não está presente na empresa e sua insatisfação gera faltas e atrasos, enquanto no presenteísmo o funcionário está no local, mas não consegue produzir e entregar os seus resultados.

Como o presenteísmo impacta na empresa?

Esse indicador leva grande prejuízo para as empresas, afinal, ter trabalhadores que não cumprem todas as suas tarefas é um problema e tanto para os negócios, certo? Dessa forma, o presenteísmo pode ser prejudicial em diversos aspectos, como:

Queda de produtividade

Se o colaborador não consegue se concentrar em suas tarefas e não se sente satisfeito em seu posto, ele passa a demorar muito mais para entregar suas tarefas, gerando queda de produtividade, qualidade e nível de entregas.

Ter a produtividade caindo dentro dos setores afeta toda a cadeia produtiva e em algum momento, faz mal para todas as pontas no negócio.

Impactos financeiros

É natural que ao cair produtividade e qualidade, há também a queda financeira, afinal, menos produtos passam a ser entregues, menor é a satisfação do cliente e menor é a entrega dos colaboradores que estão nesse estado.

Além disso, é grande a falta de atenção que pode gerar procedimentos errados e, quando envolve seu público externo e clientes, grandes erros podem ser muito prejudiciais para seu negócio, sendo até mesmo difícil de reverter em algumas situações.

Alta rotatividade

Colaboradores não satisfeitos em seus postos tendem a querer sair da empresa, logo, aumenta-se a rotatividade, impactando no aumento de gastos com processos de demissão e contratação, treinamento de novas pessoas e desgaste na organização devido a tantas mudanças.

Problemas no clima organizacional

Ter colaboradores que não entregam seus trabalhos afetam e atrapalham seus companheiros de equipe, causando problemas no clima organizacional. Mais do que isso, funcionários insatisfeitos podem ser grandes divulgadores negativos de sua marca internamente, “contaminando” outros funcionários.

Como identificar o presenteísmo?

É tarefa dos gestores e do RH identificar os problemas dos colaboradores e equipes e notar os sinais de quando algo está errado. Entender o absenteísmo é mais fácil, mas para perceber o presenteísmo é preciso estar atento a algumas pistas, como:

Erros básicos e frequentes na produção do dia a dia;

Problemas nas relações interpessoais;

Menos participação em reuniões e tarefas em grupos;

Queda de produtividade e qualidade das entregas.

Entender esses problemas é essencial para que eles possam ser resolvidos. É preciso que os gestores e RH tenham conversas francas com os colaboradores, entendam os problemas, deem constantes feedbacks e tracem soluções juntos aos funcionários para melhorias.

Somente com honestidade e acompanhamento é que esses problemas podem ser reduzidos e eliminados.

Você já sabia o que era presenteísmo? Já passou por essa situação em seu ambiente? Aproveite que agora sabe mais sobre ele e fique atento a esse problema!