RECURSOS HUMANOS

Como entrar no Jovem Aprendiz 2021?

Nesse artigo, iremos mostrar todas as informações que você precisa conhecer sobre esse assunto. Confira!

IGNITE BR
18/10/2021 às 13:35.
Atualizado em 18/10/2021 às 17:05
 (Shutterstock)

(Shutterstock)

Se você é novo, e está pensando em iniciar sua vida no mercado de trabalho, certamente deve estar se perguntando como entrar no jovem aprendiz 2021. E, apesar de ser uma questão muito abordada, são poucas as pessoas que conhecem os detalhes a respeito desse processo.

 Muitos jovens têm o intuito de ingressar no jovem aprendiz. Afinal de contas, como em tenra idade se possui quase nenhuma experiência profissional, é muito mais indicado optar por empresas que estão à procura desse perfil. E hoje você vai conferir todas as informações a respeito desse assunto, bem como aprender como entrar no jovem aprendiz 2021.

O que é o Jovem Aprendiz?

  

É de conhecimento geral que o âmbito trabalhista pode ser bastante competitivo, às vezes. Sabendo disso, alguns jovens poderiam ter certa dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. E foi para resolver essa problemática que o programa Jovem Aprendiz foi instaurado.

 Resumidamente, trata-se de um programa de contratação que nasceu nos anos 2000, a partir da Lei da Aprendizagem. O seu principal intuito é auxiliar os jovens a ingressar no mercado de trabalho e obter a sua primeira experiência profissional.

 No entanto, apesar de ser um assunto bastante comentado, por ser algo relativamente novo, a grande maioria dos jovens não possuem todos os conhecimentos a respeito desse programa. E antes de aprender como entrar no jovem aprendiz 2021, há alguns entendimentos que você precisa obter. 

Como funciona o Jovem Aprendiz?

 Primeiro, você deve saber que é considerado aprendiz todo aquele jovem que trabalha e estuda, simultaneamente. Ademais, por lei, toda média e grande empresa deve ter pelo menos de 5% a 15% de aprendizes dentro do quadro de trabalhadores.

 Por ser um programa assegurado por lei, há todo um aparato do qual a empresa deve estar alinhada. E saber dos seus direitos como um jovem aprendiz é essencial. Mas, assim como há direitos, também existem os deveres. Para pode ingressar nesse programa, você deve:

 

  • undefined
  • undefined
  • undefined

 Engana-se aqueles que pensam que apenas os jovens de ensino fundamental ou médio possam ser jovens aprendizes. Na realidade, até mesmo os acadêmicos do ensino superior têm o direito de participar do programa. Mas desde que o curso tenha relação com o trabalho exercido. 

Onde devo ingressar como Jovem Aprendiz?

 Como salientado em parágrafos anteriores, toda média e grande empresa deve conter no mínimo 5% de jovens aprendizes. Sendo assim, há muitas opções para escolher. A exemplo, pode-se citar a Lojas Americanas jovem aprendiz, que é bastante procurada entre os jovens. Outras empresas que participam desse programa são:

 

  • undefined
  • undefined
  • undefined
  • undefined
  • undefined
  • undefined
  • undefined
  • undefined
  • undefined
  • undefined

No entanto, esses são alguns exemplos de empresas grandes que oferecem oportunidade de emprego para jovem aprendiz. Mas certamente na sua cidade deve haver outras empresas que ofereçam essa possibilidade. Sendo assim, o segredo é sempre ficar atento às oportunidades.

Como entrar no Jovem Aprendiz 2021?

  

Já tendo conhecimento sobre algumas questões, é possível que você esteja se perguntando como entrar no jovem aprendiz 2021. Na realidade, trata-se de um procedimento bastante simples, haja vista que existe um mediador. No Brasil, há inúmeras empresas parceiras do Jovem Aprendiz.

 Então, para ficar a par de vagas de jovem aprendiz, cadastre-se em instituições como:

 

  • undefined
  • undefined
  • undefined
  • undefined

 Esses são alguns exemplos, mas há outras empresas parceiras que irão lhe ajudar a como entrar no jovem aprendiz 2021. No entanto, as coisas não se resumem unicamente ao cadastro nessas instituições.

 Algumas empresas, principalmente aquelas de grande porte, eventualmente realizam o próprio processo seletivo. Os grandes bancos, por exemplo, vez ou outra disponibilizam em suas respectivas páginas vagas destinadas aos jovens aprendizes.

 Sendo assim, para ingressar como jovem aprendiz, além de se cadastrar nas instituições parceiras, vale a pena ficar de olho no site de algumas empresas para saber se haverá um processo seletivo. 

Quais os benefícios de ser Jovem Aprendiz?

 O principal benefício de ser jovem aprendiz está no fato de adquirir experiência profissional. Dessa forma, ao se formar, além de inserir no seu currículo as capacidades técnicas, poderá introduzir tais experiências profissionais. Ademais, o jovem aprendiz possui carteira de trabalho assinada e tem direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. Fora isso, quem é aprendiz contribui para a Previdência e o tempo trabalhado conta para a aposentadoria. 

O Jovem Aprendiz tem direitos?

 Sim! O programa é regulamentado por lei, e todas as empresas devem oferecer todos os direitos prescritos. Por exemplo, o aprendiz tem direito a décimo terceiro e férias, as quais devem ser tiradas no período do recesso escolar. Ademais, a carga horária não deve ultrapassar seis horas diárias, salvo nos casos em que já tenha concluído o ensino médio. O jovem também deve receber vale-transporte e auxílio alimentação. E como se tudo isso não bastasse, não é permitido que o jovem realize hora extra nem que trabalhe à noite.

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por