DICAS

Veja dicas e alternativas para entrar no mercado de trabalho

O mercado de trabalho vem sofrendo alterações, veja algumas alternativas para se inserir nele.

BárbaraPublicado em 27/09/2021 às 10:23Atualizado há 27/09/2021 às 17:55
 (Pixabay)

(Pixabay)

Você já pensou no impacto que a tecnologia vem causando no mercado de trabalho? 

Uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que 65% das crianças em fase escolar vão ter o primeiro emprego em profissões que ainda estão sendo criadas para quando elas forem jovens no mercado de trabalho. 

Por mais que essa noção seja um tanto desafiadora para quem é um jovem aprendiz ou está tentando um estágio nos anos da faculdade, algumas dicas podem ser importantes para melhorar esse relacionamento e saber como conseguir um emprego. 

5 principais dicas e alternativas para entrar no mercado de trabalho

Conheça e entenda seus primeiros desafios 

Ao longo da nossa jornada profissional, é comum que tenhamos que conviver com desafios e dificuldades em algumas demandas ou estágios de carreira. 

Ninguém inicia em um posto de trabalho já com um manual, é preciso desenvolver habilidades também nesses momentos.

Sendo assim, se você quer saber como conseguir um emprego sendo jovem aprendiz, o mais importante é estar o máximo capacitado para conquistar as primeiras oportunidades. Isso significa que você pode melhorar seu nível de inglês e realizar cursos relacionados a tecnologia.

É possível que você enfrente altas competições, portanto, estar bem qualificado faz com que o seu currículo se destaque dos demais e você conquiste a vaga em muito menos tempo. 

Conheça as profissões em alta

Saber e conhecer mais a fundo as principais profissões com chance de contratação é um ótimo passo para buscar se especializar. 

Tendências de trabalho a curto e médio prazo também são bons atrativos para quem quer começar a formar portfólio e ingressar no mercado de trabalho com o pé. 

Portanto, aposte em carreiras mais tecnológicas ou de marketing digital, ganhando confiança e profissionalismo ao longo do tempo.

Esteja sempre investindo na sua formação 

Participar de programas como jovem aprendiz pode ser uma ótima chance para identificar o que você gostaria de realizar no futuro enquanto formação acadêmica. 

No entanto, para além de cursar uma graduação, é preciso estar buscando se especializar também por fora. 

Sendo assim, cursos e especializações oferecidos também à distância auxiliam a conquistar um emprego com boa remuneração e um espaço no mercado de trabalho ao longo do tempo. 

Esteja ciente das possibilidades de networking 

Embora criar uma rede de contatos confiáveis no ambiente de trabalho seja importante para impulsionar novas oportunidades, marcar uma presença online enquanto alguém profissional que busca conquistar um emprego também pode render boas oportunidades. 

Dessa maneira, é importante passar autoridade e profissionalismo na sua figura nas redes sociais, principalmente na formação de um perfil em comunidades como o LinkedIn, podendo atrair o olhar de recrutadores e gestores de diversas empresas.

Desenvolva sempre novas habilidades

Cada vez mais é exigido do jovem trabalhador habilidades específicas que vão além do conhecimento técnico da profissão. Essas competências fazem toda a diferença para assumir cargos de mais liderança no futuro ou ainda realizar uma recolocação profissional bem mais adequada ao seu perfil. 

Além da liderança, outras habilidades se destacam bastante e podem ser importantes para você conquistar seu lugar. São elas:

Capacidade de tomada de decisões;

Resolução de problemas;

Empatia;

Boa comunicação;

Flexibilidade;

Capacidade de trabalhar em equipe.

Tire do papel projetos pessoais

Outro ponto importante no momento da construção do networking que falamos mais cedo, é impulsionar projetos pessoais que tenham relação direta com suas habilidades profissionais. 

A conquista do primeiro emprego pode ser bastante difícil, mas nada que uma exposição saudável na internet não ajude os jovens no mercado de trabalho. 

Ao serem confrontados com um perfil capacitado e que demonstra grande desenvoltura no entendimento de questões mais técnicas da área, as chances de ser chamado para compor o quadro de colaboradores daquela empresa tão sonhada pode estar mais próximo do que nunca. 

Portanto, aposte no seu próprio conhecimento e não tenha medo de errar no percurso, esteja sempre em constante aprendizado e mostre isso para os seus contatos entenderam os motivos que fazem você ser o candidato mais ideal para a vaga que pode ainda estar para ser anunciada pela empresa. 

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por