CONFIRA

Sonhos: Assunto para a ciência, o misticismo ou a religião?

Os sonhos são uma coisa em comum entre muitos animais e a absolutamente todos os seres humanos.

Mateus
Publicado em 09/11/2021, às 14h59 - Atualizado em 12/11/2021, às 10h55

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Apesar de sonhar ser algo comum à espécie e um ato compreendido como algo totalmente natural, sonhos ainda são um grande mistério e, por mais que sejam analisados há milhares de anos, faz pouco mais de um século que o verbo sonhar é encarado como algo que realmente tem conexão com as emoções, sentimentos e vivências dos seres humanos.

Segundo os estudos e escritos de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, em 1900, os sonhos são gerados como a busca pela realização de desejos reprimidos. Vale citar que, para Freud, todo sonho tinha como pano de fundo a libido e os impulsos sexuais do indivíduo.

Recentemente, descobriu-se que até mesmo fetos, no útero, sonham – embora seja impossível, até o momento, saber com o quê, já que eles não possuem memórias visuais para que possam formatar imagens em seus sonhos.

De modo geral, para a ciência, os sonhos são experiências da imaginação, mas não há um consenso definitivo sobre isso e, até que algum aspecto sobre o ato de sonhar seja definitivo, ainda existirão muitas especulações e curiosidades sobre o assunto.

Para os místicos, esotéricos e para pessoas de diversas religiões, os sonhos podem ter significados relacionados com os símbolos que nele aparecem.

Segundo o site Apsique, por exemplo, sonhar com espelho pode significar coisas relacionadas com o ego e cada detalhe do sonho pode sinalizar outras questões relacionadas a ele (se o espelho estiver quebrado tem um significado, se estiver coberto, outro, e assim sequencialmente).

O costume de buscar significados em sonhos não é nada novo e já estava presente nos tempos do Egito Antigo, onde os faraós contavam com sacerdotes e magos que lhe orientavam sobre a interpretação do que haviam sonhado.

Até mesmo a Bíblia registra a comunicação espiritual entre o homem e o Divino através dos sonhos, em passagens onde José interpretava os sonhos do faraó.

Na atualidade, a interpretação dos sonhos continua sendo um mistério, sendo trabalhado na psicoterapia, dentro das religiões e, também, no misticismo e através da intuição, nos mais diversos países ao redor do globo.

Na Itália, por exemplo, o site Lapsiche é a referência para a consulta de significados de sonhos e recebe milhares de acessos mensais de pessoas que procuram compreender as mensagens diretas ou indiretas que podem estar recebendo durante o sono.

Por último, mas não digno de ser ignorado, pode-se dizer que, também, há quem hesite em acreditar que os sonhos tenham algum significado e que o ato de sonhar tenha algum valor para a existência humana.

Para o psiquiatra e pesquisador americano John Allan Hobson "os sonhos são como um mero subproduto da atividade cerebral noturna". Para ele, não há nada nos sonhos que mereça atenção especial.

E você? O que pensa sobre tudo isso?

Os sonhos devem ou não ser levados a sério?

Compartilhe e comente em suas redes sociais!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!