SEO

SEO é caminho para colocar sites novos no topo do Google

Melhorias tornam o sucesso online possível ao gerarem autoridade e aumentarem o tráfego nos domínios.

Mateus
Publicado em 01/02/2022, às 13h57 - Atualizado em 02/02/2022, às 10h28

FacebookTwitterWhatsApp
George Morina/Pexels
George Morina/Pexels

No mundo digitalizado, adotar estratégias de SEO para um site novo é um dos caminhos mais produtivos para fazê-lo chegar ao topo das buscas relacionadas no Google. As melhorias tornam o sucesso on-line possível, pois geram autoridade e aumentam o tráfego de um site ou blog. 

SEO significa search engine optimization (otimização para mecanismos de busca). O objetivo desse conjunto de técnicas e ferramentas é alcançar posicionamentos mais satisfatórios em mecanismos de busca para sites, blogs e páginas na web. O intuito é realizar melhorias na estrutura, identificar as palavras-chave mais buscadas e aparecer nos primeiros lugares das buscas do Google. 

De acordo com um relatório sobre o panorama do marketing de conteúdo, publicado pela SEMrush em 2020, “atrair mais tráfego é uma meta prioritária entre os profissionais de marketing, com cerca de 71% esperando atrair mais consumidores para seus sites”. 

Conforme ressaltado pelo levantamento, ao seguir as técnicas e utilizar as ferramentas corretamente, o SEO é capaz de reduzir gastos, como o pagamento de anúncios no Google. Essa é uma opção viável para empresas e negócios que buscam crescer, sem ultrapassar o orçamento disponível. Especialistas em SEO podem auxiliar o processo de otimização de um novo domínio. 

O que deve ser considerado

O SEO é um conjunto de otimizações tido como importante para o marketing digital, pois coloca os domínios nas primeiras posições de busca orgânica do Google. Isso é relevante porque os cinco primeiros links são mais visualizados e mais acessados pelos usuários, segundo estudo da agência norte-americana de marketing digital Ignite Visibility, o que aumenta a chance de conversão.

O trabalho para alcançar tal visibilidade é constante e precisa se adaptar às mudanças virtuais. Inicialmente, para fazer com que um site adquira autoridade, se torne conhecido e receba mais acessos, é necessário definir o público-alvo, traçar um objetivo e elaborar um plano de ação.

Durante o monitoramento do site, também precisam ser observados o formato do conteúdo, o uso de ferramentas específicas e a escolha de linguagem. Vale ressaltar que oferecer conteúdo de qualidade é tão importante quanto ser encontrado nas buscas.

Ferramentas para colocar em prática

É possível fazer uma análise SEO gratuita para começar os trabalhos. Além disso, ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console, também sem custos, podem funcionar como base para o início da atuação com as otimizações. 

Por meio delas, é feito um diagnóstico da situação atual do site, facilitando a criação de um planejamento embasado e assertivo. Com isso, os impactos de cada ação poderão ser mensurados a partir das primeiras otimizações feitas. 

Google Analytics

Quais são as páginas mais visitadas? Quais delas têm o melhor desempenho? As respostas para essas perguntas são fornecidas pelo Google Analytics. A partir da avaliação de dados, a ferramenta disponibiliza recursos para que os usuários estudem o desempenho de suas estratégias digitais. 

Além disso, é possível monitorar os números de tráfego orgânico, mapear os canais que mais geram tráfego e compreender o engajamento. 

Google Search Console

Já o Google Search Console facilita a comunicação entre o site e o Google. A partir dele, são disponibilizados relatórios para a estratégia de SEO. Descobrir se o domínio foi hackeado ou penalizado, identificar a taxa de cliques e de palavras-chave e as falhas de indexação no site são funções da ferramenta. Com esse recurso, é possível, ainda, pedir ao Google que rejeite backlinks não confiáveis. 

Dicas de SEO para sites iniciantes

Escolher um nome de domínio original, curto e claro é um dos primeiros passos para melhorar o posicionamento de um site novo. Por meio desse nome, o público-alvo irá encontrar a marca, seus produtos e serviços. Os mecanismos de pesquisa possuem rastreadores que verificam o nome do domínio para identificar o assunto principal de uma página. Por isso, o nome do domínio precisa estar alinhado ao que a marca oferece. 

Com o nome definido, fazer um esboço da estrutura e arquitetura do site é uma maneira de visualizar quais conteúdos serão necessários, quantas páginas, abas e seções.  Isso é importante porque os bots do mecanismo de pesquisa fazem o rastreamento do conteúdo das páginas para indexá-las. Sendo assim, é preciso pensar numa estrutura que tanto robôs quanto humanos possam compreender. 

Antes de começar um site e pensar na sua estrutura, é importante que o usuário decida se quer criá-lo por conta própria, contratar um especialista em SEO ou mesclar as duas estratégias. Para isso, é importante avaliar quanto trabalho a criação do site e a sua manutenção demandam. 

É possível, por exemplo, recorrer aos serviços de um desenvolvedor para criar o esqueleto do site e aprender com ele a forma de dar sequência ao seu gerenciamento, por meio do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), que funciona como um editor de textos para web. A partir daí, o dono do site consegue preencher as páginas com informações.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!