PRAIAS DO RJ

Praias mais famosas do Rio de Janeiro/RJ: Conheça as melhores

Conheça as melhores praias do Rio de Janeiro

HenriquePublicado em 29/07/2021 às 15:28Atualizado há 29/07/2021 às 17:01

A tão querida Cidade Maravilhosa abriga uma série de encantos que atraem turistas de todas as partes do mundo. Aliás, as praias mais famosas do Rio de Janeiro são a síntese dessas qualidades, e unem o que há de melhor na capital fluminense.

A seguir, uma lista com alguns dos cartões-postais mais badalados da costa brasileira. Vamos conhecer!

Praia de Copacabana

A praia mais famosa da cidade, do Brasil e talvez do mundo está localizada no bairro homônimo. 

Chamada carinhosamente de "Princesinha do Mar", a praia tem cerca de 4 quilômetros de extensão e apresenta uma forma característica de meia-lua.

Além disso, também possui entre seus traços marcantes o clássico Calçadão, elegantemente desenhado com ondas pretas e brancas em pedra portuguesa, projetadas pelo paisagista Burle Marx.

Sempre movimentada, a praia chama atenção pelo visual proporcionado pelas areias brancas e pelo mar calmo, convidativo para o banho. Além disso, a orla possui muitos bares, restaurantes e hotéis. 

A Praia de Copacabana também abriga alguns dos mais famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro como, por exemplo, a estátua de Carlos Drummond de Andrade, instalada nas proximidades do Posto 6, e o Forte de Copacabana. 

A praia está localizada na região da Avenida Atlântica, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e o Forte. 

Além disso, vale lembrar que a praia protagoniza eventos importantes de grandes proporções, como a queima de fogos no Réveillon e o carnaval carioca.

Praia de Ipanema

Imortalizada no sucesso mundial "Garota de Ipanema", de Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, esta charmosa praia é uma das mais famosas do Brasil.

Localizada no sul da Cidade Maravilhosa, entre o Arpoador e o Jardim de Alah, continua sendo uma das praias mais frequentadas pelos cariocas e um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro. 

Além das belezas naturais, a praia e a orla traduzem muito bem o estilo de vida carioca, com bares, restaurantes, lojas e diversas atividades ao ar livre em um dos bairros mais tradicionais da capital fluminense.

Seus 2 quilômetros contemplam o Posto 8, o Posto 9 e o Posto 10. Normalmente, o Posto 8 é frequentado por pessoas mais jovens que procuram um local mais descontraído para curtir o clima de badalação. 

Já o Posto 9 é muito famoso por estar perto da Rua Farme de Amoedo, bastante procurada por turistas brasileiros e estrangeiros que querem um ponto agradável para se encontrar.

Por fim, o Posto 10 é indicado para quem sai com a família e quer um ambiente mais tranquilo e organizado. Localizado mais próximo à Praia do Leblon, esse é um posto muito mais sossegado, reservado e que esbanja requinte.

Praia do Leblon

A Praia do Leblon, no bairro de mesmo nome, é simplesmente a área mais luxuosa da Cidade Maravilhosa. 

Ao lado de Ipanema, representa a dupla de praias mais badaladas da cidade. Elas são separadas pelo canal do parque Jardim de Allah, divididas em dois.

Localizada entre os postos 11 e 12, a praia já é reconhecida por todos os brasileiros, servindo como cenário para filmes, novelas e séries. 

A Praia do Leblon oferece a vantagem de ser mais silenciosa e menos movimentada do que as demais praias cariocas localizadas em bairros mais frequentados. 

Além disso, o cartão-postal é um dos melhores pontos de lazer, esporte, entretenimento e descanso na cidade.

Podemos afirmar que Leblon é uma praia VIP. Não é muito raro ver celebridades tomando sol ou correndo na orla. A ciclovia que começa no Leblon e termina em Leme também é sempre muito movimentada.

No final da praia, no sopé do Morro Dois Irmãos, o mirante do Leblon oferece uma excelente vista da costa.

Além da praia, o bairro do Leblon é um dos bairros mais tranquilos da Zona Sul e tem alguns dos melhores bares e restaurantes do Rio de Janeiro. É um lugar cheio de estilo, mas sem deixar de lado o visual mais simples e casual dos quiosques clássicos.

O ar de exclusividade também está nos imóveis residenciais. De fato, ofertas de apartamento de luxo no Leblon é o que não falta, cada um com a sua peculiaridade, custos e benefícios, em uma das regiões mais valorizadas da cidade. 

Praia de São Conrado

A praia de São Conrado faz parte do bairro de mesmo nome, aliás, um dos mais elegantes do Rio de Janeiro, com edifícios luxuosos em torno da praia. 

São Conrado é cercado por montanhas enormes, com vista para o Morro Dois Irmãos e para as montanhas rochosas Pedra da Gávea e Pedra Bonita. 

Devido à localização longe dos principais centros turísticos, a praia é muito menos frequentada durante a semana do que as outras. 

Além disso, como todas as outras praias da cidade, não faltam quiosques e bares à beira-mar, com todos os confortos básicos para os banhistas. 

Por ali também há uma pequena faixa de areia na extremidade direita da praia, com um quilômetro de comprimento, chamada de Praia do Pepino, que é a parte final de São Conrado.

O local conta com uma natureza exuberante, e é o ponto de pouso de asa delta, uma das maiores atrações do lugar.

Praia da Barra da Tijuca

Com seus 18 quilômetros de comprimento, a praia da Barra da Tijuca é a maior do Rio de Janeiro. A maior parte dela é totalmente urbanizada, com uma passarela que reveste a avenida, ciclovia e muitos quiosques. 

Também chamado de simplesmente "Barra", o local é perfeito para esportes aquáticos, especialmente surf, windsurf e kitesurf.

As águas verdes e cristalinas da Barra não só atraem apenas turistas locais, mas também todos os amantes do mar que vêm aqui de todo o mundo. 

Aliás, por sua beleza, a Barra da Tijuca que é um dos bairros mais nobres do RJ, tem sido escolhida como cenário de diversas novelas e filmes. 

A partir do trecho da Avenida Ayrton Senna, a praia é uma área de conservação ambiental, o que garante um passeio tranquilo e agradável pela Reserva Marapendi.

Praia de Botafogo

Essa praia, com cerca de 700 metros de comprimento, está localizada no bairro de 

Botafogo, que liga o centro e o sul da cidade e se estende entre o Flamengo e o iate clube do Rio. 

A Praia de Botafogo é lembrada pela sua localização muito especial, que oferece uma vista frontal do lendário Pão de Açúcar, na Baía de Guanabara e do Morro da Urca. 

Apesar de imprópria para banho, fazer um passeio pela orla é uma ótima pedida. 

A beleza do local é estonteante.

Esta parte do Rio de Janeiro é muito procurada para passeios de barco à vela, porque nesse trecho do mar as águas são mais calmas do que em outros lugares da baía. 

Também há a possibilidade de andar de bicicleta, correr e caminhar pela ciclovia e pela passarela. 

Além disso, para quem deseja aproveitar a vida noturna ao redor da praia de Botafogo, pode encontrar muitas opções de bares e restaurantes para visitar.

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por