DICAS

O que você precisa saber antes de comprar o seu primeiro carro

Custos podem pesar bastante no seu orçamento.

HenriquePublicado em 27/11/2020 às 10:41Atualizado há 27/11/2020 às 12:09
 (Pixabay)

(Pixabay)

Acabou de tirar a carteira e está louco para dirigir o seu próprio carro? Então, veja nossas dicas antes de realizar a compra. Um carro envolve muitos gastos como as parcelas do financiamento, seguro e manutenção. 

Comprar um carro novo ou usado? Como se planejar para honrar seu compromisso? É preciso ter um bom planejamento para garantir que você não se endivide e adquira um veículo que atenda às suas necessidades. 

Confira as nossas dicas a seguir.

Carro novo, seminovo ou usado? 

Se você está procurando o seu primeiro carro, é necessário pesar alguns fatores para escolher. Um carro novo tende a vir com as peças intactas, e na maioria das vezes, as primeiras revisões estão garantidas. Isso indica que provavelmente você não precisará se preocupar com a manutenção por um bom tempo. 

O ponto desfavorável de um carro 0 KM é a sua forte desvalorização nos primeiros anos, o que pode pesar bastante, caso você precise revendê-lo no curto prazo. Os carros seminovos tiveram pouco tempo de uso, provavelmente um dono só e dependendo dos cuidados, as peças ainda estão bem preservadas. 

Alguns carros podem, inclusive, estar na garantia de fábrica, dependendo do ano de fabricação. Esses veículos também têm a vantagem de já terem passado pelo período de maior desvalorização. Porém, o fato de terem um dono anterior pode trazer problemas como danos em alguma parte interna ou externa do veículo. 

Já os carros usados são mais antigos e custam menos. Os fatos que pesam contra essa escolha é que esses veículos, geralmente, já tiveram mais de um dono e tem uma alta quilometragem. Com isso, os custos de manutenção aumentam, já que as peças precisam ser respostas com menos tempo. 

Impostos e licenciamento do veículo

Se você está pensando que a sua única preocupação é pagar as parcelas do financiamento, isso é um equívoco. Esse não é o único custo que um carro lhe trará, então é fundamental que você se atente a esse detalhe também. 

Todo início de ano, você tem de pagar o IPVA para poder manter o documento do veículo em dia. Aqui é preciso ter uma ideia de valores de veículos com gasolina, que pagam mais caro, e veículos com GNV, que tem um bom desconto no pagamento do imposto. 

Seguro e assistência 

Fora os tributos, também é importante pensar no valor do seguro. O seguro automotivo é importante contra roubos e furtos, mas não só para isso. Dependendo das coberturas que você escolher, você pode contar com assistência 24h, cobertura de danos contra acidentes, entre outros.

Carros novos e seminovos têm um valor de seguro mais alto porque são caros com pouco tempo de fabricação. Os usados, por sua vez, são mais baratos, mas é preciso ter uma noção de até quando ele será coberto pelo seguro. Muitas seguradoras não oferecem seguros para carros com mais de 10 ou 15 anos de fabricação. 

Manutenção

Seguro, impostos, ainda falta pensar na manutenção. Carros precisam de manutenção periódica. Por isso, é importante que você consulte um mecânico para ter uma ideia de valor e disponibilidade das peças. Assim, você saberá se o valor das revisões cabe no seu orçamento. 

Combustível

O consumo de combustível também deve ser considerado. Carros menos potentes, de motor 1.0 geralmente são mais econômicos, sendo as melhores opções para diminuir os gastos com combustível. 

Se você quer um carro mais potente, mas não quer diminuir os custos, pode comprar ou instalar um kit GNV no carro. O gás natural é um combustível mais barato e econômico do que a gasolina e o álcool, sendo uma maneira excelente de reduzir os custos mensais com combustível. 

 Pense na finalidade do carro 

Outra dica importante para guiar sua escolha é saber como você utilizará o carro. Se você quer comprar o carro para rodar como taxista ou motorista de aplicativo, por exemplo, o ideal é que você pegue um modelo maior, como um sedan, uma minivan ou uma SUV.

Agora, se você quer usar o carro apenas para passear com a família, um modelo hatch 1.0 é ideal para poucas pessoas, e quer um carro mais econômico e barato. Se a família é grande e você carrega bastante coisa no carro, um sedan básico é a melhor alternativa.

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por