DICAS

O que não dizer durante uma entrevista de trabalho

Descubra como ir bem em uma entrevista de emprego

Mateus
26/11/2021 às 13:57.
Atualizado em 26/11/2021 às 14:54
 (Pexels)

(Pexels)

A comunicação é essencial durante na hora de pleitear uma vaga no mercado de trabalho, pois é por meio dela que o recrutador conhece o candidato e vice-versa. Algumas perguntas surpresas podem surgir, por isso é importante saber o que não dizer em uma entrevista de trabalho.

Existem algumas frases que podem expressar, mesmo se não for a intenção do candidato, desleixo, irresponsabilidade ou até mesmo arrogância por parte do entrevistado. É bom estar preparado para uma conversa decisiva como esta, para não correr o risco de passar uma impressão diferente da real.

Disputando uma vaga

Diversos fatores podem influenciar para que um profissional se saia bem em uma entrevista de emprego. A roupa, pontualidade, educação com demais funcionários da empresa, são algumas dicas para se destacar.

Contudo conseguir mesmo a sonhada oportunidade de trabalho está além disso, as necessidades da empresa contratante deve estar compatível com o currículo e preparo do candidato, o que, na maioria das vezes, só pode ser explicitado através de uma boa e esclarecedora conversa.

Mas é preciso ter cuidado para que tentando “vender o peixe”, o candidato não pareça soberbo, se achando muito melhor do que os demais competidores à vaga. Ter segurança é bom, porém, tudo em exagero pode se transformar em negativo. Melhor não arriscar!

Não diga isso em uma entrevista de trabalho

Não trouxe o currículo

Se demonstre preparado para imprevistos. Mesmo que você já tenha enviado o currículo através do e-mail, ou entregue na recepção, no dia da entrevista, leve consigo uma cópia.

Imagine se o entrevistador, por algum motivo, não conseguir ler seu currículo durante a entrevista, será difícil para você, muitas vezes, recordar de tudo o que estava escrito ali, além do mais pode tornar a entrevista mais longa e cansativa para ambas as partes.

Pequenos detalhes podem custar um emprego, pense nisso.

Não tenho disponibilidade para começar na data que você gostaria

Jamais diga que não está disponível para começar a trabalhar, isso pode causar a sensação de que você está ali por mera brincadeira e que na hora do “vamos ver” você vai pular fora.

Não seja sincero demais

Você pode demonstrar preocupação em relação ao salário e benefícios do trabalho pretendido, entretanto não precisará fazer isso toda hora. Ser sincero demais, pode atrapalhar. Que fique claro que isso não significa falar mentiras durante a entrevista e sim ser mais discreto em relação às suas preferências.

O mesmo serve para quando for indagado sobre os seus defeitos. Não precisa expor todos eles na real intensidade. Principalmente se o seu defeito for preguiça (risos).

Estou aqui pois estou desempregado e precisando muito

As coisas não estão fáceis e provavelmente o setor de Recursos Humanos das empresas já estão cientes disso, logo, um candidato a uma vaga de trabalho não precisa ficar ressaltando essa informação o tempo todo.

Dizer que está ali somente por estar precisando pode ser um ponto negativo para o candidato, pois o recrutador entenderá essa informação como se o local em que o candidato for trabalhar pouco importa, o que desmerece um pouco a empresa.

Não se superestime

Tudo bem ter a auto estima boa, mas não seja egocêntrico. Ao ser perguntado sobre as qualidades, procure se resumir ao emprego. Dê informações sobre o trabalho. Não faça “links” nada a ver. Tipo, “Sou uma ótima amiga, leal às pessoas que eu amo”.

Estou nervoso

Por mais que dentro de você a ansiedade esteja pulsando forte jamais diga a frase “estou nervoso” durante uma conversa de emprego. Se você não aguentar uma entrevista, vai aguentar o trabalho com todas as suas pressões? Assim pensará o RH que vai te entrevistar.

Tudo está escrito no currículo

Essa mancada você não precisa dar. Procure responder todas as perguntas de forma mais profissional o possível, mesmo que você precise repetir informações que estão escritas no seu currículo.

Isso pode soar como má vontade e até mesmo má resposta.

Meu ex-chefe era muito chato e exigente

Não fale mal dos seus empregos passados, ainda que você tenha saído por algum desentendimento, o que é natural, não precisa ressaltar isso.

Quando perguntado sobre outros empregos, conte sobre as atividades que desenvolvia, o que aprendeu e o que mudou para você em relação à profissão.

Quem fala mal de um chefe pode falar do próximo. Além disso, pode colocar você em uma posição negativa, de barraqueira ou até mesmo de alguém que colocará a empresa na justiça do trabalho.

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por