De Tudo um Pouco

Mitos e Verdades Sobre Desentupimento!

Confira mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 01/09/2023, às 17h30

FacebookTwitterWhatsApp
Pessoa arrumando encanamento - Freepik
Pessoa arrumando encanamento - Freepik

Nosso intuito, com este artigo, é revelar as verdades sobre desentupimento por trás dos mitos que rondam o procedimento. Com certeza você já escutou algum deles. Continue acompanhando este artigo para saber por que eles são mitos.

Água quente desentope tudo

Não é verdade que a água quente soluciona todos os entupimentos. Ela pode até ajudar a empurrar alguma obstrução leve, mas não consegue solucionar aquelas mais graves e profundas.

Além disso, utilizar água quente nos encanamentos pode causar neles danos físicos, ocasionados pela diferença de temperatura entre os canos e a água.

Dessa forma, você pode solucionar um entupimento, mas acabar com um vazamento de água.

A caixa de gordura não deixa a pia entupir

A caixa de gordura é um dispositivo que ajuda a filtrar a gordura que desce pelo ralo da pia da cozinha. Graças a ela, a água pode seguir normalmente pela rede de esgoto, enquanto óleo, gordura e alimentos são retidos.

Entretanto, ela é feita para suportar apenas uma determinada quantidade de gorduras e outras substâncias.

Por isso, ao deixar que alimentos desçam pelo ralo com frequência, ela ficará cheia, deixando escapar os detritos para o esgoto. Lá, elas causarão entupimento, grudando nos canos e impedindo a passagem de água.

É preciso utilizar a caixa de gordura, portanto, como mais um aliado, mas não como a única solução no combate ao entupimento.

Descarga com água sanitária limpa os canos

A utilização da água sanitária para desinfecção (limpeza, remoção de bactérias) é comprovada. Mas a sua composição não consegue dissolver, nem remover resíduos que entopem o encanamento. 

Além disso, quando se despeja água sanitária no vaso, sua ação é superficial, ou seja, ela pode conseguir empurrar, de alguma forma, o que está causando a obstrução.

Mas ela não conseguirá adir em obstruções mais graves e profundas.

Ainda, a utilização da água sanitária, na tentativa de solucionar entupimentos, pode provocar a criação de vapores tóxicos. Estes subirão pelo encanamento e chegarão às pessoas que moram ou convivem no local, afetando sua saúde.

Produtos químicos fortes solucionam o problema

Essa afirmativa é parcialmente um mito. Isso porque uma das verdades sobre desentupimento é que, muitas vezes, os produtos químicos não solucionam e ainda agravam o procedimento.

É o caso, por exemplo, da soda cáustica, que, quando em contato com determinadas substâncias que causam entupimento, endurecem e geram um bloqueio ainda maior no encanamento.

Com um problema mais grave em andamento, será necessário contratar um serviço especializado de desentupimento (e pagar a mais por ele).

Desentupir sozinho é mais econômico

Isso é parcialmente mito. Há alguns entupimentos que estão no início, por isso são de fácil solução. Alguns produtos, como o diabo verde, ou misturas de vinagre com bicarbonato, pode fazê-los sumir.

Entretanto, quando os entupimentos são grandes e profundos, as soluções para eles podem custar mais caro que pagar pelo serviço de uma empresa especializada.

Além disso, em muitos casos, ao tentarem desentupir sozinhas, as pessoas se acidentam, se intoxicam ou se queimam, tendo que gastar para recompor sua saúde.

Em outros casos, elas acabam quebrando encanamentos, por fazer força desnecessária ou por utilizar técnicas erradas de desentupimento. Então, além de não solucionar o entupimento, geram novos problemas (e mais caros).

É caro pagar uma desentupidora

Mito! Uma das principais verdades sobre o desentupimento é que os profissionais conseguem realizar o procedimento de forma simples, rápida e econômica.

Há empresas que atuam com diversos preços no mercado e algumas delas possuem um ótimo custo-benefício, como é o caso da Ajax Soluções.

Por isso, antes de tentar um processo difícil e arriscado de desentupimento amador em sua casa, avalie a contratação de uma empresa especializada!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!