VOCÊ SABIA?

Marketing de afiliados: o que é, vantagens e como começar?

Como fazer marketing de afiliados?

Henrique
Publicado em 30/06/2021, às 16h37 - Atualizado em 01/07/2021, às 10h49

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O marketing de afiliados é uma ótima opção para quem deseja gerar receita na internet, mas ainda está começando. Então, se você está iniciando nos blogs e, por isso, ainda não tem ideia do que o seu público deseja consumir, vender soluções de terceiros pode ser uma boa ideia.

Assim, as empresas desenvolvem um produto ou serviço para diferentes necessidades, e você cria um material para divulgá-lo, mostrando detalhes sobre a oferta.

Desse modo, ao se afiliar a determinada solução, ela será divulgada para a audiência por meio de um link. A cada venda realizada, você receberá uma porcentagem em cima do valor da venda, como uma espécie de comissão.

É com isso que se torna possível gerar receita, e ainda testar ideias para futuros produtos. Muitas pessoas querem ganhar dinheiro em casa, fazendo algo que gostam e obtendo um bom retorno. Mas não é fácil, principalmente se você não tem uma habilidade específica.

Então, o marketing de afiliados surge como uma oportunidade de conseguir uma renda extra, que futuramente pode se tornar sua principal fonte de renda. Neste artigo, vamos explicar o conceito dele, seus benefícios e como aplicar.

Então, se você está interessado, leia até o final.

O que é marketing de afiliados?

A internet se tornou um ambiente promissor para os empreendedores e pessoas que, mesmo não tendo seu próprio negócio, desejam ganhar dinheiro.

Dentre as várias possibilidades de conseguir isso está o marketing de afiliados, em que uma empresa X (conhecida como produtora), lança um produto.

Supondo que uma organização lançou uma nova metodologia para modernização de elevadores e deseja alcançar um número maior de pessoas.

Para fazer a divulgação e impulsionar as vendas, ela investe em afiliados, que são pessoas que divulgam sua solução nas redes sociais, em blogs e outros canais.

A empresa contabiliza alguns números para saber como está o sucesso da estratégia e, com base no resultado, estipula quanto a pessoa vai receber pela divulgação. O valor recebido pelo afiliado é como uma comissão pelas vendas ou por cliente convertido.

Existem diferentes tipos de divulgação, sendo que os vendedores estabelecem parâmetros que definem o sucesso do afiliado e o quanto ele vai receber. Então, dentre as categorias de divulgação estão:

  • CPC – Custo por clique;
  • CPA – Custo por ação;
  • COM – Custo por mil impressões;
  • CPV – Custo por vendas.

No custo por clique, o afiliado precisa trabalhar em campanhas chamativas e interessantes, que convençam o visitante a clicar no anúncio. Ele não precisa vender, visto que o que vale são os cliques no banner, anúncios e outras publicidades divulgadas pelo afiliado.

O CPC é uma opção menos complexa, já que tanto para anunciar laje pré moldada isopor quanto roupas, o foco é desenvolver campanhas com boas possibilidades de cliques e que não precisam de conversão.

No custo por ação, o afiliado recebe quando o visitante realiza alguma ação dentro da página, depois de clicar no anúncio. Essa ação pode ser o preenchimento de um formulário, envio de dúvidas e, claro, uma compra.

Nesse caso, além de uma boa campanha de divulgação e mídia, é necessário criar uma página que leve o usuário a interagir com o conteúdo.

O custo por mil visualizações, por sua vez, gera uma comissão para o afiliado depois que o material for visualizado mil vezes em sua página.

Os afiliados que mais se interessam por essa modalidade são aqueles que já possuem uma boa quantidade de visitantes. Eles são pagos de maneira recorrente e têm um controle maior sobre o pagamento.

Por fim, no custo por vendas, o afiliado recebe toda vez que o cliente compra o que foi anunciado, como no caso de maquinas para frigorífico.

As compras são contabilizadas por meio de links e códigos gerados, que associam a venda ao afiliado, comprovando que ela ocorreu depois da divulgação feita pela pessoa. As comissões também são processadas automaticamente.

Benefícios do marketing de afiliados

Se você gosta e se identifica com esse trabalho, saiba que ele pode trazer muitos benefícios. Pensando nisso, listamos aqueles que são mais comuns, tais como:

Ganhar uma renda extra

Muitas pessoas desejam uma renda extra para suprir suas necessidades, pagar suas contas, realizar um sonho e assim por diante.

O marketing de afiliados é uma boa ideia porque ele pode ser trabalhado nos dias de folga ou nas horas livres. Só que, quanto mais você trabalhar nele e aperfeiçoar as estratégias, maiores serão as chances de se tornar sua renda principal.

Para isso, é interessante se especializar, buscar informações e construir um negócio bem estruturado. Assim, uma pessoa que procurar sobre piso vinílico clicado preço, estará mais propensa a clicar em um anúncio de afiliado, pois ele será bem trabalhado.

Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários é um dos motivos que mais atrai as pessoas, já que todo mundo gostaria de ganhar dinheiro sem precisar cumprir horário.

Com o marketing de afiliados, você trabalha por conta, define em quais dias e horários é mais produtivo e quando prefere se dedicar à atividade. Entretanto, é essencial ter disciplina, pois é a única forma de atingir as metas e realmente ganhar dinheiro.

Tomar decisões por conta própria

Quem trabalha com esse tipo de marketing tem autonomia para tomar as próprias decisões. Quando trabalhamos para alguém, precisamos nos abdicar de algumas coisas por conta da empresa.

Só que a maioria das pessoas quer ter autonomia e fazer as próprias escolhas, sem dar satisfação para ninguém. E toda essa liberdade traz mais satisfação profissional.

Escolher o que quer vender

No marketing de afiliados, você determina o que deseja comercializar. Por exemplo, se você tem um blog sobre decoração, vai achar interessante anunciar uma mesa inox com cuba.

Existem muitas possibilidades de anúncios, e você pode escolher aquele que tem mais afinidade, interesse ou que tenha mais a ver com o seu canal. Se você gosta do mercado dos produtos que vai anunciar, fica muito mais fácil criar anúncios atraentes e que chamem a atenção.

Agora que você já sabe quais são os benefícios do marketing de afiliados, no próximo tópico, vamos mostrar como ele pode ser aplicado. Acompanhe.

Como trabalhar o marketing de afiliados?

Para trabalhar o marketing de afiliados, existem alguns passos que são indispensáveis. Pois bem, entre os principais podemos citar os seguintes:

Escolher uma plataforma

As plataformas conectam os vendedores e os afiliados, e existem várias opções que você pode escolher. Elas disponibilizam toda a estrutura necessária para definir os valores que devem ser pagos.

Também existem aquelas que, além de cuidarem da gestão do produto e do afiliado, oferecem informações sobre métricas importantes que ajudam a melhorar a conversão e, consequentemente, a comissão.

Contar uma história

Ao elaborar um anúncio, seja de projeto de combate a incêndio ou produtos para PET, é interessante contar uma história, para prender a atenção do público.

No marketing de afiliados, uma das melhores jogadas é fazer com que a recomendação de um produto parece ter sido feita por um amigo. Portanto, determine quais sentimentos deseja trabalhar para criar a história perfeita.

Mostrar como se usa o produto

É comum vermos nos blogs artigos que mostram como fazer alguma coisa, e eles são uma ótima oportunidade para indicar um produto. Por isso, ensine a fazer algo e depois mostre qual equipamento ou produto usou.

Esse tipo de conteúdo pode ensinar de tudo, desde instalação de interfones até o uso de agulhas de crochê para confecção de tapetes. E ele fica ótimo em formato de vídeo, também pode não precisar de tantas edições, como no caso das fotografias.

Divulgar nas redes sociais

O conteúdo publicado deve ser divulgado em todas as suas plataformas nas redes sociais. Mas é essencial que, antes do compartilhamento, o formato seja adaptado à plataforma que vai recebê-lo.

Também é importante considerar o perfil da audiência que vai acessar o material. E mais do que apenas uma propaganda, crie um material realmente relevante para o público-alvo.

Ser verdadeiro

Por fim, seja sempre verdadeiro. Se você conhece sobre montagem de quadro elétrico residencial, fale sobre o assunto de maneira sincera.

Não recomende produtos e serviços que nunca testou, e seja transparente em sua opinião. Mostre o que a solução tem de positivo e as mudanças que podem ser úteis para as pessoas.

Conclusão

O marketing de afiliados é uma excelente oportunidade de começar a ganhar dinheiro na internet. No começo, ele vai gerar menos lucros, mas ao longo do tempo, isso melhora e você vai contar com uma boa recompensa financeira.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o conceito de marketing, seus benefícios e como aplicar. Agora é só escolher o que deseja anunciar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!