EMPREGOS

Jovem Aprendiz: Conheça as vantagens para estudantes e empresários!

A primeira etapa para quem deseja uma trajetória de destaque no mercado de trabalho

Henrique
Publicado em 17/11/2020, às 10h17 - Atualizado às 15h53

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem Jovem Aprendiz: Conheça as vantagens para estudantes e empresários!

O jovem que deseja sucesso em sua vida profissional precisa conhecer o programa jovem aprendiz, pois essa é a primeira etapa para quem deseja uma trajetória de destaque no mercado de trabalho.

Esse programa é indispensável tanto para o jovem, quanto para o empresário.

De um lado, há os jovens estudantes que conseguem aproveitar a oportunidade de inclusão social e o primeiro emprego, além disso, a chance de desenvolver habilidade para conseguir ter sucesso no setor corporativo.

Já do outro lado, há os empresários que conseguem colaborar, de forma ativa, com a formação dos futuros profissionais, portanto, conseguem difundir os valores e a cultura de suas empresas com o universo jovem.

Quer saber mais sobre como essa relação pode ser benéfica tanto para o jovem aprendiz, quanto para o empresário? Então confira o artigo abaixo!

Estudante: Ser jovem aprendiz é ter um diferencial no mercado de trabalho

Quem busca ser jovem aprendiz já consegue demonstrar que está preocupado com o próprio futuro, com sua mão de obra e qualificação para contribuir com o setor corporativo do nosso país.

Consequentemente, isso será um reflexo extremamente positivo, principalmente no currículo.

Ser jovem aprendiz facilita na abertura de portas, pois essa pessoa consegue uma experiência de trabalho que poderá ser evidenciada no currículo e em entrevistas de trabalho.

Ademais, o jovem aprendiz que se destacar em seu trabalho poderá até mesmo conseguir diferentes oportunidades dentro da própria empresa, crescer no local e ocupar diferentes cargos.

Isso significa que além de ser um momento para aprender, também será uma experiência essencial para conseguir crescer no mercado de trabalho.

Empresário: Moldando novos profissionais para sua empresa com o Jovem Aprendiz

Além dos benefícios econômicos dessa forma de contratação e das vantagens que ela pode trazer para a imagem da marca, há a possibilidade de moldar profissionais de acordo com determinadas culturas e valores.

Em outras palavras, o Jovem Aprendiz é uma oportunidade que as empresas têm de contratar pessoas que não possuem vícios herdados de outras experiências profissionais.

Evidentemente, contratar jovens ainda sem nenhuma experiência e com muita vontade de aprender pode sair bem mais barato. E não é somente por conta dos benefícios e vantagens fiscais.

Na verdade, os benefícios de investir na formação contínua desses jovens se referem à maior capacidade que eles têm de se adequarem às empresas.

Com o tempo de experiência e o devido acompanhamento, esses jovens podem ser contratados adiante, reduzindo os custos com treinamentos e programas

De fato, com o desenvolvimento de programas de inserção desses jovens, é possível integrá-los totalmente à dinâmica de uma organização e incentivá-los a continuar sua jornada de aperfeiçoamento dentro das empresas.

Após os 2 anos de duração do contrato de trabalho do aprendiz, é possível às empresas firmar um elo com os jovens aprendizes contratados e inseri-los posteriormente em um programa para trainees.

Jovem aprendiz: mais oportunidades para jovens, mais benefícios para empresas

Como você mesmo pôde perceber a partir da leitura desse artigo, esse programa é importante não somente para os jovens que desejam ter uma primeira experiência profissional, mas, também, para as empresas que querem investir em mão de obra.

De fato, o Jovem Aprendiz propicia tanto a contratação de pessoas com um excelente retorno sobre o investimento, como a preparação de pessoal qualificado e alinhado com os valores e a cultura das empresas.

Gostou do artigo? Aproveite o espaço abaixo e deixe o seu comentário!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!