Gestão de escritório de advocacia: 5 dicas importantes

Confira algumas dicas

Mateus
Publicado em 19/05/2022, às 14h41 - Atualizado em 20/05/2022, às 13h46

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Quem fez faculdade de Direito e é novato na área de advocacia ou já está em nível sênior e deseja expandir seus horizontes profissionais muitas vezes pensa em iniciar um escritório de advocacia próprio para iniciar um investimento duradouro na área do Direito.

Porém, isso não é tão fácil quanto parece ser, obviamente. Apenas a gestão do negócio já é um grande pesadelo para muitos, porém vale notar que, enquanto é recomendado e até melhor, não é necessário ter uma faculdade de administração ou gestão de negócios para aperfeiçoar a maneira de gerir um escritório como esse, basta que haja noções básicas sobre a gestão de pessoas e negócios, além da gestão financeira e também um pouco de marketing para levantar resultados e ganhar clientes.

Gerir uma empresa, seja ela pequena ou grande, muitas vezes fica nos ombros de quem a fundou, e isso, no início da vida de um escritório de advocacia, também ocorre na área do Direito.

Escritórios como esses são muito procurados ao redor do Brasil, portanto não é um investimento tolo, porém saber administrar ele é o que realmente pode ser um diferencial que ajuda ele a crescer em um mercado altamente competitivo. Afinal, o Brasil é um dos países com maior quantidade de profissionais de Direito do mundo e o país com maior quantidade de faculdades de Direito de todo o mundo, portanto é um mercado acirrado, porém cheio de oportunidades.

Sendo assim, é preciso levantar alguns pontos básicos antes de iniciar um escritório de advocacia, como, por exemplo, o processo de montagem e o que é preciso para ele, quais os tipos de profissionais que devem trabalhar ali, qual seria a personalidade e especialização do local, além de ter boas noções de como gerir o escritório quando ele estiver pronto para o uso.

O que é preciso para montar um escritório de advocacia? 

Para montar um escritório de advocacia, é preciso vários itens essenciais, entre eles precisamos citar os seguintes:

  • Uma boa verba para fazer o investimento inicial, seja comprando os itens, alugando um prédio ou até comprando um local;
  • Itens como cadernos, mesas para escritório, várias cadeiras, computadores, lápis, canetas e mais;
  • Noção com finanças, formação de Direito e também noção básica de gestão.

Tendo isso em mente, qualquer profissional formado do Direito pode pensar em investir nesse negócio, porém sem pensar muito bem sobre seus gastos é possível que haja um pulo maior do que possível.

Normalmente, os gastos para produzir um escritório como esse, a partir do zero, pode ser de 20 mil até 50 mil reais, dependendo dos itens e seu custo, além da quantidade de colaboradores e mais. Caso for apenas uma pessoa montando seu escritório pessoal e não uma equipe, é possível que o gasto seja menor.

Que tipo de profissional é contratado para um escritório de advocacia?

Todo profissional dentro de um escritório de advocacia precisa, de forma obrigatória, ter tido formação completa ou estar em andamento em sua graduação de Direito. O tipo de profissional ideal vai saber a diferença entre propriedade e posse, a diferença entre todos os crimes de honra e mais, além do fato que o escritório pode ser focado em uma área do Direito, por exemplo Civil ou Criminal, portanto é possível que a pessoa precise ter uma pós-graduação ou curso relacionado com essa especialização escolhida para seu escritório.

Quais as principais dicas para a gestão de um escritório de advocacia?

A gestão de um local como esse pode assustar muitos, mesmo quando o único trabalhando ali é o fundador. Direito é uma área que requer dedicação, organização e total foco para que haja resultados concretos e satisfatórios para os clientes. Sendo assim, existem cinco principais dicas que uma pessoa pode usar para gerir seu escritório de advocacia da melhor forma.

Não perca tempo com atividades repetitivas 

Um advogado vai ter que lidar com muitas tarefas repetidas em seu dia a dia e isso pode não se tornar apenas mentalmente exaustivo, mas também pode lentamente se tornar menos produtivo. Portanto, o recomendado é  automatizar boa parte da rotina do escritório, mantendo o dia a dia organizado e muito mais produtivo. Softwares jurídicos, por exemplo, já fazem parte do dia a dia facilitado de muitos advogados.

Tenha controle do que ocorre no escritório 

Ter controle de tudo para poder se organizar é muito importante, portanto é recomendável o uso de gestão de tarefas através de programas e, caso for uma equipe, é preciso sempre investir no trabalho em grupo.

Tenha uma boa gestão financeira 

A gestão financeira do escritório e seus gastos e lucros precisam ser calculados e salvos semanalmente para comprar dados. Além disso, é preciso ter uma conta separada apenas para os investimentos do escritório.

Mantenha o crescimento do escritório 

Otimizar o local, sempre adicionar novos modos de deixar ele mais moderno, talvez até mais charmoso com decoração agradável e boa aparência é uma das maneiras de aplicar uma gestão agradável.

Tenha um bom relacionamento com clientes

Construir um bom relacionamento com clientes através de interações frequentes por meio de redes sociais, por exemplo, usando o marketing jurídico, é um meio de ganhar uma relação com o cliente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!