DICAS

Escada de concreto: Saiba como construir a sua

Dicas de como construir uma escada

Henrique
Publicado em 24/05/2021, às 11h31 - Atualizado em 26/05/2021, às 10h14

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem Escada de concreto: Saiba como construir a sua

Atualmente, a escada de concreto pode ser integrada a diversos tipos de ambientes. Ela pode, ainda, ser mesclada com outros materiais, de maneira a criar efeitos muito interessantes, ou até mesmo serem feitas em concreto usinado para garantir uma maior qualidade e durabilidade.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, daremos dicas de como você pode construir uma bela escada de concreto na sua casa. Confira!

Dicas de como construir uma escada de concreto #1: planejando a escada

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você faça um planejamento, levando em conta as dimensões da escada.

Por exemplo, é necessário calcular as medidas dos degraus da escada. Para isso, pode-se utilizar a fórmula de Blondel.

É possível, também, aplicar as medidas consideradas padrão. Assim, no caso da largura dos degraus, esta deve ter 60 centímetros, no mínimo.

No que diz respeito à profundidade do piso, esta não deve ultrapassar os 30 centímetros. Já o espelho dos degraus não deve ultrapassar os 19 centímetros.

Feito isso, pode-se planejar a altura da escada. A melhor maneira de definir esse tamanho é medir o espaço entre os níveis e dividi-lo pela altura entre os degraus.

Ao realizar esse cálculo, você deve chegar à quantidade de espelhos necessários à construção da escada.

Já os pisos podem ser calculados por meio da fórmula “quantidade de espelhos – 1". Por exemplo, se sua escada deve ter 19 espelhos, ela terá 18 pisos.

Dicas de como construir uma escada de concreto #2: definindo o modelo da escada

Também é preciso definir qual o modelo de escada que deve ser construído. Isso será fundamental para que você possa fazer o orçamento do projeto.

De fato, alguns modelos de escada costumam ser mais caros do que outros. A seguir, explicamos os tipos de escada e suas peculiaridades.

Escada reta

As escadas de concreto retas são os modelos mais econômicos, pois sua construção é mais simples. Por isso, se o que você deseja é uma escada barata que atenda a suas necessidades, essa é a melhor opção.

Escada em caracol

O concreto também pode ser usado para construir escadas em caracol. Esse é o modelo de escadaria que tem a técnica de construção mais complexa, o que tende a influir no preço do projeto.

Escada em “U”

São indicadas para áreas maiores, haja vista que consomem bastante espaço. Esse modelo costuma sair mais caro do que as escadas retas.

Escadas vazadas

Se o que você procura para sua casa ou ambiente de trabalho é sofisticação, então esse é o modelo de escada mais indicado. A estrutura desse modelo fica aparente, dando um ar moderno ao ambiente.

Dicas de como construir uma escada de concreto #3: armadura e fôrma

Depois de definido o tamanho e o modelo da escada, você pode começar a construir a escada.

Para dar o pontapé inicial nessa construção, é fundamental ter uma fôrma com as medidas dos degraus.

As fôrmas podem ser construídas com tábuas de madeira. Geralmente, essas tábuas são feitas com pinho.

É importante que a superfície das tábuas utilizadas esteja bem lisa, de maneira a não criar desníveis nos degraus.

Não esqueça de que deve haver uma tábua para cada um dos lados da armadura. Com isso, é possível dar sustentação a todos os degraus da escada.

Dicas de como construir uma escada de concreto #4: aplicando o concreto

A concretagem se inicia depois da finalização do molde da escada. Para isso, basta depositar o concreto na fôrma.

Contudo, antes, é preciso ter o cuidado de verificar se a fôrma está alinhada e devidamente travada. Também não se deve esquecer de umedecê-la antes de iniciar a concretagem.

Planeje bem antes de fazer a sua escada de concreto!

Como você mesmo pôde perceber, é preciso fazer um planejamento bastante cuidadoso antes de iniciar esse tipo de obra. De fato, erros podem colocar em xeque toda a estrutura!

Ademais, ao fazer a sua escada de concreto, tenha em mente as pessoas que vão utilizá-la. Se você tiver crianças e idosos em casa, invista em proteções e corrimões. Planeje sua escada com calma!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!