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Encontrando uma ideia de negócio: dicas para o seu negócio em 2022

Confira algumas dicas para seu negócio

Mateus
Publicado em 04/02/2022, às 15h17 - Atualizado em 07/02/2022, às 16h12

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Quando se trata de uma boa ideia de negócio para 2022, muitas pessoas pensam em um súbito lampejo de inspiração que surge do nada e serve para um negócio finalizado. Na maioria das vezes, não é o caso. 

Encontrar ideias não é um mistério baseado em coincidências e flashes de inspiração que surgem do nada. Pelo contrário, é um processo organizado que é muito semelhante à pesquisa. Trata-se de alinhar o foco do nosso cérebro nas coisas certas e pesquisar boas ideias. 

Uma faísca de inspiração para encontrar uma ideia de negócio - existe isso?

Muitas pessoas afirmam que muitas vezes é preciso um lampejo de inspiração, ou seja, a “ideia de um milhão de dólares” para que um modelo de negócios de sucesso seja desenvolvido. 

Uma ideia de negócio raramente vem à mente de alguém de repente. Fundadores de sucesso muitas vezes encontram uma ideia de negócio, tentam implementá-la, percebem que não funciona assim tentam novamente até acertarem.

Uma ideia de negócio é mais do que apenas uma ideia. Inclui todo o percurso desde o pensamento até ao mercado. E é exatamente aí que muitas “ideias que valem milhões” falham. Muitas ideias falham antes mesmo de serem implementadas no mercado.

Como reconheço uma boa ideia de negócio?

Quando você pensa em ideias de negócios, muitas ideias surgem espontaneamente. Mas como saber o que tenho é uma boa ideia de negócio? Basicamente, pode-se dizer que uma ideia tem potencial se seguir alguns fatores.

A ideia resolve um problema real ou o resolve melhor do que outras empresas as ideias de startup combinam com a personalidade do seu fundador

Encontrar um mercado grande o suficiente para que a empresa possa ganhar a vida a longo prazo. 

1. Abra um laboratório de ideias

O primeiro e mais importante passo não é simplesmente descartar as ideias que surgem, mas dar-lhes espaço. As ideias geralmente demoram um pouco para amadurecer no fundo da sua mente. Estamos abrindo um laboratório  e você se tornará um pesquisador de ideias.

Não precisa de muito dinheiro para isso. Nosso laboratório é um caderno. Um bom pesquisador guarda livros. Esteja aberto e não jogue fora nenhuma ideia, por menor que seja, mas anote-as. Às vezes, os pensamentos mais estranhos levam a ideias de startup completas após uma terceira olhada.

Dicas para seu laboratório

  • Use um caderno em branco. Páginas completamente em branco sem linhas ou pontos limitam você ao mínimo.
  • Sempre leve-o com você. Isso mantém seu foco aberto o tempo todo.
  • Um marcador colorido ajuda a encontrar rapidamente a próxima página em branco.
  • Dê estrutura às suas ideias.

2. Reconheça as necessidades e tendências do mercado.

Uma ideia de negócio que você gosta de fazer, mas que ninguém quer, não é uma ideia de negócio, mas um hobby. tenha em mente que temos que expandir nosso campo de pesquisa e verificar se a ideia está mesmo em demanda no mercado.

Ideias de negócios completas e lucrativas estão exatamente na junção dessas duas áreas. Sua vocação está exatamente onde você pode atender a uma necessidade externa do mercado, ao mesmo tempo você se sente feliz. Ideias redondas estão lá.

Trata-se de estar atento às necessidades e tendências do mercado no dia a dia. Isso envolve duas etapas: reconhecer atritos e reconhecer tendências para ideias de startups.

Detectar atrito

O atrito sempre surge quando as necessidades e ofertas do cliente não coincidem, mas colidem. Sempre que reconhecer a discrepância, você deve aguçar os ouvidos e anotá-la em seu laboratório. Esse atrito pode ser muito sutil. Nos casos mais raros, os clientes gritam o que querem mesmo não sabendo. 

As perguntas a seguir podem ajudá-lo a identificar o atrito:

  • O que poderia ser facilitado?
  • Onde alguém está incomodado?
  • O que é difícil de obter?
  • Quem está reclamando e sobre o quê?
  • O que é muito caro?
  • O que realmente me irrita em alguns produtos?

3. Conheça os modelos de negócios comuns

Existem vários conceitos que são usados ​​repetidamente em startups de sucesso. Esses conceitos muitas vezes podem ser transferidos para outras indústrias e mercados. Gostaríamos agora de mostrar cinco deles como modelos. Talvez algum seja bom para você.

Modelo 1: Trabalho para vocação 

De longe, o modelo mais utilizado é transformar o trabalho em vocação. A grande maioria dos fundadores segue este caminho de sinergia. Isso significa que você aproveita o know-how anterior e abre uma empresa no mesmo setor em que trabalhou como funcionário.

As vantagens disso são óbvias, pois você pode construir sobre o que já existe. Você não começa do zero e já tem uma base para o que construir. Você tem know-how, experiência e, possivelmente, uma base de clientes existente que pode levar consigo para o trabalho autônomo.

Porém, se você não gostou do trabalho enquanto ainda estava empregado, isso o deixará frustrado. Só porque você agora é seu próprio chefe não torna o trabalho mais excitante. Você acaba  ganhando uma série de outras atividades organizacionais que considerava ruim.

Mas se você gosta do que faz e isso combina com você, então esta é a maneira mais direta e fácil de começar seu próprio negócio.

Modelo 2: Paixão pela vocação 

O segundo modelo segue o lema de transformar um hobby em trabalho. Os passatempos são um ponto de partida bom e coerente para uma ideia completa. Essas idéias muitas vezes tornam possível começar um negócio. 

Se uma ideia que surgiu dessa forma, ter uma exigência de um emprego de tempo integral, você deve prestar atenção às suas condições financeiras. Há uma grande diferença entre dar cinco panos de prato que você tricotou por mês para amigos e ganhar a vida com eles.

Modelo 3: Ofertas de assinaturas 

Um sistema que está crescendo é o conceito de assinatura. Você oferece ao cliente algo que ele precisa com frequência como assinatura. Você simplifica as compras para ele, já que ele não precisa pedir novamente sempre. Como empresário, você obtém maiores quantidades de pedidos e processamento mais simplificado, pois os pedidos são todos iguais.

Um exemplo disso é o Nerd ao Cubo, onde é oferecido assinatura de uma box com produtos da cultura Geek, nerd e gamer. Outros exemplos são as assinaturas de produtos de beleza. 

Modelo 4: Franquia 

Como alternativa para fundar uma nova empresa com uma ideia própria, existe a opção de adotar conceitos de negócios prontos como uma franquia de tênis femininos.

Mcdonald 's, Cacau Show, Havaianas, O Boticário, Arezzo, Óticas Carol, Burger King e Chilli Beans são exemplos de franquias. 

A vantagem é que você constrói uma rede existente e se beneficia do marketing do parceiro de franquia. A desvantagem é que você acaba sacrificando muita liberdade empresarial e tem que pagar taxas ao franqueador. Como regra, você também deve adiantar um valor proporcional dos custos de investimento. 

No entanto, existem sistemas que sobrevivem com relativamente pouco patrimônio e estão muito na moda. Existem alguns bons portais na web que comparam os diferentes sistemas de franquia. 

Realize sua própria ideia de negócio – construa seu negócio

Depois de se informar sobre a situação do mercado e as chances de sucesso de sua ideia, você deve decidir se ousa dar o passo em direção ao seu próprio negócio. Você precisa fazer isso sozinho. 

Se você acha que sua ideia pode ser bem-sucedida, comece a desenvolvê-la. Se você planeja vender um produto, precisa de uma quantidade suficiente - portanto, deve garantir a produção. 

Isso é muito mais fácil com produtos digitais como eBooks ou similares, você só precisa produzi-los uma vez e depois pode reproduzi-los tecnicamente conforme necessário. Além disso, você não precisa de um estoque.

Conclusão

Muitas pessoas têm boas ideias de negócios, estão cheias de convicção e motivação. Em última análise, apenas poucas são corajosas o suficiente para dar o passo para o auto-emprego. Isso abre as portas para você desenvolver sua própria ideia de negócio para 2022. 

Não importa se você tem seu próprio plano, está pensando em entrar na onda com a ajuda de uma franquia ou deseja desenvolver ainda mais os modelos de negócios existentes – as possibilidades são quase ilimitadas. 

Os requisitos básicos para o sucesso do seu próprio negócio são paciência, perseverança, vontade de aprender e, acima de tudo, uma excelente preparação. Você só terá sucesso com sua empresa se estiver preparado para tudo que acontecer e também saber lidar com situações difíceis.

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