DICAS

Cuidados essenciais com objetos em aço inox

Como cuidar de maneira prática de objetos em aço inox?

Henrique
Publicado em 14/06/2021, às 13h17 - Atualizado às 14h09

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Diversos materiais são usados em nosso cotidiano, sempre de variadas formas, mas um que se destaca, principalmente quando pensamos em eletrodomésticos e estantes, é o aço inox. Hoje, falaremos sobre os cuidados necessários com objetos feitos desse material.

Conforme os anos foram se passando e a evolução foi acontecendo, tornou-se comum que muitos objetos começassem a ser influenciados pelos materiais mais usados. Vemos isso com madeira, ferro e, agora, aço.

Não demoraria muito para que percebessem as diversas dificuldades na manutenção do aço e do ferro. Portanto, é necessário dizer que o cuidado com o aço inox é igualmente complicado, principalmente caso você não saiba como fazer.

Desde uma mesa de inox até um eletrodoméstico, ambos necessitam de cuidados especiais e diferentes para que o comprador não corra o risco de adquirir um produto e que ele acabe estragando mais cedo do que o projetado, causando uma enorme frustração.

Embora sejam os detalhes que diferenciam um aço do outro, além de obviamente a sua composição, saiba que os cuidados podem ser diferentes dependendo do tipo de aço, ou seja, do tipo de material escolhido para construir o objeto ou eletrodoméstico.

Pensando nisso, antes mesmo de saber os cuidados necessários para limpar e cuidar do seu guarda corpo inox com vidro, por exemplo, é necessário saber o que é o aço inox e qual a diferença dele para o aço comum.

Então, para que você não fique na dúvida e entenda melhor esse e outros detalhes, confira no tópico a seguir o que de fato é um aço inox e algumas peculiaridades dele.

O que é o aço inox?

De forma rápida e resumida, o aço inox, também conhecido como aço inoxidável, nada mais é do que uma liga metálica, ou seja, uma junção de aço com outros materiais. No caso do aço inox, ele é composto por ferro, cromo, carbono e níquel.

É possível utilizar outras composições para trazer diferentes propriedades para ele, como boro, nitrogênio, silício, titânio e outros. Ao alterar as características básicas, o aço pode ficar mais duro ou pode ser mais dúctil, criar maior resistência a determinadas temperaturas, entre outras possibilidades.

Portanto, enquanto o aço para construção comum sofre muito com os efeitos de ferrugem, o aço inox é incrivelmente diferente, sofrendo menos o efeito de tal mal, afinal, ele é muito mais resistente do que o aço normal.

O cromo é o grande responsável por esse aumento na resistência do aço inox e, dependendo da quantidade que for aplicada na composição, ao entrar em contato com o oxigênio, cria uma espécie de proteção sobre a superfície do aço.

Isso o torna impermeável, e daí que vem uma maior resistência à ferrugem, por exemplo, mas é importante saber que o recomendado é que o aço inox tenha no mínimo 10,5% de cromo em sua composição.

Ou seja, até mesmo uma empresa de construção e reforma precisa saber desses detalhes para que, ao utilizar este tipo de aço, não acabe aplicando-o de forma errada. 

Inclusive, dependendo da quantidade de cromo e de outros elementos, mais benefícios podem ser adquiridos.

Os outros elementos também mudam as características do material dependendo da quantidade e com o que são misturados. Temos como exemplo o próprio níquel que, ao estar na composição do aço inox, aumenta a ductilidade dele.

Isso sem mencionar que aumenta a resistência a altas temperaturas e melhora a sua soldabilidade. Então, saiba que a sua bancada de aço inox, por exemplo, recebeu muito tratamento antes de estar da maneira como se apresenta em sua cozinha.

Ademais, ele também pode ser aplicado em diversos equipamentos e lugares, como:

  • Instalações hospitalares;
  • Peças para automóveis;
  • Construção civil;
  • Talheres e panelas;
  • Equipamentos náuticos.

Não apenas são muito bem aplicados como diversas propriedades interessantes, como ele também não sofre oxidação em contato com o oxigênio. Vamos então entender, então, como você pode cuidar melhor dos seus objetos feitos deste material.

Conheça alguns cuidados especiais

Desde serviços de limpeza e conservação até mesmo o contato com outros produtos, é necessário ter alguns cuidados mais delicados para conservar o máximo possível os objetos ou eletrodomésticos que são feitos desse material.

Pensando nisso, vamos destacar alguns desses cuidados para que você comece com o pé direito e não cometa nenhum engano quando for manusear algum item feito com aço inox.

Vamos centralizar os tópicos dependendo do objeto, podendo então você adaptar quando eles estão correlacionados. 

Por exemplo, uma barra de apoio para banheiro em aço inox ou uma bancada, por estarem constantemente tendo mãos de pessoas sendo passadas ali, precisam de cuidados parecidos e quase iguais.

Sem mais delongas, vamos a eles:

01 - Manutenção e limpeza

O aço inoxidável é um material de fácil conservação, sendo assim, uma limpeza rotineira além de não modificar as suas características, mantém a sua resistência à corrosão, que é o maior atrativo do aço inox.

Utilizar água e sabão neutro já é mais do que o suficiente para manter os seus objetos, sem prejudicar qualquer peculiaridade do aço inox. Quando em contato com alguns materiais, muitas das vezes, apenas uma enxágue já é o necessário para limpar.

Mesmo que a manutenção de uma porta de aço de enrolar possa ser diferente de talheres, panelas e objetos mais comuns, não é um grande problema, obviamente, dependendo do produto que possa estar em contato com o aço.

Alguns produtos como tipos ácidos e tipos específicos de líquido precisam ser evitados perto do aço inox e, caso entrem em contato com ele, é importante limpar o mais rápido possível com água corrente em abundância, evitando assim que fiquem marcas.

Quando o aço é utilizado em áreas externas, a chuva é uma excelente aliada para a limpeza e manutenção dele. Quando na angulação correta, ela é a maior responsável por limpar as sujeiras e detritos que ficam na superfície do objeto.

02 - Marcas de dedos

Você pode pesquisar por acabamentos de aço inox que sejam menos sensíveis a marcas de dedos, algo que é totalmente comum hoje em dia, afinal, se tem uma coisa que os aços em geral pegam são marcas de dedos.

Não apenas isso, quando o objeto é manuseado diversas vezes, pode acontecer do ácido úrico, que a mão das pessoas produz, gerar marcas e até mesmo manchas no aço, portanto, cuidado.

Uma alternativa muito válida é aplicar óleo de bebê ou vaselina líquida, diminuindo consideravelmente as marcas de dedos. Para limpá-las, água e sabão já são mais do que suficientes para realizar uma manutenção em geral.

03 - Manchas de água

Após limpar os objetos por um tempo, as sujeiras e detritos que ficam em sua superfície podem acabar manchando o produto. Neste caso, basta apenas uma limpeza com água limpa, de preferência destilada, e tenha certeza de secar muito bem.

04 - Tintas

Tintas são um caso em especial onde o tratamento não funciona apenas à base de água. Será necessário utilizar removedores de tintas alcalinas ou a base de algum solvente. 

De maneira alguma utilize raspadores, facas ou esponjas, eles podem riscar a superfície do aço, o que fará com que você tenha que trocar o item.

05 - Intervalos de limpeza

Como qualquer objeto dentro da sua casa, o objeto feito de aço inox deve ser cuidado com muita atenção e detalhes, tendo uma limpeza quase que diariamente e evitando que junte muito pó durante um tempo longo.

Já em objetos que ficam expostos do lado de fora, é necessário limpar com a mesma frequência em que se limpa os vidros de uma casa. Diversos fatores podem influenciar nisso, e você deve ficar atento para que não gere muitas manchas.

Um exemplo é a alta exposição ao ambiente, como luz do sol, chuva, possíveis ventanias muito fortes que podem levar diversos resíduos de materiais com ele, sempre colocando à prova a resistência do material.

Considerações finais

Hoje, falamos sobre os cuidados essenciais com objetos em aço inox. Descobrimos o que de fato é o aço inox, como ele é composto, quais tipos de aplicação, além de, obviamente, cuidados que você deve ter ao ter um objeto deste material em sua casa.

Claro que são diversas as variáveis que podem ou não fazer com que você decida se comprará uma mesa de aço inox, por exemplo, mas é um fato que a durabilidade e o custo-benefício é de fazer os olhos brilharem pelo seu imenso valor agregado ao ambiente.

De toda forma, você percebeu que cuidar desses objetos não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser mais fácil do que se imagina. Basta agora que você adquira o seu e faça uma rotina para que ele seja tão bem cuidado quanto os demais móveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!