VIAGENS

Conheça as vantagens de praticar ecoturismo no Brasil

Saiba o que é o turismo sustentável e os destinos nacionais imperdíveis para colocá-lo em prática.

Henrique
Publicado em 23/07/2021, às 14h46 - Atualizado às 17h05

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Se você é fã de viajar, conhecer locais, culturas novas e aprender sobre a história de um povo, é hora de dar atenção para o ecoturismo. 

O nome dessa categoria de viagens é auto explicativo: o ecoturismo é um tipo de turismo sustentável que junta as viagens e passeios que fazem parte das rotinas e desejos das pessoas com a consciência ambiental, dando oportunidade de que elas saibam mais sobre o meio ambiente que visitam e formem uma consciência sobre sua preservação. 

Legal, não é? Saiba mais sobre o ecoturismo agora e descubra os melhores locais para praticá-lo no Brasil.

O que é ecoturismo?

Também conhecido como turismo ecológico, o ecoturismo é um tipo de atividade turística que utiliza o patrimônio natural e cultural dos locais para formar uma consciência ambientalista na população, incentivando a conservação do meio ambiente e o bem-estar do povo.

Em outras palavras, é o tipo de turismo que incentiva a preservação ambiental e procura formar esse tipo de consciência nos turistas através do conhecimento da cultura, da flora e da fauna de um destino turístico.

Essa formação é feita através da interação com o meio ambiente e atividades desenvolvidas a partir dos conceitos de sustentabilidade e conservação local, ou seja, exercícios e práticas que buscam a educação ambiental. 

Além disso, o ecoturismo busca incentivar também a movimentação da economia local dos ambientes que servem como destinos desse tipo de viagem.

Quais são seus benefícios?

Além da preservação da natureza — seu principal objetivo —, é feita através da adoção de medidas como a limitação de visitantes aos destinos, a aplicação de taxas destinadas à conservação do meio ambiente e a fiscalização constante a qual os locais são submetidos, o ecoturismo também promove a preservação de culturas locais, por meio do compartilhamento de tradições e histórias com os turistas que praticam o turismo ecológico.

Para os turistas, o grande benefício oferecido pela prática do ecoturismo é o contato com a natureza, que permite a fuga da agitação diária das grandes cidades, trazendo leveza para o corpo e para a mente através do relaxamento e de aventuras em locais tranquilos.

Esse detox da cidade grande e a integração com o meio ambiente, somada ao conhecimento de novas culturas, permite o crescimento do ser humano, estimulando a criatividade, a criação de novas vivências e, especialmente, o relaxamento que locais agitados não proporcionam. 

Principais regras seguidas pelo ecoturismo

Os benefícios não poderiam vir sem algumas regras que ajudam a mantê-los, não é?

Para a prática do ecoturismo, é muito importante atentar-se à preservação da natureza e do patrimônio cultural dos destinos, respeitando as comunidades locais e ajudando-as a gerar renda direta através do seu envolvimento nas atividades turísticas.

A proibição de caça, pesca e poluição dos locais, assim como a valorização das condições naturais, também é fundamental.

Para que essas regras sejam respeitadas, é necessário promover campanhas de conscientização e atividades que envolvam a educação ambiental, tanto para a população local quanto para os turistas que decidem visitar tais destinos. 

É necessário que os visitantes prestem atenção às normas dos destinos escolhidos, ajudando na promoção do ecoturismo e na preservação desses ambientes. 

Onde praticar ecoturismo no Brasil?

Agora que você já sabe quais os benefícios do ecoturismo e as principais regras que devem ser seguidas para praticá-las, é hora de conhecer os melhores lugares para praticar ecoturismo no Brasil.

O país é um lugar cheio de belezas, que vão de praias e lagos à trilhas em meio a florestas naturais e montanhas cheias de histórias de populações locais e culturas diversas que merecem ser conhecidas.

E existem três locais que se destacam quando se fala de ecoturismo no Brasil: a Chapada Diamantina, na Bahia; Bonito, no Mato Grosso do Sul; e Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Bonito, inclusive, já foi eleito 16 vezes como o melhor lugar para se praticar ecoturismo no Brasil, por suas atrações visuais, infraestrutura turística e exposição da cultura, que inclui comidas e atividades típicas da cultura pantaneira. 

Fernando de Noronha é um arquipélago conhecido por suas praias de água cristalina, sendo que a Baía do Sancho já foi eleita a melhor praia do mundo quatro vezes, enquanto a Chapada Diamantina é um local a 426 km de Salvador, a capital da Bahia, que envolve 24 cidades e é um ambiente paradisíaco imperdível para qualquer fã da natureza ou alguém que queira explorar novos destinos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!