DICAS

Como organizar o estoque da sua loja

Conheça dicas que tornarão a gestão do seu estoque mais eficiente e econômica.

MateusPublicado em 21/09/2021 às 11:50Atualizado há 23/09/2021 às 12:02
 (Pixabay)

(Pixabay)

Todo empreendimento que trabalha com estoque de produtos e itens sabe da importância do controle adequado desse setor. A organização dele é tudo para seu negócio, pois facilita o dia a dia dos funcionários e impede que a gestão tenha prejuízos, perdendo produtos sem necessidade.

Tem dúvidas de como fazer isso corretamente? Não tem problema: separamos algumas dicas que te ajudarão na administração desse processo. Confira!

Classifique os itens do estoque

Conhecer o que a sua empresa tem no estoque é o primeiro passo para que você possa controlá-lo de forma eficiente. Esse é um processo que acontece gradualmente e repetidamente, crescendo junto com a organização e adaptando à sua evolução.

A classificação dos seus produtos é um passo fundamental para que você tenha um estoque organizado, facilitando encontrar os itens que precisa e saber a quantidade de produtos existentes. Essa classificação deve ser de acordo com critérios que ajudem nesse controle, como fabricante, tamanho, tipo de produto, finalidade, entre outros.

Além de classificá-los, eles também precisam ser registrados, assim como as movimentações que os envolvem. Esse registro deve incluir uma descrição dos produtos, seus códigos, as datas de aquisição e de venda e também os valores de compra e venda.

A partir dessa etapa, ficará mais fácil identificar o que está em falta, quais aqueles itens que têm pouca ou muita circulação, a sua média de gasto com eles, entre outros.

Faça o inventário

Esse é um conselho fundamental para qualquer empreendimento que trabalhe utilizando estoque. Realizar o inventário do seu negócio é fundamental para que você tenha controle sobre os itens que têm, verificando se eles estão de acordo com as informações levantadas no último passo.

Esse procedimento requer periodicidade, que irá depender do fluxo de movimentação da sua organização: quanto maior ele for, mais vezes essa etapa precisa ser feita, já que a frequência impede que você tenha prejuízos. Assim, analise o tamanho do seu estoque e determine se fazer o inventário precisa ser mensal, quinzenal, semanal ou até mesmo diário.

Estabeleça categorias

Um bom estoque precisa de padronização para continuar organizado e ter um controle eficiente, em que os gestores possam ter mais agilidade no processo. Para facilitar essa tarefa, é preciso que se crie categorias para os itens, tornando a identificação e a organização dos itens mais fácil.

Nesse quesito, lembre-se de que é importante ter o maior número de detalhes possíveis. Com isso, o vendedor diminui as chances de cometer erros, além de conhecer tudo o que precisa sobre os seus produtos.

Gire o estoque

Uma das ferramentas que otimiza a gestão de estoque é o giro. Por exemplo, é a partir dele que o gestor identifica a permanência de um produto em estoque, podendo avaliar se está dentro das expectativas ou se ele está ficando mais tempo que o necessário.

Girar o estoque permite que se evitem perdas envolvendo itens que são danificados ou deteriorados pelo tempo parado nas prateleiras. A partir dessa identificação, o planejamento financeiro da sua loja pode pensar em formas de organizar promoções para comercializá-los com mais urgência e evitar o prejuízo.

Treine os seus funcionários

Além de contar com ferramentas tecnológicas que facilitem a sua gestão, outro quesito que merece bastante atenção é o treinamento dos funcionários. Como eles estão envolvidos no dia a dia desse controle, é fundamental que eles dominem o conhecimento para manter o estoque organizado, limpo e conservado.

Esse treinamento proporciona mais eficiência para o dia a dia, evitando demora na realização de tarefas. Quando os funcionários dialogam constantemente, também há o benefício de detectar, precocemente, eventuais falhas, corrigindo-as o quanto antes para não prejudicar a operação.

Identifique os produtos mais vendidos

O controle de estoque também envolve a correta identificação da movimentação envolvendo os seus produtos. Avalie a movimentação de vendas da sua empresa e identifique aqueles produtos vendidos em maior quantidade, assim como os que ficam parados por mais tempo. Isso evitará que você compre sem necessidade e que faltem produtos no seu estoque.

Também é importante que você conheça a sazonalidade dos itens, a partir das tendências de consumo. Por exemplo, datas comemorativas podem favorecer a venda de determinado produto, mas em outras épocas do ano, sua circulação pode ser menor. Por isso, conhecer o comportamento do seu público-alvo é sinônimo de economia para sua gestão.

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por