Como incentivar os gatos a beber água?

Confira algumas dicas

Mateus
Publicado em 08/04/2022, às 12h17 - Atualizado às 14h41

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Gatos são animais complexos, até mesmo mais que cães. Apesar de possuírem quantidades menores de raças diferentes e serem quase todos do mesmo tamanho, tutores de gatos confirmam que eles podem ser mais difíceis de lidar do que cães, já que podem ser exigentes, teimosos e possuir personalidade forte. Isso quer dizer que em alguns pontos é preciso ter uma atenção redobrada para os gatinhos, especialmente quando o assunto é beber água. Ao contrário dos cães, os gatos não gostam de consumir muita água e isso pode causar sérios problemas para o corpo do bichano, já que todo ser vivo precisa de água para um funcionamento natural de seu corpo.

Vale notar que se um gato está bebendo água demais, também pode ser um sinal de problemas. Portanto, o correto é que o tutor saiba sobre maneiras para incentivar seu animal a beber mais água e, caso ele esteja bebendo demais, é preciso levar o gato até o médico veterinário para fazer uma checagem de sua saúde corporal. A falta de água ou o acesso dela pode causar ou indicar problemas nos rins. A falência de um rim pode ser fatal para um gato, portanto é preciso se atentar muito para os hábitos do bichano.

Sendo assim, mesmo que seja complicado adaptar o gato para uma rotina nova bebendo mais água, é preciso tentar descobrir qual a melhor forma de fazer o gato beber mais desse líquido. Há cinco maneiras no total que um tutor pode usar para que o gatinho comece a tomar mais água, porém cada maneira pode ser mais correta para cada gato, então vale tentar várias formas para encontrar a mais correta para a personalidade do bichano.

Qual a quantidade ideal de água que gatinhos devem beber por dia?

Segundo veterinários, há uma quantidade ideal de água que os gatos precisam beber em seu dia-a-dia, porém essa quantidade varia de acordo com o peso do animal. De modo geral, os felinos precisam em torno de 50 a 60 ml/kg de água diariamente.

Ou seja, um gato que possui 4 kg deve ingerir de 200 a 240 ml por dia, sendo que não é um número muito alto ou complicado de aplicar no dia-a-dia do gato. Ou assim deveria ser, porém o passado ancestral dos felinos é o que, muitas vezes, causa essa aversão com água e dificulta com que eles possam ingerir a quantidade indicada por veterinários.

Essa quantidade ainda pode variar de acordo com a alimentação do felino. Aqueles que seguem uma dieta apenas com ração seca devem beber mais água porque esse tipo de alimento contém apenas 10% de umidade. Sendo assim, implementar a comida de gato úmida, como patês e sachês, como um petisco já pode ser uma forma de auxiliar na hidratação do felino. Em geral, é recomendado que o gato tenha acompanhamento nutricional de um profissional qualificado, pois cada animal pode possuir determinações específicas para sua alimentação e hidratação ser a melhor possível.

5 formas de incentivar os gatos a beber mais água

Existem várias formas de incentivar um bichano a beber mais água, porém, como mencionado, é preciso que haja paciência e tome em conta a personalidade e gostos do gato.

Potes de água pela casa

O recomendado é que haja ao menos três potes de água espalhados pela casa. Gatos são animais naturalmente preguiçosos e precisam de incentivos para beber água, portanto potes de água em cômodos diferentes ajudam nisso.

Mantenha a água longe do pote de ração

Gatos são animais muito exigentes, isso é um fato. É comprovado que eles preferem seu pote de água longe do pote de ração, portanto é preciso manter eles em locais diferentes.

Compre uma fonte para pets

As fontes de água são ótimas para gatos, pois eles são animais que amam água corrente. Sendo assim, eles são atraídos por essas fontes e incentivados a beber água.

Sempre adicione comida úmida

A alimentação do gato precisa ter o complemento da comida úmida como sachês ou patês, dessa forma ele pode se hidratar por meio de algo que gosta de comer.

Troque a água frequentemente

Os gatos gostam de água fresca, gelada e limpa, eles são exigentes e não costumam beber qualquer água.

Por que se preocupar se seu gato não estiver bebendo bastante água?

Os problemas que gatos possuem para beber água existem desde seus ancestrais. Infelizmente, os felinos raramente gostam desse líquido. Com o passar dos anos, a falta de água no organismo pode prejudicar os rins, evoluindo para quadros graves de insuficiência renal e infecção urinária em gatos. Quando há sinais que o gato está desconfortável, talvez chorando ao fazer suas necessidades ou lamber suas partes íntimas, é ideal que o gato seja levado com urgência para um veterinário para que uma ultrassom seja feita e um diagnóstico seja obtido.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!