DICAS

Como conduzir uma pesquisa de clima organizacional

Descubra o que é e os benefícios para sua empresa

Mateus
21/10/2021 às 10:38.
Atualizado em 21/10/2021 às 11:00
 (Freepik)

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Uma pesquisa de clima organizacional, resumidamente, funciona como uma ferramenta de monitoramento. Esta alternativa tem como objetivo principal acompanhar a satisfação do quadro de funcionários com a empresa.

Além da pesquisa servir como uma forma de acompanhar o status do clima corporativo, ela também pode ser desenvolvida para ser direcionada aos motivos que afetam diretamente a margem de lucro da companhia. 

Considere a otimização de tempo  

É comum uma empresa passar por conflitos internos, na maioria das vezes, esses conflitos desenvolvem um mal astral no ambiente de trabalho. Considerado também como um clima pesado, esta situação além de ser chata, poderá afetar diretamente os resultados.

A pesquisa de clima organizacional irá filtrar os motivos de insatisfação do quadro de funcionários, logo, essa filtragem servirá como um caminho na qual o RH (Recursos Humanos) da empresa pode trabalhar em cima, a fim de desenvolver uma campanha de incentivo.

É fato que o sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, uma delas, é a contratação de empresas de folha de pagamento, que prestam serviços para simplificar o processo de gestão nos setores de uma companhia.

Geralmente, a administração das questões corporativas podem tomar um tempo enorme do empreendedor responsável, por isso a expectativa é que os assuntos administrativos que estão acontecendo no momento estarão fora de seu conhecimento.

As empresas de folha de pagamento são formadas por contadores que visam acelerar o crescimento da empresa. Estes mesmos colaboradores podem ser contratados para tratar da contabilidade para departamento pessoal da companhia.

Dependendo de como a pesquisa for desenvolvida, ela fará com que a equipe de RH tenha conhecimento de como está o lado emocional dos colaboradores, facilitando ainda mais a construção de uma campanha motivacional.

Aos comerciantes, a contratação de uma empresa terceirizada recepcionista dependendo do caso, ajudará o empreendedor a evitar problemas na construção e gestão de uma equipe. A terceirização é hoje uma das opções mais escolhidas entre as empresas.

A contratação de empresas especializadas na solução de problemas específicos, é uma opção interessante aos empreendedores.

A maior finalidade de adquirir estes serviços é a economia de tempo, contratar uma empresa de informática SP, por exemplo, lhe dará tempo para desenvolver uma pesquisa de clima organizacional.

Seguindo a linha de opções que o empreendedor pode considerar a contratação para otimizar seu tempo, e, cuidar do desenvolvimento da pesquisa, é a solução de questões trabalhistas.

Descomplicar é o objetivo principal das empresas que trabalham com consultoria trabalhista empresarial, resolvendo questões como:

  • Pagamento do 13º;
  • Organização das férias;
  • Resolver assuntos trabalhistas; 
  • Cuida da relação entre a empresa e os colaboradores.

Com essas funções sendo resolvidas por outras pessoas, é possível focar em outros assuntos, como o crescimento da empresa e a saúde dos colaboradores.

Promova eventos com a equipe 

Manter a equipe engajada com as metas da empresa automaticamente trará bons resultados, porém, há todo um processo para que o quadro de funcionários se sintam motivados a buscarem tal objetivo.

Evitar conflitos é um dos pilares básicos para garantir um ambiente de trabalho saudável, isso porque, monitorar esse fator corporativo dará controle a curto e longo prazo da equipe.

Os eventos como palestras sipat SP, que trazem medidas de cuidados no trabalho, mostrará a empatia da empresa com o funcionário.

Em algumas empresas, se os resultados forem alcançados é um motivo e tanto para realizar uma comemoração com coisas para comer.

Além disso, é importante a corporação cooperar com o crescimento individual do funcionário, promovendo por exemplo, um curso de capacitação SP, que irá incrementar o currículo do mesmo.

A criação de relacionamento que a empresa pode criar com o funcionário se torna ainda mais importante caso a profissão tenha um grau de insalubridade alto, ou seja, é uma porta de entrada, por exemplo, para promover um treinamento de NR 22 que visa precaver possíveis problemas.

Preocupar-se com o desenvolvimento individual dos funcionários, e todas as partes que são responsáveis pelo funcionamento da companhia, é também uma forma de garantir resultados positivos. 

Aprenda a conduzir a pesquisa

A pesquisa de clima organizacional deve ser sempre realizada de forma anônima, preservando a identidade de cada funcionário.

A estrutura da pesquisa deve ser construída com perguntas relacionadas ao ambiente físico, benefícios que a empresa possa oferecer ao funcionário, comunicação interna e ações para aumentar a qualidade de vida.

Saiba filtrar as perguntas aos assuntos mais subjetivos da companhia, criando questões relacionadas à liderança, segurança do emprego, diversidade e respeito entre o quadro de profissionais.

Em uma empresa que passa por dificuldades em um determinado setor, o autor terá a oportunidade de criar perguntas estratégicas para identificar o problema e criar uma solução o quanto antes possível.

Além disso, aquele setor terá o fluxo de resultados satisfatórios novamente.

Inicialmente, a pesquisa deve ser iniciada tratando dos principais pontos de atenção que a equipe deve se atentar. É indispensável inserir a liderança entre as perguntas, isso fará que a empresa crie uma credibilidade com seus funcionários.

Um dos principais indicadores que a pesquisa deve seguir, é tentar descobrir o que a maioria dos colaboradores pensam no ambiente de trabalho.

Afinal, o trabalho é um espaço em que os colaboradores, na maioria das vezes, passam a maior parte do seu tempo.

Por isso, a pesquisa de clima organizacional serve como uma ferramenta de monitoramento, pois é imprescindível perguntas das quais servirão para saber o relacionamento da equipe com os líderes, ambiente de trabalho, e o próprio trabalho.

Em algumas empresas, a pesquisa deve ser aplicada com uma certa frequência. Dependendo do caso, se a empresa for de grande porte, a pesquisa pode ser feita ao menos uma vez na semana.

Para não tornar a pesquisa em vão, os autores do levantamento de dados devem apurar com cuidado as respostas.

Ao mesmo tempo, é necessário manter um controle da periodicidade da apuração. É importante lembrar também que, nesse momento, o RH já deve pensar na construção de alternativas de solução dos possíveis conflitos.

Dessa forma, é importante a empresa documentar o resultado das pesquisas, através dos dados levantados, é recomendado a criação de uma planilha para facilitar a visualização da evolução da equipe.

A adoção da pesquisa é uma alternativa para todos os tipos de empresas, desde startups até grandes companhias. Saiba administrar a pesquisa da forma mais eficiente possível, porque o bem-estar da equipe pode depender muito deste levantamento de dados.

Em alguns casos, a empresa pode desenvolver pesquisas relacionadas diretamente aos líderes. Antes disso, é importante dosar o momento em que a equipe passa, logo após, o desenvolvimento da pesquisa de clima organizacional ficará mais fácil. 

Escolha o formato de pesquisa 

O autor da pesquisa tem a liberdade de escolher o formato de pesquisa na qual achará melhor aplicar, ou seja, as perguntas podem ser abertas ou fechadas. Pode ser também de múltipla escolha, ou com campos abertos para escrever.

O setor de Recursos Humanos deve administrar o processo da pesquisa com cuidado, afinal, o processo de comunicação entre os funcionários com a empresa por meio da pesquisa será a demonstração de confiança entre ambas as partes.

Caso a empresa opte por desenvolver uma pesquisa de clima organizacional com seus funcionários, e não procure estudar medidas para reverter um possível conflito interno entre os colaboradores, será uma forma de jogar a credibilidade da companhia praticamente ao lixo.

Ademais, é recomendado também que, ao tentar criar um processo de relacionamento com os funcionários, a empresa passe aos colaboradores os resultados que foram conquistados.

Sejam negativos ou positivos, será por meio dos resultados que haverá uma proximidade entre as partes. 

Saiba reconhecer os resultados 

Suponhamos que na empresa tenha um funcionário dedicado e que se preocupa com os resultados da companhia.

Através de seu empenho, ele automaticamente esperará por um reconhecimento de seus superiores. Na ausência de uma gratificação, a insatisfação pode se desenvolver.

Portanto, crie momentos em que o quadro de funcionários tenham conhecimento da sua importância no funcionamento ideal da empresa, assim ele se sentirá importante e dará mais valor para a profissão que está exercendo. 

É importante lembrar 

Saiba que o desenvolvimento da pesquisa de clima organizacional, caso a empresa esteja em seus dias iniciais, trará resultados ainda mais fáceis para ajudar com que a equipe do RH ajude os colaboradores a contribuir com resultados positivos para a empresa.

Os resultados positivos, um bom ambiente de trabalho, uma boa relação entre os funcionários e os líderes da companhia, será apenas consequência de uma pesquisa de clima organizacional bem aplicada.

No momento em que uma companhia esteja percebendo que a equipe está passando por conflitos, é importante filtrar as medidas administrativas que foram tomadas.

Portanto, saiba estudar a origem do problema, evite tomar medidas que favoreçam a criação do clima hostil entre os funcionários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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