SEGURANÇA VIRTUAL

Como aumentar a segurança digital das empresas?

Criptografia de dados e sistema de backup são algumas das ações que podem ser tomadas para garantir a proteção dos arquivos de seu negócio.

Henrique
Publicado em 23/10/2020, às 17h30 - Atualizado em 26/10/2020, às 09h55

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Em um mundo cada vez mais conectado, proteger-se das ameaças que podem ser encontradas na internet é algo fundamental para qualquer negócio. Mesmo quem tem um empreendimento de pequeno porte precisa tomar precauções para não colocar sua empresa em risco, o que pode poupá-lo de arcar com um enorme prejuízo.

Existem uma série de ações,sistemas e softwares que podem ser adotados para garantir a proteção dos seus dados. Neste texto, conheça alguns deles para tornar o seu negócio  mais seguro e com menos riscos no mundo digital.

Equipe suas máquinas com firewall e antivírus

Uma das formas de garantir a segurança das máquinas do seu empreendimento é a instalação de antivírus e filtros de firewall. A presença deles protege a infraestrutura de TI e as máquinas pessoais de ameaças vindas da internet ou de pen-drives e CDs maliciosos, que podem comprometer as informações da empresa.

Outra boa dica é equipar os computadores com filtros antispam. Isso previne que os funcionários caiam em armadilhas e falsas propagandas digitais, além de melhorar a produtividade da empresa toda.

Implemente uma Política de Segurança da Informação

Outra medida importante é elaborar e implementar uma Política de Segurança da Informação (PSI). Ela deve ser voltada para educar os colaboradores e os fornecedores que trabalham no seu negócio, de forma que eles fiquem cientes quanto às normas de proteção de dados da sua empresa.

A PSI deve definir como será feito o acesso às informações do seu negócio, interna e externamente. Ela também deve estabelecer responsabilidades vigentes sobre os procedimentos que devem ser realizados para garantir essa proteção. O documento ainda deve prever as penalidades cabíveis se essas regras forem desrespeitadas.

É importante que a PSI não seja apenas aplicada somente entre os seus funcionários. Você deve exigir o cumprimento de suas regras para fornecedores e parceiros comerciais, garantindo que a comunicação seja segura entre as companhias.

Criptografe seus dados

Uma das principais ferramentas para proteger seus arquivos e dados é criptografá-los. A criptografia é uma tecnologia que permite “embaralhar” as informações, de forma que elas fiquem indecifráveis. Assim, mesmo que sejam roubados, os arquivos não podem ser utilizados, já que isso só pode ser feito pelos dispositivos certos.

Algumas empresas não adotam a criptografia pelo fato dela tornar os processos mais lentos. Contudo, os benefícios de segurança que ela oferece compensam o tempo extra gasto, sendo uma excelente recomendação de proteção.

Faça um plano de recuperação de desastres

Além da PSI, é recomendável que você elabore outro documento: um Plano de Recuperação de Desastres (DRP, na sigla em inglês). Ele deve conter procedimentos e ações que devem ser aplicadas para recuperar os serviços de TI, caso aconteça algum problema que possa comprometer as operações da empresa.

Esses problemas podem ser falhas em computadores ou na rede, problemas com servidores ou indisponibilidade do data center, deixando a companhia em uma situação de instabilidade. Ter um DRP preparado permitirá guiar as equipes em relação ao que deve ser feito para contornar esse cenário.

Tenha um sistema de backup

Fazer um backup de seus arquivos é o melhor caminho para recuperar informações que foram apagadas, seja por acidentes ou erros de hardware. Além disso, caso a empresa seja comprometida por alguma ameaça externa, ter um sistema de backups pode ajudar a diminuir os danos de qualquer perda.

Para isso, é importante que você defina backups regulares a serem executados. Também é fundamental que o acesso a esses arquivos seja restrito e as cópias sejam checadas regularmente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!