Como a escolha de palavras-chave estratégicas pode ajudar a aumentar o tráfego orgânico do seu site

Entenda mais sobre o assunto

Bárbara
Publicado em 19/04/2023, às 16h06 - Atualizado às 17h31

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O uso de palavras-chave é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital, afinal, é justamente através delas que seus clientes poderão ter contato com os seus produtos e serviços. 

Entretanto, para que a seleção de palavras-chave seja feita de maneira adequada, é preciso que você estude bem o seu nicho e saiba quais são as principais dúvidas do seu público.

Desse modo, decidimos trazer esse texto com algumas dicas de como realizar esses estudos, além de mostrarmos a importância desse processo nas suas estratégias digitais. Acompanhe. 

Por que as palavras-chave são tão importantes no aumento do tráfego orgânico do seu site? 

Quando o assunto é tráfego orgânico, é importante ressaltar que estamos nos referindo às visitas adquiridas sem a necessidade de impulsionamento pago.

Logo, o uso e o posicionamento correto das keywords – como também são conhecidas – exerce um papel fundamental nesse processo, já que elas são as grandes responsáveis por colocar seu site em evidência nos motores de busca. 

Para entender melhor como isso funciona, vamos a um exemplo prático: 

Vamos supor que você tenha criado um site para o seu escritório de advocacia, embora não queira investir em propagandas de divulgação. Ao invés disso, você decide desenvolver conteúdos informativos para atrair mais clientes e se tornar referência no seu campo de atuação.

No caso, esse tipo de estratégia só daria certo se o uso de palavras-chave fosse feito corretamente, utilizando os principais termos que estão sendo procurados pelo seu público e distribuindo-os ao longo do material publicado.

Ou seja, através da análise de métricas relacionadas ao volume e intenção de busca da keyword, concorrência e etc, você consegue criar estratégias mais eficazes e aumentar significativamente o tráfego orgânico do seu site.

E o que fazer para escolher a palavra-chave perfeita?  

Primeiramente, é necessário entender que você não deve focar em apenas uma keyword, e sim num conjunto delas, desde que estejam relacionadas ao seu negócio. 

Dessa forma, veja abaixo alguns pontos a serem analisados antes de seguir com esse procedimento.  

Entenda a sua persona 

Quem é o seu público e o que ele está procurando? Essas são duas perguntas das quais você precisa ter a resposta na ponta da língua. Do contrário, sua empresa não irá aparecer nos resultados de pesquisa.

Volume de busca 

Basicamente, o volume de busca mostra a quantidade de pessoas que procuram por um determinado termo. 

Assim, é primordial que você inclua keywords com bons volumes de busca nas suas estratégias – porém, sempre atento ao seu grau de dificuldade. Falaremos um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

Nível de dificuldade de ranqueamento  

Se por um lado é interessante selecionar palavras-chaves com um bom volume de busca, por outro, o grau de dificuldade para ranquear essas palavras pode ser um empecilho. 

Ferramentas como Ubersuggest, SEMRush e Ahrefs costumam mostrar o nível de concorrência de uma keyword em forma de porcentagem. 

Sendo assim, o ideal é selecionar os termos com baixa porcentagem de disputa, mas que ainda apresentem uma quantidade razoável de buscas. 

Long Tail e Head Tail 

Entender o que é uma Head Tail ou Long Tail vai te ajudar a criar artigos mais robustos e que de fato respondam aos questionamentos do seu público. 

Veja que as head tails recebem o nome de cauda curta, pois, na maior parte dos casos, são compostas por no máximo 2 palavras. Ex: marketing digital.

Já as Long Tail são comumente chamadas de palavras-chaves cauda longa, justamente por serem compostas por mais de 2 palavras. Ex: o que é marketing digital? 

Verifique intenção da palavra-chave  

Não adianta investir todo o seu tempo em uma keyword que não vai gerar conversão para o site. De outro modo, a escolha de palavras-chave transacionais – aquelas que demonstram intenção de compra – podem ser uma ótima alternativa para a sua estratégia de prospecção, já que elas elevam as chances de conversão e retenção de clientes.

E então, viu como as palavras-chave são importantes no aumento do tráfego orgânico? Lembrando que investir em um site responsivo e bem organizado também é essencial!

Para mais artigos como esse, não se esqueça de visitar o nosso blog e ficar por dentro de tudo que acontece no marketing digital.

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