Abrindo sua hamburgueria gourmet

Confira todas as dicas para você ter sucesso ao abrir a sua hamburgueria!

Mateus
Publicado em 12/05/2022, às 11h03 - Atualizado às 16h13

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Abrir um negócio é um processo desafiador; exige pesquisa, planejamento e disciplina. Pesquisar o público-alvo, bem como suas preferências, expectativas e necessidades é preciso.

Além disso, escolher um local físico adequado para realizar as operações, estruturar um bom site, utilizar boas matérias-primas, contratar profissionais qualificados são demandas cuja atenção é necessária.

Se você sonha em abrir uma hamburgueria gourmet, é essencial ter um bom distribuidor de alimentos para evitar que você fique sem ingredientes e, assim, perca clientes. Veja, a seguir, algumas dicas para abrir uma hamburgueria e ter sucesso!

Estudo de mercado e planejamento

Qualquer que seja o negócio que você deseja abrir, é fundamental começar fazendo um bom estudo de mercado. É nessa etapa que se define um público-alvo, quais serão os diferenciais da empresa e o seu objetivo. Além disso, é quando você deve pesquisar a avaliar nichos de mercado.

Também é preciso levantar informações precisas e atualizadas sobre a situação das hamburguerias no país e na região em que você deseja abrir o seu negócio. Verifique como está a concorrência, quais são as melhores hamburguerias e quais são os seus diferenciais e os seus problemas. 

Levantadas todas essas informações, monte um plano de negócios e um planejamento financeiro, estimando qual será o investimento necessário para começar. Nesse momento, talvez seja melhor buscar ajuda de consultorias especializadas e profissionais com experiência nisso.

Local do estabelecimento 

O número de hamburguerias tem crescido muito no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Franchising apontam que, considerando apenas franquias, as hamburguerias correspondem ao segmento gastronômico que mais cresceu entre 2016 e 2017, atingindo um faturamento de R$694,7 milhões (aumento de 26,2% no total da receita na comparação entre os dois anos).

Um dos primeiros aspectos que devem ser considerados na hora de abrir uma é a sua localização. Primeiramente, é preciso checar se existem outras hamburguerias nas proximidades do endereço onde você deseja abrir a sua, já que isso pode ser uma dificuldade a mais. O local é de fácil acesso, possui boa visibilidade e pode ser considerado um local aconchegante? Pense em tudo isso antes de escolher um endereço!

Criar um menu

Assim como ocorre no mercado das cervejas, as hamburguerias gourmet têm se popularizado no país. Nesse tipo de estabelecimento, é preciso oferecer hambúrgueres refinados, com uma elaboração mais sofisticada e que utilizam ingredientes inovadores.

Outro perfil de hamburgueria é aquela que faz uso do delivery, oferecendo produtos mais simples, mas investindo em entrega rápida. Os preços desses hambúrgueres costumam ser menores a título de competitividade. 

No tipo delivery, é preciso ter um local para embalar encomendas, diferentemente das hamburguerias gourmet, as quais precisam investir em atendimento na mesa e suporte aos clientes. Ao criar menus e definir preços, lembre-se de investir em opções livres de glúten e lactose para abarcar pessoas com restrições alimentares.

Escolher fornecedores e distribuidores

Outro fator primordial ao abrir uma hamburgueria é escolher bem os fornecedores e os distribuidores das matérias-primas. Além de garantir a qualidade dos produtos, isso garante que não haja atrasos na distribuição, impedindo a perda de clientes por falta de opções.

Algumas dicas importantes são: investir em fornecedores locais e que sejam capazes de acompanhar o crescimento do seu negócio, preferir fornecedores mais acessíveis, com horários de funcionamento melhores e conferir quais são os horários das entregas e se eles são adequados à sua rotina.

Um último fator, mas não menos importante é: contrate bons profissionais. Nenhum cliente vai retornar à hamburgueria ao se sentir mal-tratado ou se ocorrerem erros básicos, como o valor final da conta. Além de garçons/garçonetes, invista em profissionais da área administrativa (como estoque) e gastronômica (chapeiro, auxiliar de cozinha e expedição).

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