CONFIRA

A importância de oferecer cursos de Libras aos seus colaboradores

Confira mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 11/01/2022, às 11h50 - Atualizado às 11h53

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Para entender a necessidade de oferecer cursos de libras para os colaboradores da sua empresa, é necessário entender o que é a linguagem de sinais. 

Também conhecida como linguagem gestual, ela utiliza gestos e sinais que conseguem substituir a comunicação através das informações emitidas por sons ou oralmente. 

Além disso, a língua de sinais possui um nível imenso de importância, afinal, ela é usada sempre em grupos que possuem pessoas surdas. 

Essa utilidade também consegue ir além das esferas sociais, uma empresa de ensaios não destrutivos, por exemplo, pode promover um curso de Libras para os seus colaboradores, a fim de promover a integração dos mesmos.

Há casos também que, ao realizar esse tipo de curso para empresas que trabalham com público em grande número, consequentemente se torna ainda mais necessário. 

É o caso de uma empresa administradora de condomínios que, obviamente, trabalha com muitas pessoas para melhorar as condições de lazer e segurança das pessoas. 

Felizmente, essa forma de comunicação está sendo cada vez mais utilizada, até mesmo por pessoas que já sabem interpretar os gestos. Nesse caso, a linguagem é usada apenas pelo fato de ser um prazer mútuo. 

Dessa forma, é comum que as pessoas pensem que a linguagem gestual deveria ser igual para todos os surdos. 

Por outro lado, há pessoas que acham que a comunidade surda do mundo, por ser pequena, deveria utilizar uma única língua de sinais. Esse tipo de pensamento acaba sendo reforçado, isso porque trata-se de uma linguagem icônica ou representativa.

Por isso, é comum que algumas dúvidas comecem a aparecer quando levantamos pontos como este. Inicialmente, precisamos entender que a língua de sinais não é baseada em gestos e mímicas, mesmo sendo considerada como uma linguagem gestual. 

A forma de comunicação que estamos tratando nesse artigo, é uma língua natural, com léxico, que é um conjunto de palavras que as pessoas, de uma determinada língua, conseguem expressá-las oralmente ou por escrito. 

Felizmente, esse tipo de comunicação consegue ser aplicado em qualquer organização, como por exemplo, uma empresa de engenharia ambiental que, geralmente, tem a acessibilidade nos seus valores empresariais. 

Para facilitar o entendimento, podemos usar como exemplo a forma em que nos comunicamos, afinal, cada povo no nosso planeta conseguiu desenvolver o seu próprio tipo de comunicação, de forma natural. 

A língua de sinais, por sua vez, foi desenvolvida pela comunidade de surdos através da necessidade de se comunicar com o restante das pessoas, com isso, a linguagem surgiu naturalmente. 

Hoje, podemos ver uma empresa de impressão 3D, por exemplo, promovendo a acessibilidade em vários setores da companhia. 

Como citamos, em várias partes do mundo, respectivamente, foram desenvolvidas linguagens únicas para manter uma comunicação com o povo local. 

No caso da linguagem de sinais, também não é diferente. Cada país tem sua própria língua de sinais, tal como temos a nossa própria língua falada. 

Nos países, a linguagem gestual é conhecida como:

  • Brasil: Libras (Língua Brasileira de Sinais);
  • Portugal: LGP (Língua Gestual Portuguesa);
  • Estados Unidos: ASL (American Sign Language);
  • Argentina: LSA (Lengua de Senas Argentinas);
  • Reino Unido: BSL (British Sign Language).

A linguagem gestual é diferente das línguas orais-auditivas, quando percebemos que Libras, por exemplo, a comunicação é realizada pelo canal visual e da utilização do espaço, com expressões faciais e movimentos gestuais que conseguem ser perceptíveis pela visão. 

Logo, conseguimos perceber que a linguagem de sinais não é baseada apenas em gestos. A língua de sinais é um legítimo sistema linguístico, que inclusive, faz parte dos estudos feitos por linguistas, pois consegue auxiliar na troca de informações com indivíduos surdos. 

Atualmente, conseguimos ver uma distribuidora de rolamentos SP, promovendo acessibilidade com Libras e outras questões para contribuir com a integração das pessoas especiais. 

Através dessa linguagem, as pessoas conseguem trocar qualquer tipo de informação, seja para conversar sobre determinado assunto ou repassar conhecimentos para o próximo. 

O que é Libras?

Como podemos imaginar, Libras é a língua utilizada pela comunidade de surdos no Brasil que, em 2002, foi reconhecida pela lei. A lei que dispõe sobre a língua de sinais é a Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. 

Através do poder público, é garantido de forma institucionalizada o apoio para o uso de difusão da Libras como meio de comunicação nas comunidades surdas. 

Com a lei, o sistema municipal e estadual devem promover a inclusão do ensino da Libras nos cursos de formação de educação especial, como fonoaudiologia e magistério, tanto no nível médio como no superior.

No Brasil, a inclusão e outras formas de apoio que no total são 18, estão incluídas em leis, decretos e portarias relacionadas à surdez e libras. 

Hoje em dia, falar sobre um sistema de automação comercial preço, por exemplo, é comum tanto para pessoas sem deficiência auditiva quanto para pessoas que possuem surdez. 

A língua oral, como sabemos, é conhecida por ser composta por fonemas ou qualquer um dos traços distintivos de um som da fala, capaz de diferenciar uma palavra da outra. 

Por outro lado, na linguagem gestual, possui níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.  

As semelhanças entre as línguas ainda continuam, na língua de sinais também há itens lexicais, os quais se chamam de sinais. Por esse fato, a língua é considerada como uma forma de comunicação autêntica. 

Entenda melhor

Os sinais, por sua vez, são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo.

Se uma pessoa realiza uma combinação de gestos com a mão, em uma determinada parte do corpo, se ele fizer em um lugar diferente essa combinação terá um significado diferente na comunicação que está sendo desenvolvida.

Com isso, podemos entender que cada parte do corpo possui diferenças quando o gesto é realizado, ou seja, significa outra combinação de palavras. 

Na linguagem oral, como sabemos, uma única palavra pode ter vários significados de acordo com a região, e na linguagem gestual não é diferente. O regionalismo também está presente na comunicação com Libras. 

Até aqui, conseguimos ver como é útil a utilização de saber Libras quando se trata de questões sociais ou até mesmo quando o assunto é inclusão.

Promova a comunicação inclusiva

Possuir uma comunicação inclusiva em uma empresa é também uma maneira de mostrar que a sua organização é um lugar para todas as pessoas. Isso acontece, obviamente, através de cursos que podem ser oferecidos para sua equipe. 

De acordo com o censo de 2010, temos no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas que possuem deficiência auditiva. 

Grande parte desse número utiliza Libras para se comunicar com o restante do mundo, porém, não conseguem manter uma comunicação adequada quando é utilizado o português. 

Logicamente, se a sua empresa ignora a necessidade de ter ao menos uma pessoa que saiba conversar através de Libras, consequentemente você perderá resultados positivos para a sua organização. 

Por que investir em cursos de libras para os seus colaboradores?

Incentivar o aprendizado dos seus colaboradores é uma ótima forma de mostrar que a sua companhia se preocupa com a evolução dos funcionários, mas quando se trata de Libras, é outro nível de importância. 

É bem comum que, em uma fábrica de carroceria florestal, por exemplo, saiba que ter ao menos um representante de Libras ajude no desenvolvimento comunicacional da companhia.

Promover um curso de Libras para o quadro de funcionários, como sabemos, é uma maneira de promover a inclusão social e integrar os colaboradores que possuem surdez. Consequentemente, a empresa acaba se tornando um exemplo de acessibilidade. 

Investir nesse tipo de curso também é uma forma de evitar falhas de comunicação, gerando mais competitividade e até mesmo fortalecendo a reputação positiva da marca, como socialmente responsável.

Motivos para oferecer esse curso  

Inicialmente, é de suma importância que o gestor responsável pelo desenvolvimento dos funcionários procure, primeiro, conscientizar seus colaboradores sobre a necessidade de aprender Libras. 

Uma empresa de tintas e verniz pode pontuar os seguintes benefícios para os seus colaboradores:

  • É um diferencial para o profissional;
  • Promove a integração;
  • Facilita o atendimento ao cliente;
  • Gera conexão e empatia com a minoria.

Podemos considerar que, nos dias atuais, todas as formas de fazer com que a sua companhia consiga promover competitividade podem ser estudadas. 

Ser diferente das organizações que atuam na mesma área que a sua empresa, é o objetivo de praticamente todas as companhias que buscam ser a melhor. 

Portanto, oferecer um curso de Libras é uma forma de se diferenciar da concorrência, mas acima de tudo, é uma maneira de promover um mundo melhor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!