DICAS

6 dicas para fortalecer as unhas e evitar que quebrem

Entenda o que causa o enfraquecimento das unhas, saiba identificar os sintomas e, ainda, confira seis dicas para recuperar a saúde delas!

Mateus
Publicado em 24/01/2022, às 09h46 - Atualizado às 10h28

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Unhas fracas, finas e quebradiças podem ser resultado de falta de cuidado devido a hábitos, como roer, ou pelo uso constante de produtos de limpeza e abrasivos. Contudo, quando o enfraquecimento das unhas vem acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça, tontura e fraqueza, pode ser que o corpo esteja enfrentando problemas de saúde. 

Esses problemas podem ser deficiência de vitaminas e nutrientes, alterações hormonais ou, até mesmo, anemia. Diante disso, é extremamente importante não ignorar os sinais do corpo, dando atenção à saúde das unhas e aos sintomas. Dependendo do caso, a recomendação é procurar ajuda médica, pois somente um profissional poderá dar o diagnóstico correto. 

A partir de exames, o médico conseguirá identificar a causa do enfraquecimento e o tratamento mais adequado de acordo com o problema. Além desses cuidados, existem outras formas de cuidar da saúde das unhas. Veja abaixo seis dicas para fortalecer suas unhas que preparamos!

Como fortalecer as unhas?

  1. Para ter unhas fortes, primeiro, você precisa estar com a saúde em dia. Por isso, é indispensável ter uma alimentação equilibrada, consumindo frutas, verduras e legumes constantemente. Alimentos como leite, ovo, fígado, batata-doce, abacate e vegetais de folhas escuras são ricos em ferro, cálcio, queratina, vitamina A e vitamina B5, ajudando no fortalecimento das unhas. Além disso, é necessário cuidar para repor a vitamina D, caso o corpo esteja com essa deficiência;
  2. Proteja as mãos sempre que for ter um cuidado maior com produtos de limpeza. Para tanto, você pode usar luvas, que vão ajudar a evitar alergias e o enfraquecimento das unhas;
  3. Não deixe de usar cremes hidratantes nas mãos e unhas. Isso vai auxiliar a manter as unhas hidratadas, fortes e com aparência mais bonita. Se quiser, você também pode usar cremes ou óleos específicos para unhas.
  4. Evite usar acetona, trocando por removedor de esmalte. A acetona é um produto químico e pode ser abrasivo, especialmente se a unha já está fraca. Além de evitar esse químico, você também deve diminuir a frequência com a qual pinta suas unhas, pois isso também ajuda a deixá-las mais sensíveis.
  5. Use uma base fortalecedora para unhas. Existem bases fortalecedoras feitas especialmente para tratar unhas, com o objetivo de nutrir, hidratar e fortalecer. Se possível, procure fórmulas que contenham vitaminas e minerais, pois potencializam o efeito.
  6. Inclua suplementos alimentares de vitamina. Como reforçamos acima, unhas fracas e quebradiças podem ser resultado da deficiência de vitaminas. Por isso, se necessário, você pode incluir suplementos alimentares, que vão auxiliar na reposição dessas deficiências. Contudo, lembre-se sempre de consultar um médico antes.

Analisando as unhas

Confira a descrição das unhas para entender quais podem ser as causas de enfraquecimento:

  • Unhas pálidas e sem cor: podem ser indicativo de anemia, falta de ferro, deficiência de vitamina A, C, E, zinco e complexo B;
  • Unhas quebradiças e muito finas: doenças debilitantes e deficiências alimentares;
  • Unhas frágeis, com linhas horizontais: desequilíbrio hormonal e deficiência de vitaminas do complexo B;
  • Unhas com manchas escuras e vermelhas: falta de antioxidantes na alimentação e envelhecimento precoce;
  • Unhas com dificuldade de crescimento: problemas de saúde ligados ao intestino, uso de determinados medicamentos e deficiência de vitamina A e zinco;
  • Unhas ressecadas, quebradiças e que descamam: deficiência de vitamina A, D, cálcio e proteínas, e alto consumo de café e alimentos industrializados;
  • Unhas roxas, com aumento da curvatura: problemas circulatórios e excesso de gorduras, sal e açúcar, e falta de antioxidantes na alimentação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!