5 Opções para investir parte da sua renda

Descubra mais sobre

Mateus
23/06/2022 às 17:17.
Atualizado em 23/06/2022 às 17:30
 (Pexels)

(Pexels)

A cada dia que passa mais e mais brasileiros buscam por opções de investimento. Como uma forma de driblar a crise é uma ótima saída possuir uma outra fonte de renda, nos dias atuais a poupança não é mais tão atrativa, principalmente com a alta da inflação, onde por um bom tempo, manter dinheiro na poupança era sinônimo de prejuízo.

Com todo o cenário de instabilidade financeira do país, e principalmente o brasileiro precisando de mais e mais fontes de renda para manter o seu padrão de vida, não resta nenhuma outra opção a não ser investir.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Com isso em mente, separamos os investimentos mais seguros para se colocar parte de sua renda que lucram mais que a poupança.

O mito da poupança

Ao falar de investimento o brasileiro pensa instantaneamente na poupança e caderneta de investimentos, que de fato por muitos anos foi uma excelente oportunidade de investimento para grande parcela da população, principalmente, pois, não exige nenhum conhecimento ou estudo, basta se dirigir para algum banco ou então criar a sua conta pela internet que estará pronto para fazer seu cadastro e investir o quanto quiser.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A comodidade e a falta de informações é o que mais atrai os brasileiros para a poupança, porém, os dias de ouro deste modo de investimento há muito ficou para trás, há opções tão seguras quanto as poupanças que são muito mais lucrativas.

Muitos dos investidores não compreendem o modo de funcionamento da poupança, por este motivo ainda a acham lucrativa, afinal, o seu dinheiro investido vai estar sim, “crescendo”. Porém, o que todos desconsideram é que a economia do Brasil está passando por um momento extremamente delicado repleto de instabilidade e com uma inflação alta.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Vamos supor que você investiu R$100 na poupança, no começo de 2021, onde a mesma render 2,94 % ao ano, no começo de 2022, você tinha R$102,94, porém a inflação foi de 10,06 % neste mesmo período.

Com toda a situação em mente, mesmo ganhando dinheiro, a desvalorização do real brasileiro superou o seu crescimento, e te deixou com menos dinheiro do que tinha quando começou.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Tesouro direto

Indo contra a poupança, não adianta apenas dizer que é uma forma de investimento defasada, é necessário apresentar um investimento tão seguro e lucrativo, uma excelente opção é o tesouro direto.

Em poucas palavras, investindo no tesouro você vai estar emprestando dinheiro para o governo federal. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O seu dinheiro vai ser utilizado para fazer obras de infraestrutura e custear os valores da união, sendo assim, funciona como um empréstimo com contrato completamente formal.

O valor fica retido por um tempo, para que seja utilizado para os fins da instituição, e ao fim do tempo acordado, lhe será devolvido junto com a correção dos juros. Ou seja, você vai lucrar junto ao governo do país.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Fundos imobiliários

Se você é um perfil de investidor mais agressivo, que busca o lucro sempre e não se importa de correr o risco de haver um pouco de desvalorização, os FIIs serão uma ótima oportunidade, onde você vai estar investindo em empreendimentos, como lajes corporativas, shoppings, prédios residenciais entre outros, que com o passar do tempo vai te retornar com lucro.

Imóveis

Caso você possua uma boa quantia de dinheiro, uma ótima opção é investir em imóveis, terrenos e casas, dificilmente perdem valor, e estão sempre em alta, afinal de contas, há cada vez mais pessoas e menor terras disponíveis.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Ao investir em um imóvel, você vai estar lucrando de duas formas em simultâneo, com a valorização do terreno que sempre acontece com o passar do tempo e pode também alugar o local,  gerando assim retorno muito grande em pouco tempo.

Se estiver buscando também menores riscos, pode recorrer ao uso de tecnologia na hora de fazer as suas transações, como por exemplo a compra de imóveis com contrato inteligente.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

CDB

Um outro modo de investimento muito popular, são os aportes com CDB, muitos dos brasileiros já ouviram falar neste modo de investimento, pois se assemelham muito aos investimentos com poupanças.

Ao utilizar CDB, vai estar emprestando dinheiro a um banco, e sigla significa Certificado de Depósito Bancário. É mais rentável que o investimento na poupança e possui um risco igualmente baixo, sendo garantido pelo fundo garantidor de crédito (FGC).

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Ao investir o seu dinheiro em um CDB, vai estar emprestando para uma instituição bancária, para que eles realizem empréstimos, financiamentos e afins para os seus clientes finais.

Ao fim do uso de sua quantia aportada, você vai retirar o dinheiro junto com uma parte do lucro e juros.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A única coisa que deve estar sempre atento ao investir com CDB é que este tipo de investimento é sempre tributado, ao contrário da poupança, ou seja, é necessário pagar imposto de renda sobre o lucro do valor investido.

O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de trinta anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.

Sistema Costa Norte de Comunicação© Copyright 2022Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte de Comunicação.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por