5 motivos para você não tentar desentupir encanamentos por conta própria

Confira mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 15/12/2021, às 15h10 - Atualizado em 16/12/2021, às 10h07

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Se você está enfrentando problemas com o entupimento dos encanamentos da sua casa, empresa ou até mesmo o esgoto da sua rua. Uma opção viável pode ser tentar resolver o problema sozinho. Porém, ao fazer isso você pode piorar o problema e colocar sua vida em risco.

Por isso, separamos uma lista de motivos pelos quais você não deve tentar desentupir os encanamentos por conta própria e as desvantagens de fazê-lo. E precisa chamar uma Desentupidora ao menor sinal de problema.

Alterar a qualidade dos canos

Quando os métodos tradicionais e simples, como desentupir os ralos com um desentupidor tradicional, começamos a buscar soluções na internet para resolver essa questão.

Também perguntamos aos mais velhos, pais, avós e outras pessoas mais velhas como resolver um entupimento e as respostas são sempre criativas: receitas caseiras, rezas, usar produtos e materiais de procedência duvidosa.

E na maioria das vezes, ouvimos e seguimos conselhos dessas pessoas que consideramos referência.

Com isso, podemos sem saber alterar a qualidade do encanamento, podendo danificá-lo gravemente, fragilizando-o, facilitando a quebra, sendo necessária até uma troca.

Produtos químicos 

Ao pesquisar na internet e perguntar em grupos e fóruns de discussão sobre os cuidados com a casa, recebemos uma infinidade de soluções e sugestões dos mais variados produtos.

Porém, usar qualquer tipo de produto para desentupir os canos da sua casa pode ter o efeito contrário e ao invés de desentupir, obstruir a passagem.

Causando assim danos a caixa de gordura.

Ferramentas inapropriadas

Se o ralo do banheiro entupiu, a resposta mais intuitiva é pegar qualquer pedaço de arame na rua e enfiar cano abaixo.

Em alguns casos funciona, mas em outros pode gerar problemas maiores, como a quebra do material dentro do cano ou a perfuração dele.

Se o seu encanamento estiver interligado ou próximo ao do seu vizinho, isso pode resultar em um problemão caso você atinja uma tubulação que corresponde a outra casa.

Ao tentar retirar o material preso, você pode sem querer movê-lo para um local de pior acesso, dificultando assim a resolução do problema.

Economia Boba

Na busca de economizar, realizando um serviço desse porte por conta própria, você pode estar só adiando a contratação de um profissional e dessa forma agravando um problema já existente que poderia facilmente ser resolvido com a orientação adequada.

Gastando muito mais no futuro tendo que reparar o agravamento da situação.

Pior, o entupimento pode se alastrar de tal forma a comprometer outras casas ou imóveis além dos seus. Aumentando os custos financeiros e a dor de cabeça em ter que lidar com vizinhos furiosos.

Riscos à saúde 

Ao tentar resolver o problema de entupimento de canos da sua casa, empresa e do esgoto por conta própria, você pode colocar a sua vida em risco de duas formas:

Integridade física - você pode se machucar fisicamente ao tentar manusear ferramentas de forma inapropriada, como quedas e perfurações ou se queimar caso algum produto químico entre em contato com a sua pele e olhos.

Infecção por vírus e bactérias - sem usar os equipamentos de proteção adequados para fazer a limpeza e manutenção desses locais, como luvas, óculos e roupas especiais, você pode acabar sendo infectado por vírus e bactérias responsáveis por causar doenças graves.

Conclusão

Essas são algumas desvantagens em tentar resolver um problema de entupimento do encanamento da sua casa, empresa ou até mesmo do esgoto da sua rua sem especialização necessária.

Por isso, se você é de São Paulo e está enfrentando algum desses problemas, precisa chamar uma desentupidora SP com urgência para evitar que o problema se agrave, aumentando os custos e aborrecimentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!