5 dicas para estudar apenas com o celular

Confira algumas dicas

Mateus
Publicado em 20/05/2022, às 17h01 - Atualizado às 17h34

FacebookTwitterWhatsApp
Unsplash
Unsplash

Os computadores já são ferramentas indispensáveis para os estudos há muito tempo. Mas os dispositivos móveis ganharam cada vez mais funcionalidades, e por isso, hoje é possível estudar apenas com o celular.

É importante ressaltar que os livros e outras ferramentas tradicionais de aprendizado não deixam de ser importantes, e continuam essenciais para garantir a qualidade do ensino. Mesmo assim, a maioria das pessoas sempre têm um smartphone por perto, o que pode facilitar muito a rotina de estudos. 

Acessar a um universo infinito de conteúdos, a qualquer momento e em qualquer lugar. Trocar mensagens para tirar dúvidas, fazer anotações instantâneas e buscar materiais em qualquer idioma são algumas das vantagens envolvidas. 

Quer saber como é possível estudar apenas com o celular? Confira a seguir!

1. Evite as distrações 

Quando você utiliza o celular, as distrações estão a apenas um clique de distância, e é por isso que você deve evitá-las ao máximo. Essa sempre foi uma das principais razões apontadas pelos críticos do uso da tecnologia nos estudos.

Perder a concentração e fugir do compromisso é realmente muito simples. Então, uma opção é usar ferramentas que bloqueiam determinados sites e aplicativos durante o horário que você se preparou para estudar. Esqueça as redes sociais e os jogos. 

Você também pode programar o alarme para despertar em determinados intervalos de tempo, oferecendo um momento de descanso. O importante é não deixar que esses intervalos sejam tão frequentes ou longos a ponto de prejudicar seus resultados. 

2. Utilize arquivos em PDF

Quando estudar com o celular, esqueça os gastos com livros e apostilas, pois tudo o que você precisa ler pode ser digitalizado e armazenado em formatos de arquivo PDF.

Com um aplicativo apropriado, você pode escanear o conteúdo que deseja armazenar no celular e converter as informações para um documento digital. Tirar fotos das páginas é outra solução, mas nem sempre a qualidade vai ser preservada. 

Além disso, normalmente os apps oferecem funções como marcar o texto, localizar palavras específicas, adicionar comentários, entre outras.

3. Aprenda com podcasts

Ideais para quem pretende tirar uma folga das leituras e aprender de um jeito mais dinâmico, os formatos em áudio podem ser excelentes aliados. O melhor de tudo é que assim é possível estudar enquanto faz outras atividades como limpar a casa, cozinhar ou fazer um exercício.

Basta descobrir e listar os canais de podcasts que exploram temas que fazem parte do seu objeto de estudo. Eles podem ser encontrados em plataformas como o Spotify , Deezer e SoundCloud, por exemplo. 

É possível encontrar podcasts que abordam desde matérias cobradas no vestibular até tópicos bem específicos. Então, coloque um fone de ouvido e preste atenção no papo dos seus “podcasters” preferidos para aprender de graça. 

Confira algumas sugestões:

sobre História - Escriba Café
para melhorar o inglês - Domine Inglês
sobre assuntos variados e atualidades - Mamilos
sobre política - Foro de Teresina
para conferir as principais notícias - Café da Manhã
sobre Filosofia - Filosofia Pop
para estudar para o vestibular - Resumov

4. Participe de grupos de estudos

Para milhões de pessoas, o celular representa o principal meio para conversar com amigos, familiares e colegas. Então por que não aproveitar esse canal para estudar?

Monte um grupo de estudos para tirar dúvidas, trocar dicas e compartilhar experiências. Assim você pode ajudar e ser ajudado, o que deve favorecer bastante o seu aprendizado. O segredo aqui é estabelecer regras para o funcionamento do grupo.

Ao mesmo tempo, é preciso definir que tipo de conteúdos e atitudes serão permitidos para que tudo não acabe virando bagunça. O ideal é separar o grupo de estudo das conversas casuais.

5. Encontre os aplicativos certos para te ajudar

Existem diversos aplicativos e sites online feitos especialmente para ajudar nos estudos. O Brainly, por exemplo, é uma plataforma gamificada de perguntas e respostas criada com foco no compartilhamento de conteúdos e aprendizado.

Basta pesquisar alguns minutos na internet para encontrar listas com plataformas e aplicativos ideais para o momento dos estudos. Você vai encontrar bibliotecas virtuais, calculadoras inteligentes, buscadores com inteligência artificial e muitas outras ferramentas digitais criadas para te ajudar nos estudos. 

Confira algumas sugestões:
Google Keep - para fazer anotações rápidas
Duolingo - para estudar outros idiomas
Trello - para organizar as tarefas
GitMind - para criar mapas mentais

Se você ainda não sabia como estudar apenas com o celular, agora já pode aproveitar para reorganizar a sua rotina de estudo.

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!