Saúde

Como acelerar o metabolismo: 8 alimentos que ajudam na queima de gordura

Saiba quais alimentos podem acelerar o metabolismo e potencializar o emagrecimento e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

AesCare
Publicado em 12/09/2019, às 11h42 - Atualizado em 29/06/2021, às 09h46

FacebookTwitterWhatsApp
runnersworldonline.com.au
runnersworldonline.com.au

Quem é que não deseja manter o corpinho em dia e ter uma dieta eficiente para a queima de gorduras? Para que você emagreça de maneira mais saudável, é possível incluir na dieta alguns alimentos que aceleram o metabolismo e ainda são deliciosos para o consumo.

Preparamos uma lista com os alimentos que mais ajudam na queima de gordura, potencializando ainda mais suas reações metabólicas.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Confira a leitura do artigo na íntegra!

Como acelerar o metabolismo e por que é importante acelerar o metabolismo?

Antes de falar sobre os alimentos que aceleram o metabolismo, é importante entender como isso irá ajudar na queima calórica. O metabolismo se trata de todas as reações químicas que ocorrem em nosso corpo. São elas as responsáveis por gerar energia e realizar todas as funções celulares.

Quando aceleramos o metabolismo, o organismo acaba utilizando mais energia para realizar suas funções, focando na queima de gorduras – assim, o metabolismo acelerado nos ajuda, mesmo que indiretamente, no processo de emagrecimento.

Devido a essa importância, podemos incluir em nossa dieta alimentos que aceleram o metabolismo e gerar uma queima de gordura ainda mais efetiva, perdendo peso com saúde. 

Vamos dar uma olhadinha na lista com os alimentos mais indicados para queimar gordura?

08 alimentos para potencializar o metabolismo e queimar gordura

Café

Os amantes de café irão adorar essa notícia: Sim! A composição rica em cafeína do café é capaz de aumentar muito a taxa metabólica, auxiliando na queima das terríveis gordurinhas. É por isso que muitos suplementos utilizados por atletas possuem cafeína: ela é capaz de aumentar a queima calórica e gerar ainda mais energia para os treinos. 

Chá verde

Os chás são bebidas incríveis para aumentar a diurese do organismo e facilitar a eliminação de toxinas e substâncias que estão em excesso no organismo. Geralmente suas composições já são ricas em cafeína, deixando o metabolismo ainda mais acelerado de maneira natural.

O chá verde é um dos queridinhos porque é capaz de potencializar ainda mais o metabolismo, podendo gerar uma queima de até 100 calorias extras durante o dia. Imperdível, não mesmo?  

Óleo de coco

Nem todas as gorduras são as vilãs da saúde e o óleo de coco é um ótimo exemplo disso. Nos últimos anos, esse alimento se tornou muito popular e caiu no gosto de muitas pessoas, graças a seus benefícios que vão muito além do emagrecimento e também contribuem para a saúde.

Estudos relatam que sua composição de triglicérides é a responsável por toda a aceleração do metabolismo, contribuindo até para diminuir a gordura visceral – que é altamente prejudicial, principalmente a longo prazo. 

Água

Não é à toa que existem tantos avisos para beber pelo menos dois litros de água por dia. Além de deixar todo o nosso organismo hidratado, a água é muito importante para contribuir com as reações celulares e deixar o metabolismo funcionando mais ainda.

Se quiser potencializar seus resultados com o emagrecimento, opte por ingerir água bem gelada: seu corpo irá queimar ainda mais gorduras, pois terá o trabalho de aquecê-la para a temperatura corporal. Essa é uma dica que vale ouro! 

Especiarias como pimenta e canela

Considerada um potente termogênico, a pimenta aumenta drasticamente o gasto calórico.

Isso acontece graças a capsaicina, um composto químico que alavanca as reações metabólicas.

De maneira similar, a canela também ajuda a perder peso atuando com o mesmo mecanismo de ação.

Além disso, para quem gosta, eles podem ser temperos naturais que deixam as refeições ainda mais saborosas, agradando o paladar. Aproveite!   

Frutos do mar

Além de serem deliciosos, os frutos do mar são excelentes fontes naturais de ferro, selênio e zinco, elementos importantíssimos para manter a tireoide funcionando adequadamente - e regulando, assim, seu metabolismo.

Para somar ainda mais resultados, a formulação contendo ômega 3 também é excelente para o sistema cardiovascular e pode ajudar até na prevenção e tratamento de  complicações do coração e do sistema nervoso – além de contribuir para a perda de peso efetiva.

Leguminosas

As leguminosas são ricas em arginina, um aminoácido muito importante dentro do nosso corpo. Graças a sua ação, o metabolismo acaba queimando ainda mais energia.

Trazendo ainda mais vantagens, as leguminosas são excelentes para a flora intestinal e acabam contribuindo para que tais bactérias auxiliem o corpo a queimar as gordurinhas localizadas.

As mais indicadas são: grão-de-bico, ervilha, lentilhas e o delicioso amendoim.

Chocolate amargo

Quem adora uma chocolate vai amar essa ideia: consumir chocolate amargo pode te ajudar a perder peso com saúde.

O cacau facilita todas as reações metabólicas e acaba estimulando o metabolismo a funcionar de maneira mais rápida.

Mas atenção: prefira as versões amargas que tendem a ser menos processadas, possuindo menores quantidades de açúcares (que podem prejudicar a saúde).  

Como fazer se o metabolismo não acelera?

Casos específicos de sobrepeso que já estejam associados a obesidade em grau elevado talvez possam encontrar dificuldades maiores para acelerar o metabolismo.

Nesses casos, é importante seguir a recomendação de um especialista e, se necessário, optar por uma cirurgia de redução do estômago para perda de peso. 

Considerações finais

Acelerar o metabolismo é muito mais do que propiciar que as reações celulares ocorram de maneira mais rápida. Quando o potencializamos,  é muito mais fácil emagrecer de maneira saudável.         

Para ajudar ainda mais nesse processo, incluir alimentos que alavancam o metabolismo é uma ótima opção para quem quer ter resultados mais incríveis ainda com a dieta.     

Além disso, uma alimentação rica em alimentos como esses pode contribuir para as reações do organismo, deixando-o ainda mais saudável a longo prazo. Que tal incluí-los em seu cardápio e aproveitar os benefícios para o emagrecimento e manutenção da saúde?

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!