http://www.costanorte.com.br/wp-content/uploads/2012/10/albatroz3.jpg

PRAIA GRANDE

Entrega de moradias

A CEF (Caixa Econômica Federal) entrega, neste sábado (27), às 10h, em Praia Grande, 87 unidades do Residencial Ágata, empreendimento do programa federal ‘Minha Casa Minha Vida’ para famílias com renda de até R$ 1,6 mil (Faixa I). A obra recebeu investimento de R$ 4,5 milhões, com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial).

Entrega de moradias II

O evento, que acontece no próprio residencial, à rua Antônio Fagundes dos Santos, 330, na Vila Sônia, contará com a presença do superintendente regional da Caixa, José Paulo Gomes de Amorim, do gerente regional de Governos do banco, Maurício Luis Franco e de autoridades municipais.

CUBATÃO

Polêmica à vista

Derrotado em sua pretensão de reeleição, o vereador Francisco Leite da Silva, o Bigode (PSD) apresentou na sessão da Câmara, desta terça-feira (23) projeto de lei para alterar a Lei Orgânica do Município. Ele quer a Câmara com 17 cadeiras (hoje, são 11) e eliminar prazo para permitir aumento salarial do prefeito, secretários e vereadores. Atualmente, o prazo previsto na lei é de 30 dias antes das eleições.

Polêmica à vista II

Apresentado em plenário para 1ª votação, o projeto retornou à Comissão de Justiça e Redação devido a proposta de emenda do vereador (reeleito) Aguinaldo Araujo (PDT). A maioria absoluta dos vereadores se manifestou contrário à iniciativa.

“Aberração e covardia”

Para o vereador Geraldo Guedes (PR), candidato derrotado a vice-prefeito de Nei Serra (PSDB) nas últimas eleições, o projeto parece ser uma manobra política para garantir o reajuste salarial ainda este ano, passando a vigorar em 2013: “Seria a maior aberração e a maior covardia com o povo.” E deixou a pergunta em aberto: “Porque não apresentaram antes da eleição? Não tiveram coragem?”

Aumentar as cadeiras

Francisco Leite da Silva, que se despede do Legislativo, justificou o projeto de lei como uma possibilidade de ampliar o número de vereadores, de acordo com o resultado do último censo populacional do IBGE, que justifica 17 vereadores. “A prefeita”, disse Bigode, “já disse que não quer aumento do salário dela”.

Rapidinhas

Apesar de polêmica, as últimas sessões da Câmara têm sido as mais “rapidinhas” que se tem registro nos últimos anos. Não passam de 30 minutos e, mesmo assim, com algum desânimo por parte dos vereadores que, maioria absoluta, não retornam em 2013. Dos 11 que compõem a Casa, apenas 03 foram reeleitos: Dinho (PT), Doda (PSB) e Aguinaldo Araújo (PDT).

Rebelião no ar

A presidência da Câmara, decidida antecipadamente pelos vereadores eleitos, foi seriamente contestada nos bastidores da política cubatense, durante toda a semana, por um pequeno grupo da base aliada da prefeita Márcia Rosa (PT). Segundo o “acordo”, a presidência no 1º biênio fica para Wagner Moura (PT) e, em seguida, Aguinaldo Araújo (PDT).

Rebelião no ar II

Observadores bem instalados no cenário da política cubatense afirmam que o vereador Aguinaldo Araujo queria, porque queria, ser presidente logo no 1º biênio da próxima Legislatura. Os rebeldes se reuniram durante o almoço em um restaurante da cidade e foram comunicar a decisão. Hábil e diplomático, o chefe de gabinete da prefeita, José Carlos Ribeiro, teve que correr para apagar o incêndio e manter unida a base política na Câmara Municipal.

Chamuscado

O incêndio foi literalmente apagado, mas esses mesmos observadores políticos garantem que o “vereador rebelde” não sairá incólume da tentativa de subversão perante o núcleo político do PT de Cubatão. Pode ser até que não saia do episódio queimado, mas sai pelo menos “chamuscado”.

Vai ficar

Com a manutenção do vereador Wagner Moura na presidência da Câmara na próxima Legislatura, é quase certo que o advogado Roberto Bonavides será reconduzido na Diretoria Jurídica da Casa. Ele foi escolha pessoal do atual presidente Donizete Tavares (eleito vice-prefeito) e conta com o apoio, segundo fontes fidedignas, de Wagner Moura. Fica, não por critério políticos, mas por competência profissional.

Nomes, só na posse

Se depender única e exclusivamente da prefeita Márcia Rosa, os nomes dos próximos secretários de governo serão conhecidos somente na posse em 1º de janeiro. Tudo, para acabar definitivamente com as especulações. Se alguém tem dúvidas, basta lembrar que a prefeita anunciou o nome de seu próximo vice (Donizete Tavares) somente no último minuto permitido pela legislação eleitoral.

Reforma da reforma

Tudo indica que a nova reforma administrativa enviada à Câmara pela chefe do Executivo para atender decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que julgou a reforma feita em 2010 inconstitucional, entrará na pauta da próxima sessão. Mas, muito provavelmente, Márcia Rosa deve exonerar os titulares de 183 cargos comissionados, considerados inconstitucionais, já nesta segunda-feira (29).

Independente

Fábio Moura (PSDB) já sinalizou que deverá exercer seu mandato de vereador de forma independente e sem outro compromisso político senão defender os interesses do povo cubatense. Traduzindo: não pretende assumir a oposição, declarada durante a campanha eleitoral do candidato a prefeito derrotado (Nei Serra) de seu partido, nem “bandear” para a base de sustentação de Márcia Rosa no Legislativo.

GUARUJÁ

Expectativa

O Ipat e o Ibope divulgam pesquisa neste sábado (27) sobre a eleição em Guarujá, onde haverá 2º turno entre a atual prefeita Maria Antonieta (PMDB) e o ex-prefeito Farid Madi (PDT). De acordo com o que a coluna apurou, os números devem confirmar o favoritismo da prefeita.

Alvoroço

A cidade foi sacudida na tarde de ontem, pela notícia de que a candidatura de Antonieta havia sido cassada pela Justiça Eleitoral. Houve carreata e fogos de artifício de comemoração, lançados pelos adeptos da candidatura de Farid Madi.

Dois na urna

No entendimento deles, a prefeita estaria fora da disputa e Farid seria declarado vencedor do 1º turno. Horas depois, a Justiça Eleitoral emitiu ‘Nota de Esclarecimento’, onde explica aos eleitores que os dois candidatos estão aptos a serem votados.

Só parecer favorável

O que ocorreu, na verdade, foi que o Procurador Regional Eleitoral, o que seria equivalente a um promotor de justiça, emitiu parecer em que acata os argumentos de quem pede a cassação da candidatura da prefeita, dando prosseguimento ao processo, que ainda terá direito de defesa e julgamento, por parte do colegiado de juízes.

BERTIOGA

Novos quiosques

Por unanimidade, essa semana, os vereadores rejeitaram o pedido de tramitação, em regime de urgência, do Projeto de Lei que dá uma destinação aos quiosques recém construídos da Praia da Enseada, na região central da cidade.

Novos quiosques II

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Marcelo Vilares (PTB), o projeto é bastante complexo e requer uma análise mais detalhada com a rejeição desta terça (23). Agora, o PL vai tramitar normalmente pelas comissões e não tem prazo para votação. Vale ressaltar que o projeto vai determinar a forma de concessão dos quiosques, podendo ser por licitação.

Verão 2012/2013

Questionado a respeito da programação para o Verão 2012/2013, o secretário de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos, José Luiz Zuppani, informou essa semana que as ações para o período estão “em processo de elaboração e que, em breve, serão divulgadas”.

Verão 2012/2013 II

Zuppani apenas adiantou que o modelo aplicado durante a última Temporada deu um excelente retorno para a cidade e que nessa próxima edição será aprimorado, sempre procurando atender aos anseios dos moradores, veranistas e turistas que estiverem em Bertioga. “Tivemos um grande avanço com a experiência do ano passado e por isso vamos aprimorar ainda mais as ações para a próxima Temporada’, afirmou o secretário.

Com a maré

Ao que tudo indica, os vereadores eleitos pela coligação do ex-prefeito Dr. Lairton (PR) vão mesmo migrar para a situação, ou seja, apoiar o governo do atual prefeito, Mauro Orlandini (DEM).

Saúde

Nos bastidores políticos da cidade rola o boato de que a Secretaria da Saúde do município já tem um nome forte para ocupá-la: o do ex-prefeito Dr. Lairton. Será?

Invasões

E a prefeitura informou nesta sexta-feira (26) estar trabalhando no planejamento de ações, visando desenvolver, prioritariamente, um trabalho preventivo voltado ao congelamento de ocupações de áreas e edificações irregulares no município.

Invasões II

O trabalho, de monitoramento em áreas urbanas, onde há invasão de propriedades, já vem sendo feito pela fiscalização municipal. No entanto, em alguns pontos, diz a prefeitura “foi constatado aumento significativo das áreas ocupadas, em que aparenta ser ação orquestrada e premeditada para ocupação irregular.”

Reunião do Condema

O Condema (Conselho Comunitário de Defesa do Meio Ambiente) promove reunião ordinária na próxima terça (30, a partir das 9h, na Sala de Reuniões da Secretaria da Educação, no Paço (rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú). Na pauta, assuntos gerais.

Vagas de emprego

O PAT local está com vagas de emprego em 06 funções: Ajudante Geral (ensino Fundamental); Balconista (Médio); Barman (Fundamental); Garçom (Fundamental); Pedreiro (Fundamental) e Vigilante (Médio). Interessados devem comparecer no Espaço Cidadão – Centro (av. Anchieta, 392) ou Boracéia (rua José Costa, 138), com documentos pessoais.

Passeio da Primavera

O 12º Passeio da Primavera, do Rotary Clube Bertioga acontece neste domingo (26), às 10h. A concentração será na Praça de Esportes Radicais, na Praia da Enseada, centro, sentido Forte São João e vice-versa. O objetivo do passeio é arrecadar latas de leite em pó que serão repassadas para o Fundo Social e entidades carentes.

Passeio da Primavera II

Cada participante que levar uma lata de leite em pó ganhará uma camiseta. De acordo com o vice-presidente do Rotary Bertioga, Roberto Rodrigues, no ano passado foram arrecadados 400 pacotes de leite. Esse ano, a organização tem preferência pelo produto em lata. Também serão sorteadas 02 bicicletas para adultos.