O que analisar na hora de escolher um cartão de crédito? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

O que analisar na hora de escolher um cartão de crédito?

Coluna IQ

Coluna IQ

Na coluna do iq, você encontra as melhores dicas para se organizar financeiramente, novidades sobre cartões de crédito, finanças pessoais e muito mais.

Com tantas opções disponíveis no mercado, é complicado escolher o melhorcartão de crédito. Para isso, é preciso ficar atento a certos detalhes na hora de analisar as propostas das operadoras. Aqui, vamos lhe dar algumas dicas para fazer uma boa análise e escolher o melhor cartão para você.

Existem alguns fatores primordiais para escolher um bom cartão de crédito. Antes de pedir um cartão, é preciso avaliar quais são os benefícios que ele pode trazer e se ele encaixa em seu perfil de consumidor. Há cartões que são bons para certos perfis de clientes e ruins para outros, o importante é achar o melhor cartão para o seu estilo.

Confira abaixo as nossas dicas para avaliar e escolher o melhor cartão de crédito para você:

Disponibilidade de crédito

Existem algumas modalidades de cartões de crédito no mercado e estas possuem disponibilidades de crédito diferentes. Os cartões podem ser pré-pagos e pós-pagos, e cada um destes modelos serve para diferentes perfis de consumidores.

Os cartões pré-pagos são parecidos com uma recarga de celular, você efetua o pagamento de crédito para usá-lo posteriormente no cartão, ou seja, ele não possui um limite, mas você não pode ultrapassar os créditos efetuados.

Esse tipo de cartão é bastante indicado para pessoas que não queiram ter um compromisso com o cartão. Assim, quando preciso, ele mesmo recarrega e utiliza o dispositivo. Nesse modelo, geralmente o consumidor não paga anuidade e nem outro tipo de gastos.

Já os cartões pós-pagos são aqueles que estipulam um limite para o consumidor, mediante análise de crédito. O cliente pode realizar compras até atingir o limite e o valor das compras do mês é cobrado mensalmente por fatura. Esse tipo de cartão é indicado para quem precisa contar com o cartão de crédito no dia a dia.

Isenção ou valor de anuidade

Muitos cartões ainda cobram a taxa de anuidade. A anuidade é cobrada para cobrir a prestação de serviços da operadora. Geralmente, ela é cobrada em parcelas acrescidas na fatura durante o ano.

Outras operadoras limitam a anuidade. Em alguns cartões, o cliente deixa de pagar a anuidade, caso atinjam um teto de gastos. Assim, ao passar do limite mínimo, a taxa não é cobrada. Essa é uma boa para pessoas que já tem uma ideia mais definida do quanto pretendem gastar no cartão de crédito.

E existem operadoras que oferecem cartões de crédito isentos de anuidade. Assim, independente dos gastos mensais, o consumidor não precisa se preocupar com essa cobrança. Essa é a melhor opção.

Programa de fidelidade e parceiros

Uma das principais vantagens dos cartões de crédito são os programas de fidelidade. Geralmente, estes programas lhe ajudam a acumular pontos por compras em sites parceiros ou mesmo lhe dão um cashback (devolvem parte do dinheiro da compra).

Dessa forma, avaliar os programas de fidelidades dos cartões é uma excelente maneira de saber qual lhe oferece mais vantagens em compras e viagens.  A dica é procurar por cartões que possuam um sistema de pontuação vantajoso e que conte com parceiros conhecidos por você.

Com isso, você pode unir o útil ao agradável realizando compras em lojas que você já compra normalmente e acumulando pontos para trocar por produtos, viagens, etc. Também fique atento a taxa de serviço pelo uso do programa, existem operadoras que cobram uma taxa mensal para que os clientes tenham acesso aos benefícios de seus programas de fidelidade.

Bandeira do cartão

A bandeira do cartão de crédito é outro ponto importante para ser avaliado. São as bandeiras dos cartões que determinam a cobertura de uso nacional ou internacional. Existem bandeiras que são rejeitadas por pontos comerciais, então é bom ficar de olho.

A nossa dica é escolher por cartões de crédito com as bandeiras Visa ou Mastercard. Essas são as duas bandeiras mais conhecidas no país. Dificilmente, cartões com essas bandeiras serão rejeitados, mesmo em locais mais distantes dos centros urbanos.

Taxa de juros e outras tarifas

Antes de escolher um cartão é importante estar ciente sobre todas as taxas e tarifas cobradas pela operadora do serviço. Existem diversas opções no mercado, e com isso o valor de taxa de juros varia bastante. Por isso, aqui cabe uma ampla pesquisa antes de escolher o seu cartão.

Além da taxa de juros, a operadora pode cobrar taxas de manutenção e administração do cartão, cobrar taxa para emissão de cartão adicional ou 2° via, e ter taxas mais pesadas no crédito rotativo.

Essas taxas podem e vão fazer diferença no valor final de sua fatura, então é essencial que você fique de olho e esteja ciente de todas as taxas envolvidas antes de pedir o cartão. Já existem operadoras que oferecem cartões sem nenhuma tarifa, então dê uma procurada e vejam se realmente elas valem a pena.

E aí, anotou todas as dicas? Estes são os principais fatores que devemos analisar na hora de escolher um cartão de crédito. Esse pequeno dispositivo pode nos ajudar bastante, mas é preciso que ele se encaixe em nosso perfil de consumidor. 

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.