Flamengo x Liverpool: Final do Mundial de 81 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Flamengo x Liverpool: Final do Mundial de 81

Coluna Betsul

Coluna Betsul

Na Coluna Betsul você encontra as melhores dicas de apostas esportivas, além de ficar informado sobre esse mercado que vem crescendo cada vez mais.

Há 38 anos, o Flamengo conquistava o mundo, a Copa Intercontinental, que mais tarde seria reconhecida pela FIFA como um Mundial Interclubes. O título consagrou o futebol da grande geração Rubro-Negra, formada por ídolos como Zico, Júnior, Adílio, Leandro e Nunes. A conquista do Mundial de 81 colocou o Flamengo no topo do mundo do futebol e veio justamente em uma final contra o Liverpool. 


Diferente dos moldes do Mundial de Clubes da FIFA dos dias de hoje, a Copa Intercontinental era disputada em um jogo único entre os campeões da Libertadores e Liga dos Campeões da Europa. A competição de 1981 foi a 20ª edição e teve como sede para a disputa o Japão, na cidade de Tóquio, e o que tivemos não foi apenas uma vitória do Flamengo, mas um espetáculo do futebol brasileiro sobre os europeus. 


O poderoso Liverpool, campeão europeu, sofreu não apenas uma derrota, mas levou uma aula de futebol - como alguns jogadores ingleses disseram - e o placar é prova disso: 3 a 0. Os gols do Flamengo foram marcados por Nunes (2) e Adílio, todos no 1º tempo. 


Do meio de campo, o belo lançamento de Zico, que contou com a falha no tempo de bola do zagueiro e capitão Phil Thompson, encontrou Nunes, que abriu o placar aos 13 minutos iniciais. O segundo gol do Flamengo veio após uma falta sofrida na faixa central do campo, perto da área. O camisa 10 rubro-negro foi para a cobrança e, no rebote, Adílio ampliou a vantagem aos 34 minutos. Já o terceiro veio novamente da conexão entre Zico e Nunes, o meia achou uma bela bola enfiada para o atacante que avançou pela direita e bateu cruzado para fazer 3 a 0 Flamengo na final. 


Apesar da artilharia de Nunes e do elenco recheado de craques do Flamengo, todos os três gols passaram pelos pés de Zico, que participou diretamente das jogadas. Assim, merecidamente, o meia foi eleito o melhor jogador do Mundial de 81. Dessa forma, o time carioca encerrou de uma vez por todas o estigma de que só ganhava no Maracanã. 


COMO O FLAMENGO CHEGOU AO MUNDIAL?

O Flamengo vinha de uma sequência vitoriosa, repleta de conquistas após conquistar o Campeonato Brasileiro em 1981, em cima do Atlético-MG, o Flamengo assegurou a vaga para disputar a Libertadores no ano seguinte. 

Na competição sul-americana, o time carioca passou pelo grupo 3, no qual também estava o Galo e os times paraguaios Cerro Porteño e Olímpia. Em seguida, passou pelos grupos da semifinal, com quatro vitórias em quatro jogos sobre o Deportivo Cali e o Jorge Wilstermann. Na grande final, venceu o Cobreloa, do Chile, após três partidas. Curiosamente, Zico marcou todos os gols do Flamengo na final. Confira os placares dos jogos:


Flamengo 2 x 1 Cobreloa - Jogo de ida - Maracanã


Cobreloa 1 x 0 Flamengo - Jogo de volta - Estádio Nacional, Chile


Flamengo 2 x 0 Cobreloa - Jogo de desempate - Estádio Centenário, Uruguai


Sabemos que a mudança no formato de disputa da final da Libertadores é recente, mas três partidas podem surpreender muitos desavisados. Atualmente, a decisão competição de clubes mais importante da América do Sul é disputada em jogo único e o modelo antecedente era de duas partidas, uma de ida e outra de volta. Porém, ainda mais antigamente, como não havia um critério de desempate, uma terceira partida era disputada para consagrar o campeão. 


Assim, o Flamengo superava o estigma de que só vencia no Brasil e ia rumo ao Japão para enfrentar o campeão europeu, que era considerado por alguns como favorito. 


COMO O LIVERPOOL CHEGOU AO MUNDIAL?

Em um período extremamente vitorioso, o Liverpool vinha de três conquistas de Liga do Campeões, mas para a sua primeira disputa de Copa Intercontinental. Isso, porque o time inglês não jogou as duas primeiras edições que teve direito. 


Em 1977, os Reds cederam a vaga para o Borussia Mönchengladbach, que empatou na Alemanha por 2 a 2 e depois perdeu, fora de casa, para o Boca Juniors, por 3 a 0. Assim, os argentinos ficaram com o título. Já em 1978, Liverpool e Boca novamente foram os classificados para a competição, no entanto, a final não aconteceu devido à desistência de ambas as equipes por problemas no calendário. Porém, em 1981, o time resolveu ao menos participar. 


ESCALAÇÃO DO FLAMENGO:

Goleiro: 1 Raul


Lateral 2 Direito: Leandro


Zagueiro: 13 Marinho 


Zagueiro: 4 Mozer


Lateral Esquerdo: 5 Júnior


Volante: 6 Andrade


Meia: 8 Adílio


Meia: 10 Zico


Atacante: 7 Tita


Atacante: 9 Nunes


Atacante: 11 Lico


Técnico: Paulo Carpegiani


ESCALAÇÃO DO LIVERPOOL:

Goleiro: 1 Grobbelaar


Lateral Direito: 2 Phil Neal


Zagueiro: 4 Phil Thompson


Zagueiro: 6 Alan Hansen


Lateral Esquerdo: 3 Mark Lawrenson 


Volante: 11 Graeme Souness 


Volante: 10 Terry McDermott


Meia: 14 Sammy Lee


Meia: 5 Ray Kennedy


Atacante: 7 Kenny Dalglish


Atacante: 16 Craig Johnson


Técnico: Bob Paisley



Fonte: Betsul

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.