ESPÉCIE AMEAÇADA

Ubatuba (SP): Tubarão-azul é encontrado morto na Praia Dura

De acordo com o Instituto Argonauta, sua aparição não é comum, pois, trata-se de uma espécie oceânica

Da redação
07/03/2021 às 14:58.
Atualizado em 07/03/2021 às 15:03
 (Reprodução/Redes Sociais)

(Reprodução/Redes Sociais)

Um tubarão-azul (popularmente conhecido como cação-azul, focinhudo e mole-mole) foi encontrado sem vida por banhistas na Praia Dura, em Ubatuba (SP). Após o baque inicial, munícipes acionaram o Instituto Argonauta para recolher o animal.

 Conforme informações do Instituto, trata-se de um macho adulto, com 2,70m e 55kg. A aparição do animal no litoral não é comum, por se tratar de uma espécie de oceano. Em seus exames, não foi constatado nenhuma interação com pesca ou lixo.

 Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNotíciasLitoral E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

 De acordo com o estado de decomposição do animal, é provável que ele esteja morto há um tempo, o que, de acordo com o Instituto, não permitiu grandes observações nos exames. 

 A necropsia foi executada pela equipe do Argonauta com apoio do oceanólogo Venâncio Guedes de Azevedo, pesquisador e diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Argonauta.

 Risco de Extinção

Por ser capturado com frequência em espinhéis de atum, e conforme informações do IUCN (International Union for Conservation of Nature's), a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, o animal está em um status de "quase ameaçado". Com a grande captura para o comércio de carne de cação, provavelmente a espécie será incluída numa das categorias de ameaça (Criticamente em Perigo, Em Perigo ou Vulnerável).

 Instituto Argonauta

O Instituto foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). "O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades", conforme relato do próprio Instituto.

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por