PARABÉNS PRA VOCÊ!

Ubatuba (SP) faz 384 anos nesta quinta-feira: veja curiosidades escondidas da cidade

Ubatuba terá programação especial de aniversário para moradores e turistas. Portal Costa Norte separou algumas curiosidades de uma das cidades mais lindas do Brasil

Da redação
Publicado em 27/10/2021, às 16h20 - Atualizado às 16h26

FacebookTwitterWhatsApp
As vagas são para: cargos de operador braçal, servente de obras, pedreiro, agente de operações de manutenção e técnico de segurança Ubatuba (SP) Imagem aérea de Ubatuba (SP) - Reprodução/Prefeitura de Ubatuba
As vagas são para: cargos de operador braçal, servente de obras, pedreiro, agente de operações de manutenção e técnico de segurança Ubatuba (SP) Imagem aérea de Ubatuba (SP) - Reprodução/Prefeitura de Ubatuba

A cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, faz aniversário nesta quinta-feira (28). O município completa 384 anos de emancipação político-administrativa.

Destaque para uma programação recheada de atividades até o dia 30 de outubro, com corrida de canoa caiçara, recreação e lazer, teatro, inaugurações, oficinas de palhaçaria e circo, exposições, espetáculos de dança, música e teatro e serviços à população marcam a programação, que terá atividades também em homenagem ao Dia do Servidor Público, além da tradicional cerimônia de hasteamento da bandeira, nesta quinta-feira, às 8h.

O dia do aniversário tem um presente especial: a cidade terá “catraca livre” e passagem gratuita nos ônibus da Verde Bus, no horário das 10h às 16h.

Outro destaque do 28 de outubro é o lançamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba, que será no Teatro Municipal de Ubatuba, às 20 horas, com transmissão online ao vivo.

A programação completa está no site da prefeitura de Ubatuba, no link: https://www.ubatuba.sp.gov.br/fundart/semana24a30outubro/

Curiosidades

E para comemorar essa data especial para os ubatubenses, o Portal Costa Norte separou algumas curiosidades de uma das cidades mais lindas do nosso país.

Localizada no Litoral Norte do estado São Paulo, Ubatuba tem mais de 100 praias, muita mata atlântica, cenários históricos, cachoeiras e mais um montão de cenários paradisíacos.

Conhecida por suas lindas praias, Ubatuba não é só isso. A cidade foi parte fundamental na fundação do Brasil como o conhecemos e vai muito além da faixa de areia.

A maior cachoeira do estado de São Paulo

O rio Água Branca revela inúmeras cachoeiras, com destaque para a Cachoeira da Água Branca, a maior do estado de São Paulo e a sétima maior do Brasil. Com mais de 180 metros de queda d'água é ideal para um passeio ecológico, onde se pode apreciar a biodiversidade da Mata Atlântica, in natura.

Vale lembrar que a trilha é de nível difícil, está distante 30 km da cidade e exige de 7 a 8 horas de caminhada.

Cachoeira da Água Branca (Divulgação/Prefeitura de Ubatuba)

Importante aviso para você que gosta de aventura e também é amante da natureza: a cachoeira está dentro do Parque Estadual da Serra do Mar então o acesso deve ser autorizado pelo parque mas, não se assuste, é só contatar uma agência e ir acompanhado de um guia local. Vale muito a pena.

Aldeias indígenas Renascer, Boa Vista e Quilombos

Há, em Ubatuba, duas aldeias remanescentes, de origem Tupi-Guarani e Guarani, Aldeia Renascer e Aldeia Boa Vista, que produzem e comercializam artesanato na própria aldeia, o que é uma das principais fontes de renda da comunidade indígena.

Os índios estão preparados para receber turistas, desde que a visita seja agendada. Contate sempre uma agência local ou um guia credenciado para garantir um passeio mais seguro e completo.

Lembrando que, como falamos acima, Ubatuba é parte fundamental da história do Brasil.

Crianças de aldeia indígena em Ubatuba capa - Aldeias indígenas do litoral de SP ainda enfrentam dificuldades econômicas e de acesso à terra Grupo de meninas indígenas paramentadas (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Ubatuba)

Tudo começou com os índios Tupinambás, que foram os primeiros a chegar por aqui, no século XVI. Com a chegada dos portugueses e a tentativa de escravizar os índios, as tribos tupis sob o comando de Cunhambebe se uniram e formaram a 'Confederação dos Tamoios'.

A revolta teve o apoio dos franceses que na época estavam chegando ao Rio de Janeiro para também colonizarem os territórios brasileiros. Por volta de 1562, buscando estabelecer a paz com os indígenas, os portugueses enviaram a dupla de negociadores jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta à aldeia.

Durante alguns meses de negociação, enquanto Nóbrega teria voltado a 'São Vicente' com Cunhambebe para tratar com os portugueses e Tupiniquins, Anchieta ficara cativo dos Tupinambás em Iperoig. Neste período, ele teria escrito vários poemas nas areias da praia, inclusive o célebre 'Poema da Virgem', em honra a Virgem Maria.

Em 1563, enfim, foi assinado o 'Armistício de Iperoig', o primeiro tratado de paz das Américas, que colocava fim ao conflito. A trégua acabou com a chegada de Mem de Sá ao território do Rio de Janeiro e o consequente fortalecimento da colonização portuguesa, que derrotou os franceses e dizimou os Tupinambás.

Os quilombos são vilas que foram formadas por africanos e afrodescendentes que resistiam ao duro perído da escravidão brasileira. Estas comunidades existem até hoje e são conhecidas como Quilombolas.

Ubatuba preserva até hoje algumas comunidades quilombolas: caçandoca, camburi, Fazenda e Sertão de Itamambuca. Existem roteiros por estas comunidades que revelam a rica história de um povo resistente que preserva muito bem a sua cultura.

Ainda no tempo da escravidão, a chegada dos colonos europeus, que compravam grandes lotes de terras para plantar café, trouxe também um grande contingente de negros, de origem africana, trazidos para trabalhar nos latifúndios como excravos. Com o declínio da produção de café, na segunda metade do século XIX, muitas porções de terras foram ocupadas ou doadas a ex-escravos.

A culinária própria e peculiar e o artesanato comercializado nos quilombos, tudo produzido pelos próprios quilombolas, proporcionam uma experiência sensacional para toda a família.

E nunca é demais lembrar. Contate sempre uma agência local com guia credenciado para percorrer a Rota Quilombola.

Ilha Anchieta, a segunda maior ilha do Estado 

O Parque Estadual Ilha Anchieta é um dos principais pontos turísticos de Ubatuba. Considerada a segunda maior do litoral norte paulista, os roteiros na ilha são programados e podem ser feitos com agências operadoras locais.

Ilha Anchieta (Divulgação/Prefeitura de Ubatuba)

Também é possível optar pelos passeios de escuna que saem da Enseada, do Itaguá e do píer do Saco da Ribeira,  existe uma taxa de visitação, e o roteiro deve ser acompanhado por um monitor ambiental local.  Os visitantes podem conhecer 7 praias de águas cristalinas, excelentes para a prática de mergulho, além das ruínas de um antigo presídio.

A ilha tem muita história. Lá aconteceu a maior rebelião de presos da história mundial, abrigou fugitivos da revolução russa, tudo nos idos de 1920.

Ruínas da Lagoinha

No interior do bairro da Lagoinha, em direção às montanhas, estão as ruínas históricas de uma fazenda que abrigava escravos, construção feita com rochas, conchas trituradas, óleo de baleia e cal, tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), em 1985.

Ruínas da Lagoinha (Divulgação/Prefeitura de Ubatuba)

Partindo das ruínas, inicia-se uma trilha, de nível fácil, com menos de uma hora de duração, que leva à cachoeira 'Véu da Noiva'.  Ao chegar, a imponente cachoeira de aproximadamente 60 metros dá as boas-vindas, excelente momento para um banho e prática de esportes radicais, como o rapel. Um convite imperdível ao deleite.

No retorno à BR 101, vale a pena visitar as ruínas da suposta primeira fábrica de vidros do Brasil, construída durante o Império, que possui ainda de pé três pilastras dessa antiga e imponente construção.

Parabéns, Ubatuba

O Portal Costa Norte deseja parabéns para a cidade de Ubatuba, que completa 384 anos de muita história e tradição.

Preparamos esse conteúdo especial e esperamos que você tenha gostado.

Nossos agradecimentos ao Ubatuba Convention Visitors Bureau e a Prefeitura de Ubatuba pelas informações.

Parabéns, Ubatuba!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!