SINAL DE ALERTA

Ubatuba confirma 125 casos de dengue

Segundo o último boletim epidemiológico há um total de 532 casos notificados de dengue na cidade, sendo os bairros Perequê-Açu, Ipiranguinha, centro e Itaguá os que concentram a maioria dos casos positivados

Da redação
Publicado em 26/06/2022, às 20h07 - Atualizado às 20h08

FacebookTwitterWhatsApp
© Reuters/Direitos Reservados - © Reuters/Direitos Reservados
© Reuters/Direitos Reservados - © Reuters/Direitos Reservados

Representantes de diferentes órgãos públicos que integram a sala de situação e comando de Arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), coordenada pela vigilância em saúde de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, se reuniram para analisar os dados relativos ao município, que já registrou este ano 125 casos de dengue e dois de chikungunya.

Segundo o último boletim epidemiológico há um total de 532 casos notificados de dengue na cidade, sendo os bairros Perequê-Açu, Ipiranguinha, centro e Itaguá os que concentram a maioria dos casos positivados.

Um dos temas em destaque na reunião do grupo foi a importância dos testes para confirmação da dengue e levantamento epidemiológico que orienta o planejamento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Alyne Ambrogi, é importante que a população procure por atendimento médico em casos de sintomas de dengue e faça o teste rápido ou a sorologia.

“Entramos no inverno e mesmo que a tendência seja diminuir os casos de dengue pela falta de chuva nesta estação, precisamos lembrar que o ovo do mosquito sobrevive por muitos meses só aguardando pela retomada do período chuvoso. A prevenção contra os criadouros do mosquito precisa acontecer durante todo o ano”, ressaltou a coordenadora.

Os principais sintomas de dengue são febre, náusea, cansaço excessivo e dor de cabeça, no corpo e atrás dos olhos. Dor abdominal e sangramento também são sinais de alerta.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!