CASO TUBARÃO EM UBATUBA

Preocupada com turismo, prefeita de Ubatuba (SP) diz que não há tubarões nas praias

Especialista confirmaram o ataque de tubarão. A suspeita é de que a vítima, atacada na Praia Grande, tenha sido mordida por um tubarão-tigre ou cabeça-chata, que costumam ser de porte médio e estão presentes nas águas paulistas

Da redação
Publicado em 22/11/2021, às 10h36 - Atualizado às 11h46

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal (PL), durante vídeo gravado nas redes sociais Preocupada com turismo, prefeita de Ubatuba (SP) diz que não há tubarões nas praias prefeita de ubatuba, ao fundo praia grande em ubatuba - Foto: Reprodução Redes Sociais
Prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal (PL), durante vídeo gravado nas redes sociais Preocupada com turismo, prefeita de Ubatuba (SP) diz que não há tubarões nas praias prefeita de ubatuba, ao fundo praia grande em ubatuba - Foto: Reprodução Redes Sociais

A prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal (PL), usou as redes sociais neste domingo (21) onde diz que “não acredita ser tubarão” os ataques ocorridos nas praias Grande e do Lamberto, nos últimos dias.

No vídeo, segundo ela, as informações divulgadas na mídia “não condizem com a verdade”.

“Conversamos com a filha da senhora que caiu na praia e, quando levantou, estava com a perna cortada. A filha da senhora disse que a idosa estava com a água para baixo do joelho e quando veio uma onda ela (idosa) caiu. Assim que levantou estava com a perna cortada. Tinha muitas pessoas na praia e ninguém viu peixe algum. Temos que colocar isso às claras para não prejudicar a nossa cidade”, disse a prefeita.

Preocupada com a vinda de turistas para Ubatuba, Flávia continua: “queremos esclarecer a verdade. O outro caso, do turista na praia do Lamberto, também não condiz com mordida de tubarão. Que fique claro para as pessoas não ficarem apavoradas ou com medo de vir para Ubatuba. Venham para Ubatuba e desfrutem do nosso turismo. São mais de 100 praias, ilhas e cachoeiras. Desfrutem das nossas belezas”, concluiu a prefeita.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/Costanorteinforma4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O que dizem os especialistas

Especialistas confirmaram o ataque de tubarão a uma idosa de 79 anos, que foi mordida na Praia Grande.

Segundo a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), a suspeita é de que a vítima tenha sido atacada por um tubarão-tigre ou cabeça-chata, que costumam ser de porte médio e estão presentes nas águas paulistas.

A idosa teve um corte de cerca de 25 centímetros de extensão na perna.

As imagens do ferimento foram encaminhadas ao professor Otto Bismark, da Unesp, especialista em tubarões. Segundo o especialista, as características do ataque descrito pela vítima e a análise do ferimento comprovaram que era, de fato, um tubarão.

Em nota, Bismark explicou que “o agente causador do trauma foi uma espécie de tubarão de médio a grande porte, com cabeça arredondada, focinho curto”.

Bismark também apontou que, pelas características dos dentes, a idosa foi vítima ou de um tubarão-tigre ou de um tubarão cabeça-chata. As duas espécies se alimentam de peixes de porte médio, são comuns no litoral paulista e usam a costa – próximo à praia – para alimentação e busca de áreas adequadas para reprodução.

Foram dois ataques de tubarão na cidade durante o mês. Após o feriado de Finados, um turista francês também foi mordido por um tubarão em Ubatuba, na praia do Lamberto. Nesse caso, no entanto, ainda não foi identificado o que poderia ter causado o ataque, que é incomum no litoral norte.

Há pelo menos 30 anos a região não registrava ataques de tubarão.Os pesquisadores afirmam que irão apurar os motivos que levaram aos ataques.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!